Paulo Dias. A parte que mais me tocou foi em Lucas 5.28 (Levi (Mateus) ao ser chamado por Jesus deixou tudo ali e seguiu a Jesus imediatamente!). Ele estava sentado, ali trabalhando, com várias anotações de seu ofício e valores monetários...
Levi estava em seu posto de trabalho quando foi visto e convidado por Jesus a segui-lo. O versículo 28 concentra a resposta de Levi diante daquele convite: “Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu”.
Os evangelistas Lucas e Marcos também o chamam de Levi, o nome dado pelo seus pais – ele mudou o nome como uma forma, típica da época, de indicar a mudança de vida. O nome Mateus, algumas vezes, foi citado nos Atos dos Apóstolos. O anúncio de Cristo foi a sua missão.
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
Quem foi Mateus na Bíblia (estudo bíblico) | # 111
Quem era Levi no tempo de Jesus?
São Mateus era conhecido como Levi, um pecador, um cobrador de impostos. Abandonou sua profissão e seus pecados para se tornar um dos Doze Apóstolos. Para mostrar sua mudança de vida, deixou para trás o nome recebido de seus pais para se tornar Mateus.
Os estudiosos suspeitam que a palavra signifique simplesmente "sacerdote", seja como uma palavra de empréstimo do Minaim lawiu, que significa "sacerdote". A tribo de Levi tinha a responsabilidade pelas atividades sacerdotais, e os levitas eram os únicos sacerdotes com permissão de tocar e carregar a Arca da Aliança.
Evangelho: Lc 5,27-32 Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa.
Levi, arrecadador de impostos, recebe o chamado que mudará completamente seu estado e vida, ser seguidor de Jesus. Sua generosidade foi tanta que não só respondeu, mas preparou um banquete, e em seu estado e realidade foi primeiro amado.
Na Bíblia, Levi é o terceiro filho de Jacó e Lia, e seu nome está relacionado à palavra hebraica "lavah", que significa "unir" ou "associar". A tribo de Levi desempenhou um papel significativo nas atividades sacerdotais e no serviço religioso no contexto bíblico.
Jesus era descendente da tribo de Judá, de acordo com a tradição de Israel ele não poderia ser sacerdote, pois o sacerdócio que fora estabelecido descendia da tribo de Levi seguindo a linhagem de Aarão irmão de Moisés e primeiro sumo sacerdote israelita.
Porque a tribo de Levi foi escolhida para servir o Senhor?
Em Êxodo 32, após o pecado do bezerro de ouro, os levitas se juntaram a Moisés na punição dos idólatras, demonstrando uma lealdade inabalável a Deus. Deus, então, os escolhe para o serviço do santuário como um sinal de sua dedicação e pureza espiritual (Êxodo 32:26-29).
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.
Tendo já chamado os quatro primeiros discípulos, Jesus agora encontra o coletor de impostos Levi. Por sua função, ele era um marginalizado pela sociedade religiosa judaica.
Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: — Venha comigo. Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa.
De acordo com a Bíblia, a Tribo de Levi é uma das tribos de Israel, traditionalmente descendente de Levi, filho de Jacob. Na tradição judaica, um levita (em hebraico: לֵוִי, hebraico moderno: Levi, hebraico tiberiano: Lēwî; "unido") é um membro da tribo de Levi.
Levi quer dizer “retirado”. Ele foi retirado de sua banca de cobrador de impostos e colocado entre os apóstolos, acrescentado à comunidade dos evangelistas e incorporado ao catálogo dos mártires.
Levi, morto acusado por Caifás de trabalhar aos sábados, ressuscitou após o segundo tremor de terra. O sumo-sacerdote se assustou ao vê-lo caminhando pelas ruas.
Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniquidade apartou a muitos.
E segundo Marcos, o cobrador de impostos chamava‐se Levi, não Mateus (Mc 2,14). Por que motivo, então, o Evangelho de Mateus mudou o nome do cobrador, e lhe chamou Mateus?
Jesus saiu outra vez e foi para o lago da Galileia. Muita gente ia procurá-lo, e ele ensinava a todos. Enquanto estava caminhando, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Então disse a Levi: — Venha comigo.
Ele estava zangado com seus filhos porque eles tomaram o assunto em suas próprias mãos e causaram o derramamento de sangue. Na verdade, ele estava zangado com seus filhos porque eles eram como ele. Levi viveu com a maldição de seu pai.