O que levar na Prefeitura para o MEI?

  1. Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
  2. Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
  3. Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.
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Quais documentos levar na Prefeitura MEI?

- RG, CPF ou qualquer documento revestido de fé pública, que contenha a indicação de tais números.
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Quando abro MEI tenho que ir na Prefeitura?

Sim, precisa. A inscrição municipal do MEI é o documento que identifica o CNPJ do contribuinte no Cadastro Tributário do município onde ele está localizado.
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Como legalizar MEI na Prefeitura?

Para legalizar a atividade nos casos das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual visite a Sala do Empreendedor. Para legalizar o exercício da atividade o interessado deverá providenciar a inscrição no Cadastro Municipal de Contribuintes (CMC)junto à Prefeitura.
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O que o MEI precisa entregar?

Além dos pagamentos mensais, o Microempreendedor Individual (MEI) deve apresentar anualmente uma declaração de faturamento conhecida como DASN-SIMEI.
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MEI - Porque Você Precisa ir na Prefeitura Antes de Abrir Sua MEI

Quem paga o MEI tem direito a receber o PIS?

Ou seja, se a única renda do microempreendedor é proveniente de sua atividade enquanto MEI, ele não terá direito ao PIS. No entanto, se ele tiver carteira assinada e estiver enquadrado nas regras do PIS, terá direito ao programa.
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Qual é o custo mensal de uma MEI?

Ele passou de R$ 66 para R$ 70,60 para o MEI em geral (5% do salário mínimo), e de R$ 158,40 para R$ 169,44 para o MEI caminhoneiro (12% do salário mínimo).
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Quem é MEI têm inscrição municipal?

MEI também precisa de Inscrição Municipal? Mesmo as Microempresas Individuais precisam fazer o registro na Prefeitura e requisitar a Inscrição Municipal.
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Onde pegar o alvará do MEI?

Como MEI tira alvará de funcionamento?
  • Acesse o Gov.br na parte de Empresas & Negócios;
  • Clique em Empreendedor;
  • Em seguida clique em Já sou MEI;
  • Clique em Solicitar;
  • Preencha os dados com atenção;
  • Aceite os termos para concluir;
  • Pronto! A solicitação foi realizada!
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Precisa do número do IPTU para abrir o MEI?

Comprovante de endereço atualizado (máximo de 3 meses): em nome do Microempreendedor Individual, dos pais ou em nome do cônjuge (neste caso, apresentar também Certidão de Casamento). Carnê de IPTU do imóvel utilizado como ponto de contato - original OU cópia (simples apresentação).
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Sou MEI e não tenho inscrição municipal?

Como saber se a empresa tem inscrição estadual ou municipal?
  1. Clique no estado da empresa que deseja efetuar a consulta.
  2. Preencha o número do CNPJ.
  3. Faça a verificação anti robô da SEFAZ.
  4. Clique para pesquisar inscrição estadual.
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Como cadastrar uma empresa na Prefeitura?

Todas as empresas precisam ter Inscrição Municipal, incluindo aquelas de Microempreendedores Individuais. Para fazer o seu cadastro, você deve apresentar o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e um comprovante de endereço do imóvel onde a empresa funciona, além dos seus documentos pessoais.
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Quem não pode abrir o MEI?

Geralmente, quem não pode ser MEI são os advogados, médicos, dentistas, engenheiros, entre outras atividades intelectuais.
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O que é a inscrição municipal do MEI?

O serviço de informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI) visa orientar o cidadão sobre a Legislação Federal e Municipal, as atividades e as exigências para cada atividade que pode ser desenvolvida pelo MEI, bem como informações sobre a Lei de Zoneamento e o Licenciamento das atividades (Auto de Licença de ...
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Qual o valor máximo de faturamento anual do MEI?

Caso já atue como Microempreendedor Individual e seu faturamento anual tenha ultrapassado R$ 81 mil, saiba que a mudança de categoria é obrigatória e quanto antes acontecer, menor os impactos negativos para a empresa.
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Qual o valor de um alvará?

Quanto custa um alvará de funcionamento? O custo relacionado aos alvarás de funcionamento depende do seu munícipio. Em algumas cidades existe a possibilidade de isenção ou não das taxas a depender do seu tipo de empresa. Exemplificando, em Campinas/SP, o alvará pode custar de R$180,00 até R$1.031,00.
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O que acontece se a empresa não tiver alvará de funcionamento?

Quais são os riscos de não ter um alvará de funcionamento? A penalidade para empresas que não têm o documento pode ser o fechamento do estabelecimento ou uma multa. O valor não é único e pode variar conforme a situação. A taxa também pode ser cobrada durante vários meses, ultrapassando o valor de R$ 2 mil.
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O que precisa para tirar alvará?

Para obter o alvará, o empresário precisa procurar a Prefeitura da Cidade, verificar as exigências a serem cumpridas, cumpri-las e, então, será emitido o documento autorizando o funcionando da empresa.
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Pode abrir MEI em endereço residencial?

Se a atividade exercida for uma função que pode ser feita na própria residência, é possível registrar o MEI no endereço residencial. Entretanto, se a atividade a ser executada exigir um local específico, a empresa não pode ser cadastrada como sendo na residência do MEI.
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Quem é MEI precisa de inscrição estadual?

O MEI precisa desse cadastro também? A resposta é: nem todos, mas muitos precisam, sim. E quem precisa? O MEI, assim como qualquer outra empresa que tem em suas atividades somente prestação de serviços ou transporte municipal não precisa do Cadastro Estadual, que é a Inscrição Estadual.
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O que é o certificado de MEI?

Este serviço permite que seja emitido o Comprovante de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Este documento certifica a condição atual do MEI. O CCMEI comprova: - a inscrição do MEI no CNPJ e na Junta Comercial do Estado, além da dispensa de alvará e licença de funcionamento.
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Quando abre MEI tem que pagar cadastramento nacional?

Sou obrigado a pagar cadastramento nacional MEI? A Receita Federal não faz nenhum tipo de cobrança de taxa para manter a inscrição no CNPJ ativa. As únicas obrigações do MEI são o pagamento mensal do DAS e o envio da declaração anual de faturamento uma vez ao ano.
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Qual o valor da aposentadoria para quem paga o MEI?

Valor da aposentadoria por idade do MEI

O valor da aposentadoria era 70% dessa média com acréscimo de 1% para cada 12 meses de contribuição. Portanto, ao se aposentar com 15 anos de contribuição, o trabalhador recebia 85% da média dos seus salários de contribuição.
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Como funciona o MEI para autônomo?

Qual valor do MEI para autônomo? Enquanto o MEI contribui mensalmente com R$ 55 referente ao INSS, o profissional autônomo paga, no mínimo, 11% sobre o salário mínimo vigente — considerando a quantia determinada para 2021, temos um recolhimento de R$ 121 todos os meses, ou seja, ele paga mais pelo mesmo benefício.
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Quem tem o MEI pode receber o auxílio Brasil?

MICROEMPREENDEDORES (MEI) PODEM RECEBER AUXÍLIO EMERGENCIAL

Os MEIs (microempreendedores individuais), trabalhadores informais, autônomos, desempregados e contribuintes individuais do INSS podem se registrar para receber o auxílio emergencial de R$ 600, 00, conforme anúncio do Governo Federal nesta terça-feira, 07.
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