Quais são os primeiros sintomas de trombose?
Quando há uma trombose, um dos sinais mais comuns é a presença de dor. Por vezes, ela se assemelha a uma pressão bem forte, mas também pode ser do tipo latejante. Além disso, é possível que a pessoa sinta dormência e formigamento na região afetada.O que provoca trombose nas pessoas?
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.Quais as causas da trombose nas pernas?
A trombose venosa pode ser causada por qualquer condição que predispõe as alterações descritas por Virchow.
- Imobilidade prolongada por: ...
- Predisposição genética – Grupo de doenças chamadas de trombofilias.
- Idade avançada.
- Obesidade.
- Gravidez e mulheres nos primeiros 2 meses após o parto.
- Câncer.
- Quimioterapia.
- Tabagismo.
O que é trombose tem cura?
A trombose é uma condição médica séria e potencialmente perigosa que envolve a formação de coágulos sanguíneos nas veias ou artérias, causando obstrução ao fluxo sanguíneo. Embora seja uma preocupação para muitas pessoas, é fundamental compreender que, na maioria dos casos, a trombose tem cura.Você e o Doutor: conheça as causas e sintomas da trombose
Como se adquire trombose?
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.Qual o tipo de trombose mais grave?
Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.O que não pode fazer quando se tem trombose?
O que Não Fazer
- Cruzar as pernas ao sentar-se para não afetar a circulação;
- Fumar;
- Ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou com frequência;
- Permanecer na mesma posição por um período prolongado;
- Praticar esportes de contato ao fazer uso de anticoagulantes por causa do risco de sangramento após um trauma;
É perigoso ter trombose na perna?
Como vimos acima, a trombose venosa profunda na perna é uma condição séria que pode ter consequências graves para a saúde, incluindo embolia pulmonar. É fundamental estar ciente das causas e dos sintomas da TVP assim como buscar ajuda médica imediata se esses sintomas forem observados.Qual o melhor exercício para evitar trombose?
✅Caminhadas: As caminhadas são uma excelente forma de exercício aeróbico, já que melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos das pernas e reduz o risco de coágulos.Quais os medicamentos que podem causar trombose?
O uso de medicamentos não é, em geral, uma causa de trombose. Talvez o melhor exemplo seja a talidomida, muito utilizada hoje no tratamento de pacientes portadores de mieloma múltiplo. Outro exemplo, por mais paradoxal que possa parecer, é a própria heparina, um anticoagulante usado no tratamento de trombose.Como é a dor de uma trombose?
Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico. Portanto se a dor é forte e persistente, é prudente realizar uma avalição médica.Quem teve trombose a perna volta ao normal?
Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.O que é bom para evitar a trombose?
Como evitar:
- Evitar ficar muito tempo sentado,
- Beber água durante o dia;
- Utilizar roupa confortável,
- Realizar atividade física pelo menos 2 vezes por semana;
- Ter uma alimentação balanceada, rica em legumes e vegetais;
- Evitar fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso.