O que precisa para tirar segunda via do RG em 2024?
Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
Em todos os casos é preciso levar uma cópia simples junto da via original ou da cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento que comprove seu estado civil atual e também um documento que conste seu CPF.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 2 VIA DO RG NO POUPA TEMPO | TIRE SUAS DÚVIDAS!
O que precisa levar para retirada do RG?
Documentos exigidos para tirar o novo RG? Para obter a nova identidade, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples).
Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.
Documentação necessária. Para inserir o número do CPF, leve o cartão do CPF ou o comprovante de situação cadastral do CPF, desde que não esteja cancelado ou suspenso.; ...
Quanto tempo leva. O tempo de duração desse serviço varia de acordo com as etapas. ...
Olá! O prazo para emissão do RG é de 10 dias úteis para 1ª via de menores de 18 anos e 2ª via em geral. Para a 1ª via de maiores de 18 anos são 15 dias úteis. Já nos totens de autoatendimento, o prazo é de 5 dias úteis.
Para solicitar basta ir até uma unidade do Centro de Referência (CRAS) e levar algum documento (certidão de nascimento, casamento ou comprovante de endereço) e fazer o pedido. Ao solicitar a segunda via basta seguir os passos indicados durante o atendimento do CRAS.
O que precisa para tirar segunda via da certidão de nascimento?
Uma opção para obter a 2ª via da certidão de nascimento é dirigindo-se ao cartório em que ocorreu o registro do documento. Se a pessoa não souber em o local de registro, é possível entrar em contato com qualquer tabelião. Assim, basta fornecer as suas informações pessoais e solicitar que seja realizada uma pesquisa.
Ir ao atendimento presencial. Se precisou ser agendar, vá ao local no horário agendado e informe o número do protocolo para ser atendido. Será necessário preencher a declaração no atendimento, informando o número do RG, a data de nascimento, a naturalidade, a filiação e o endereço.
Em todos os casos é preciso levar uma cópia simples junto da via original ou da cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento que comprove seu estado civil atual. Se for convivente, leve a certidão de nascimento ou de casamento com a averbação da União Estável.
Basta agendar uma visita ao Poupatempo e comparecer na data e horário escolhidos com a certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento e uma foto 3x4. A taxa para a segunda via é de R$ 31,88.
Segundo Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, RG antigo tem validade até 2032. Mais de 12,1 milhões de brasileiros já tiraram nova Carteira de Identidade Nacional.
Caso o seu RG tenha sido emitido em outro Estado, você vai realizar o agendamento para a 1ª via do RG do Estado de São Paulo. A emissão da primeira via do RG é gratuita e a taxa de emissão da segunda via é de R$ 43,64.
Basta acessar o site II Virtual, escolher "Carteira de Identidade" e, em seguida, "2ª via simplificada". No entanto, a retirada é feita presencialmente. O prazo de entrega é de até 10 dias úteis na capital e região metropolitana e até 15 dias úteis no interior, a partir da data da confirmação do pagamento.
Em cada Estado, a segunda via da identidade é solicitada de uma maneira. A sugestão é acessar o site do governo do Estado ou da Polícia Civil e verificar se há algum menu específico para o serviço. A segunda via da identidade no Estado de São Paulo pode ser solicitada presencialmente ou por meio do totem do Poupatempo.
Se você perdeu seu RG, ou ele foi extraviado, ou quer atualizar sua foto, mudar de nome ou sobrenome, ou está em mal estado e danificado você terá a obrigação de pagar referente à emissão da segunda via do seu documento.
Mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65 anos têm direito à gratuidade, mesmo que o RG ainda esteja dentro da validade. Idosos com renda mensal de até meio salário mínimo devem apresentar comprovante de renda (contracheque, extrato bancário, etc.).