Seus livros realistas são marcados pela objetividade, ironia e crítica social. Suas obras românticas apresentam idealização e discutem a ascensão social. Memórias póstumas de Brás Cubas é um de seus romances mais conhecidos.
Quais são os temas abordados por Machado de Assis?
Os livros de Machado de Assis foram escritos há mais de cem anos; mas ainda hoje são considerados muito atuais, pois tratam de temas universais, como o preconceito, a loucura, a vida, a morte, o casamento, a família, as diferenças sociais… É comum os estudiosos dividirem a obra de Machado de Assis em duas fases.
Machado de Assis mergulhou no realismo, movimento literário que buscava retratar a realidade de forma crua e honesta. Inclusive, inaugurou a estética realista no Brasil, com o lançamento da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).
O que podemos falar sobre Machado de Assis e qual sua contribuição?
Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras.
Machado de Assis foi o principal representante do realismo brasileiro. Ele é mais conhecido pelos livros de sua segunda fase, caracterizada, principalmente, pela crítica à idealização romântica.
Qual a curiosidade mais marcante de Machado de Assis?
A caligrafia indecifrável
Ficou imediatamente comprovado que a caligrafia do escritor era indecifrável, como é possível constatar no poema “O Almada”. A sua escrita era de tal modo ilegível, que o próprio poeta brasileiro tinha dificuldades em entendê-la.
Qual a importância de Machado de Assis para a sociedade?
Seu impacto não é à toa. Machado foi fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, além de ter escrito alguns dos maiores clássicos da literatura brasileira. E não se limitou aos romances: escreveu também poesia, contos, crônicas, peças de teatro, críticas literárias e ainda atuou como jornalista.
Dom Casmurro nos ensina, portanto, que a realidade financeira atual de qualquer indivíduo é interina. São muitas as questões que podem impactar a renda, e ela tende a ser variável de menor controle em qualquer orçamento.
Por ser um escritor que também era jornalista e cronista, sua visão da sociedade, a qual rotineiramente observava, influenciava muito o que abordava em suas obras: a sociedade burguesa carioca do século XIX.
Do Romance ao Realismo, suas obras aliam as críticas, à questões de seu tempo, à ficção de uma forma magistral, plena de ironia e sagacidade. Forte, também, era presença do cotidiano do Rio de Janeiro em suas obras. As ruas, igrejas, praias, desenhavam ao leitor as peculiaridades da Cidade.
Qual a temática abordada por Machado de Assis em suas obras?
Em obras como "Dom Casmurro", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Quincas Borba", Machado explorou as contradições da natureza humana, revelando as complexidades da condição humana em uma sociedade em transformação.
Quais são os temas recorrentes nas obras de Machado de Assis?
Estudos recentes e mais aprofundados, no entanto, se debruçam sobre os temas que mais afligiram Machado ao longo de sua carreira, tornando-se verdadeiras obsessões em sua escrita: a sátira ao pedantismo, o permanente diálogo com o leitor, o ciúme, o dinheiro e o parasitismo da elite.
Machado de Assis é conhecido por seu estilo elegante, irônico e sofisticado de escrita. “Dom Casmurro” é um excelente exemplo de sua maestria na linguagem e no uso de técnicas narrativas avançadas, que continuam a influenciar escritores e leitores contemporâneos.
Quais temas Machado de Assis retrata em suas obras?
Aos moldes do Naturalismo, Machado de Assis também retratava a sociedade de forma coletiva. Roberto Schwarz propôs que A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia e Ressurreição são romances sobre tradições, casamento, família ligadas ao homem e à mulher. A mulher tem papel fundamental no texto machadiano.
Marcado pela objetividade, pela veracidade e pela denúncia social, o Realismo brasileiro tem início com a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicada em 1881.
Machado de Assis testemunhou a Abolição da Escravatura e a transição política do Brasil, com a proclamação da República em substituição ao Império, além de diversos eventos significativos no final do século XIX e início do século XX, sendo um notável comentador e relator dos acontecimentos político-sociais de sua época ...
Quais as características da literatura de Machado de Assis?
Algumas das principais características de Machado de Assis são: personagens metafísicos, que não são materiais, capítulos curtos, uso do tempo psicológico, de acordo com a memória do personagem, entre outros.
Algumas das melhores citações de Machado de Assis para redações incluem: “Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar” e “Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz”.
De forma sutil, mas não menos corrosiva, Machado de Assis empreendia sua crítica às atitudes, aos comportamentos, aos costumes e as estruturas sociais. Através da sátira, da ironia e da carnavalização, ele construía o seu enredo e revelava sua concepção do mundo.
Ao longo de diversas obras, o autor retrata os problemas e injustiças presentes na sociedade brasileira do século XIX, revelando as desigualdades e preconceitos enraizados na época. Uma das questões que Assis aborda nas suas novelas de forma precoce perante o status quo da época é o racismo.