O que levou Paulo a escrever uma segunda carta a Timóteo?
Nesta segunda carta, o tema central desloca-se da comunidade de Éfeso para a relação pessoal entre Paulo e Timóteo. Próximo de seu martírio, Paulo deseja rever Timóteo e o exorta a manter-se perseverante, mesmo que para isso seja necessário sofrer por causa do Evangelho.
Qual o contexto? Paulo escreveu 2 Timóteo de uma cela da prisão romana escura e úmida, pouco antes de sua morte, em 67 d.C. O imperador romano Nero foi descendo lentamente à loucura desde a sua ascensão ao trono, em 54 d.C., um processo agravado pelo grande incêndio de Roma, em 64 d.C., que queimou a metade da cidade.
Qual é o principal tema abordado na Segunda Epístola a Timóteo?
A Segunda Epístola a Timóteo salienta a força que emana de se ter um testemunho de Jesus Cristo (ver 2 Timóteo 1:7–8). Além disso, contém a profecia de que nos dias de Paulo e Timóteo e nos últimos dias ocorreriam “tempos trabalhosos” (ver 2 Timóteo 3:1–7).
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Em sua carta, Paulo incentivou Timóteo e deu-lhe forças para ajudá-lo a prosseguir após sua morte iminente. Paulo sabia que seu tempo se aproximava e desejava ver Timóteo, a quem ele chamou, figurativamente, de “meu amado filho” (2 Timóteo 1:2).
O livro de 2 Timóteo ensina-nos sobre a importância da persistência e fidelidade na fé, apesar das adversidades. Paulo encoraja Timóteo a perseverar, a continuar a obra de evangelização e a permanecer fiel à doutrina recebida, enfatizando a importância da escritura sagrada para a formação e edificação do servo de Deus.
Onde Paulo estava quando escreveu a carta a Timóteo?
A Primeira Epístola de Paulo a Timóteo provavelmente foi escrita em algum momento entre os anos 64 e 65 d.C., possivelmente quando Paulo estava na Macedônia (ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org; 1 Timóteo 1:3).
1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 E o que de mim, dentre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 3 Tu, pois, suporta as aflições como bom soldado de Jesus Cristo.
Em tom de despedida, o velho Paulo recorda a trajetória do seu fiel companheiro, mostrando como sua criação por uma mãe e avó piedosas. A separação daquele momento estava causando tristeza ao jovem (1:4), a ponto de deixá-lo desanimado para o ministério (1:6-7).
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).
Qual era o objetivo do apóstolo Paulo com suas cartas?
Lutou muito para difundir o cristianismo à luz dos ensinos de Jesus. A igreja cresceu, surgiram problemas e Deus o usou para ajudar os crentes a prosseguirem na fé. Escreveu várias cartas que foram direcionadas às necessidades das igrejas daquela época que se refletem também nas igrejas de hoje.
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
Paulo então chamou Timóteo para zelar pela Igreja e ajudar a restaurar a fé dos santos de Éfeso. Ele escreveu essa epístola a Timóteo da Macedônia, para incentivá-lo e fortalecê-lo em seu chamado.
I Timóteo foi escrita na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.
Quantos anos tinha Timóteo Quando Paulo escreveu a carta?
A tradição diz que Timóteo tinha cerca de dezesseis anos quando ele e sua mãe se converteram ao cristianismo. Presumivelmente, isso ocorreu durante a visita do apóstolo Paulo à casa deles em Listra.
Quais são as três metáforas de Paulo para ensinar Timóteo?
(Outra opção é pedir que os alunos desenhem essas três figuras no quadro.) Comente que Paulo usou o soldado, o atleta e o lavrador como metáforas para ensinar a Timóteo como agir para permanecer firme na fé apesar das tribulações.
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Onde Paulo estava quando escreveu a segunda carta?
O livro de 2 Coríntios foi escrito para os membros da Igreja em Corinto. Enquanto Paulo estava na Macedônia durante sua terceira viagem missionária, Tito trouxe-lhe notícias de Corinto dizendo-lhe que uma carta anterior que ele tinha enviado foi bem recebida pelos santos lá (ver 2 Coríntios 7:6–13).
Nesse contexto, Paulo, apesar da proximidade da morte, encontra esperança e consolo na promessa de Cristo. Ele escreve a Timóteo para encorajá-lo e equipá-lo para continuar a obra do evangelho, mesmo em meio a tais adversidades. Ele enfatiza a importância da fé sólida, do ensino correto e da resistência à perseguição.
Segundo At 16,1-3, Paulo encontrou Timóteo em Listra, em sua segunda estadia na cidade. Timóteo já fazia parte da igreja local, sendo filho de mãe judia crente e de pai grego.
Quero falar sobre o que significa ser o que o Apóstolo Paulo chamou de “o exemplo dos fiéis” (1 Timóteo 4:12), o que significa ensinar e defender a verdade eterna da maneira que o Pai Celestial deseja e ao mesmo tempo ser exemplo de respeito, compaixão e profundo amor que Cristo exemplificou; o que significa defender ...