Cientistas europeus descobriram como as células do cérebro morrem em pessoas que sofrem de Alzheimer – um mistério que vem alimentando debates científicos há décadas. O novo estudo, publicado na revista Science neste mês, revela como as proteínas anormais, presentes na doença, induzem uma forma de suicídio celular.
No estágio mais grave do Alzheimer, o paciente não consegue mais ser independente. A fala e a mobilidade são afetadas e ele não pode mais ficar sozinho, além de se tornar muito vulnerável.
Quais os sintomas do Alzheimer quando está avançado?
Passam até mesmo a ter dificuldade de deglutição, engasgando-se com facilidade, o que desencadeia tosse e desconforto. “Em geral, o paciente com Alzheimer avançado não aceita mais sair de casa, dificultando a vida dos cuidadores quando estes precisam levá-los para outros lugares.
O risco da doença de Alzheimer e outras demências aumenta após um traumatismo craniano moderado ou grave, como uma pancada na cabeça ou ferimento no crânio que cause amnésia ou perda de consciência por mais de 30 minutos.
Diferença entre demência e Alzheimer | Drauzio Comenta #84
Quanto tempo uma pessoa com mal de Alzheimer sobrevive?
A velocidade de progressão varia muito. As pessoas com Alzheimer vivem, em média, oito anos, mas algumas pessoas podem sobreviver por até 20 anos. O curso da doença depende, em parte, da idade da pessoa quando a doença foi diagnosticada e se a pessoa possui outros problemas de saúde.
A evolução, no entanto, não segue uma regra, como explica o médico: “Existem pessoas que evoluem da fase leve para a grave de 2 a 5 anos e outras vão evoluindo de 10 a 16 anos até a fase terminal, que pode durar de 2 a 4 anos.
Tanto quanto se sabe, as alterações cerebrais que ocorrem na Doença de Alzheimer e noutras formas de Demência não provocam dor. No entanto, as pessoas com Demência apresentam um risco maior de sentir dor por serem mais propensas a situações que podem causar dor, tais como quedas, acidentes e lesões.
O que leva uma pessoa com Alzheimer parar de andar?
As pessoas com a doença de Alzheimer têm dificuldade de interpretar sinais visuais e de áudio. Assim, podem ficar desorientadas e confusas. Essa desorientação pode fazer com que seja difícil a condução de um carro.
Como funciona a mente de uma pessoa com mal de Alzheimer?
A pessoa portadora da doença pode ter dificuldades em lembrar-se de coisas que aconteceram há muito pouco tempo. Problemas com a linguagem e com a fala também podem se desenvolver neste estágio. Isto faz com que o paciente se sinta muito frustrado e deprimido, desenvolvendo grandes oscilações de humor.
Na fase avançada, memória e atenção pioram bastante
A perda da autonomia se dá pelo déficit mais acentuado na capacidade cognitiva, que envolve a memória, a atenção e a função visuoespacial, e pela maior instabilidade no humor, com agitação, apatia, depressão e agressividade.
No estágio final da doença, os sintomas demenciais são severos. Os indivíduos perdem a capacidade de responder ao seu ambiente, de manter uma conversa e, eventualmente, de controlar os movimentos. Podem falar palavras ou frases soltas, mas a comunicação é extremamente difícil ou impossível.
A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.
Esse processo, segundo KUBLER-ROSS (1975), está classificado em cinco fases, tais como: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Na prática, elas podem se manifestar de acordo com a realidade e as crenças do indivíduo. A negação é típica quando o paciente descobre que sua doença é mortal.
Os sentimentos de choque, tristeza, frustração, vergonha, raiva e perda são comuns ao lidar com as alterações de memória. Claro que, apesar de viver com Demência, também poderá ter sentimentos de felicidade, prazer e alegria.
Evite corrigir ou contrariar a pessoa com Alzheimer. Evite dar ordens para a pessoa com Alzheimer. Por exemplo, em vez de dizer "hoje vamos ao shopping", pergunte "vamos ao shopping hoje, Maria?" ou "quer ir ao shopping hoje, Maria?" Mostre respeito e mantenha um tom de voz calmo e reconfortante.
Ou seja, devido ao fato de os pacientes com Alzheimer serem menos capazes de controlar seus estímulos, por vezes agem de forma inadequada ou disruptiva (por exemplo: gritando, se jogando, se debatendo ou errantes).
Quantos anos vive uma pessoa com mal de Alzheimer?
Mas, em média, o paciente vive mais 9 anos após receber o diagnóstico. É importante ressaltar aqui que há outros fatores relacionados a essa expectativa e podem alterar consideravelmente essa média.
O estágio terminal se caracteriza pelo prejuízo gravíssimo de memória, incapacidade de registrar dados e muita dificuldade em recuperar informações antigas. Outros sintomas são a dificuldade em deglutir, incontinência urinária e fecal, comportamento inadequado intensificado, dificuldades motoras.
A fase leve dura em torno de 4 anos, em média. Passamos ao estágio seguinte, a fase moderada, quando a alteração de memória fica mais evidente e surgem alguns sintomas novos.
A doença de Alzheimer pode acontecer devido a alterações genéticas, acúmulo de proteínas anormais no cérebro, diminuição da liberação de acetilcolina pelos neurônios ou infecção pelo HSV-1.
O Alzheimer costuma ser classificado em três estágios: leve, moderado e avançado. Quando o transtorno está em seu estágio avançado, dessa forma, impacta ações de cuidados pessoais e até mesmo a capacidade de ir ao banheiro, com casos comuns de incontinência urinária e fecal.
No caso do Alzheimer avançado, no entanto, o geriatra entende que os riscos de lesão a si mesmo são menores do que na fase moderada. “O paciente em fase avançada é extremamente limitado: já tem grande dificuldade para andar, por isso o risco de queda é muito grande.