O principal motivo que leva uma pessoa a abandonar uma igreja é a decepção com alguém. Sabemos que a decepção é inerente à vida, pois muitos nos ferem, enganam e nos fazem injustiças. No entanto, a reação da maioria é diferente em relação à Igreja e ao mundo.
Sem dúvida alguma, entre todas as razões pelo qual pessoas se afastam da Igreja, a mais comum é normalmente sentir-se ofendido. Algumas pessoas abandonam o Evangelho por não serem cumprimentadas na Igreja, algumas por não receberem visitas de líderes, enquanto outras por algum desentendimento com algum membro.
Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância. Rebeldia, e uma atitude mostrada em pensamentos, sentimentos, palavras e atos.
Razões físicas. Alguns cristãos lutam para frequentar a igreja por motivos físicos, como exaustão, doença, doença ou dor crônica. Pode ser óbvio ou despercebido, temporário ou permanente, diagnosticado ou misterioso. Independentemente disso, você está fisicamente sobrecarregado.
O coração é o depósito da vida em plenitude, no qual levamos o amor de Deus a nossos irmãos e irmãs. Quando deixamos de participar da Igreja, nosso coração fica vazio e seco.
Dá para se afastar da igreja sem se afastar de Cristo?
O que a Bíblia diz sobre não ir à igreja?
Em Hebreus, capítulo 10, verso 25, diz assim: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Estar no culto é cumprir o que Senhor nos ordenou: congregar. Quando nos reunimos, congregamos.
O que falar para uma pessoa que se afastou da igreja?
Tente conversar com eles sobre as razões pelas quais não estão freqüentando. Você também pode ajudá-los a achar respostas para as dúvidas que talvez os impeçam de voltar. Além disso, mostre o quanto sente falta deles.
Muitos saem porque conseguem seu objetivo e acham que não precisam voltar. A motivação deles não era o amor a Deus. Por isso, a mensagem de um pastor deve ser sempre a salvação eterna, que é a mensagem básica da Bíblia. Outro motivo que leva alguém a abandonar a igreja é a falta de maturidade espiritual.
O esfriamento espiritual pode ser causado por muitos fatores: práticas pecaminosas, decepções com lideranças religiosas, falta de contato com o sadio ensino das Escrituras, excesso de trabalho, consumo exacerbado de conteúdo negativo, negligência na comunhão com Deus, entre outros.
Com isso, tudo vai ficando difícil e o tempo torna-se escasso. A pessoa que está se afastando de Deus não tem tempo para evangelizar e ajudar o próximo, frequenta a Igreja para manter as aparências, arruma desculpa para pecar, em suma, as coisas de Deus se tornam um verdadeiro fardo para ela.
I Coríntios 9: 27. Nem os problemas internos nem as dificuldades externas podem nos separar do amor de Cristo. A única coisa que nos afastará do Senhor é o pecado não confessado.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Muitas pessoas estão se afastando de Deus. Afastamo-nos de Deus como se ele não merecesse mais nossa atenção, nosso respeito, nosso louvor e nossa oração. Afastamo-nos de Deus assim como muitos filhos ou filhas se afastam de seus pais.
O princípio é este: Quanto mais longe estamos de Deus, mais perdemos de vista nossa consciência de filhos, esquecemos quem nós somos, nossa identidade. Quando estamos perto de Deus, sabemos que somos filhos de Deus e tudo fica claro, tudo está resolvido. Quando nos afastamos de Deus, tudo fica confuso e escuro.
O que nos impede de sermos cheios do Espírito Santo?
Não podemos nos encher com as coisas do mundo, com as redes sociais, com a maledicência, com a fofoca... independente do que seja, não podemos deixar que todas essas coisas ocupem o lugar do Espírito Santo, temos que deixar nossas razões de lado e seguir a Palavra, o Evangelho, seguir Jesus Cristo, precisamos ser ...
Quem sai da igreja por causa de pessoas, nunca esteve lá por causa de Jesus. Deus não é a igreja mas é necessário que você seja. Deus não está só na igreja mas é necessário que você esteja.
O impacto de líderes da igreja ou dos próprios pais, ao não viverem o que pregam e falam, é danoso, pois as crianças e adolescentes estão “de olho” observando o que acontece. Esta pesquisa indica que a hipocrisia e a decepção com pessoas da igreja são algumas das principais razões de jovens abandonarem a igreja.
Os dados da pesquisa indicam que as principais razões para o êxodo de jovens da igreja são: decepção com pessoas, ceticismo e a busca por Deus através de outras formas.
O que acontece quando uma pessoa se desvia da Igreja?
É importante ressaltar que uma pessoa que se desvia de Deus não o faz de repente, mas sutilmente, progressivamente, um dia após o outro. E nesse tempo de isolamento, Satanás trabalha e toma espaço na vida da pessoa.
O que dizer para uma pessoa que está afastada da Igreja?
Quero ir além daquilo que terei na Igreja, quero que o Senhor me mostre o meu dom, fale qual o meu chamado e me prepare para sua boa obra. Não me deixe afastar de novo do teu caminho, me prenda em Ti, me afasta do mal e me livre do que o mundo quer me fazer. Peço e agradeço com fé, amém.”
"Mesmo alguém que não conheça a Igreja e não está inserido nela, pode se salvar pelos méritos de Cristo, operados em sua Igreja. Mas o Concilio alerta para um perigo de não se buscar a verdade e de não se procurar a Igreja, sacramento de salvação."
O Salvador lhe disse que não se filiasse a nenhuma igreja, porque a Igreja verdadeira não estava na Terra. Também lhe disse que as crenças daquelas igrejas eram “uma abominação a sua vista” (Joseph Smith—História 1:19; ver também versículos 7–18, 20).