O que pode desencadear as crises de gota? Alguns fatores podem desencadear uma crise de gota em pessoas hiperuricêmicas como ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja, dieta rica em determinados tipos de alimentos (ricos em purina), trauma físico, cirurgias, quimioterapia e uso de diurético.
Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
Além disso, é recomendado que pacientes que já estão doentes ou têm predisposição a desenvolver ácido úrico evitem o consumo de carnes vermelhas e derivados, como bacon, carnes processadas, como presuntos, e frutos do mar, assim como alimentos ricos em gorduras, extratos de carne, aves e bebidas alcoólicas.
O que causa a gota? A gota é causada pelo acúmulo de ácido úrico que se acumula na corrente sanguínea, formando cristais de urato em uma ou mais articulações. Normalmente seu corpo produz ácido úrico quando decompõe as purinas, e normalmente é dissolvido no sangue, processado pelos rins e excretado pela urina.
Alerta: cerveja e cidra são as piores bebidas para quem quer evitar a gota. Vinho branco e champanhe também têm impacto. Consumo de álcool deve ser minimizado para prevenir a condição, segundo os cientistas.
-Evitar bebidas alcoólicas: o álcool em geral, mas principalmente a cerveja, aumenta o ácido úrico. O paciente que ainda tem crises de gota deve evitar o consumo de qualquer bebida alcoolica, principalmente a cerveja.
O tratamento para as crises de Gota envolve remédios anti-inflamatórios não hormonais que devem ser recomendados pelo médico (por exemplo, cetoprofeno, toragesic) para aliviar a dor e a inflamação da articulação. Outros remédios muito utilizados para controlar a dor e a inflamação são a Colchicina e a Indometacina.
A crise aguda de gota pode ser controlada com o uso de colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos com alívio em geral após 2 horas da dose inicial. Essas medicações devem ser usadas sempre sob prescrição médica e com cautela em pacientes com insuficiência renal, hipertensão, ulceração péptica ou gastrite.
O seu médico pode recomendar um medicamento anti-inflamatório não esteróide com receita médica, como a indometacina. A colchicina também é administrada para reduzir a inflamação durante um ataque agudo de gota. Como todos os medicamentos, a colchicina tem efeitos colaterais que você precisará discutir com seu médico.
Laranja – A vitamina C, presente nessa fruta, também age na redução dos cristais no sangue. O suco de laranja natural ajuda a dissolver essas pedras e faz com que as articulações voltem ao normal.
Gota não contraindica a ingesta de ovos, quem tem gota deve evitar o excesso de ingesta proteica, como excesso de carnes e ovos para todas as pessoas independentemente de terem gota ou não são até 4 ovos ao dia se não houver danos renais.
aproximadamente 3 litros de água por dia para aumentar a excreção de ácido úrico e reduzir possibilidade de cálculo renal; alimentos ricos em ácido fólico: laranja, banana, abacate, couve, folha de beterraba e pão integral reduzem a excreção de ácido úrico.
Qual o tratamento para a Gota? Para manejar as crises, normalmente são receitados anti-inflamatórios e, em alguns casos, corticoides. Existem também outros medicamentos utilizados para controlar os níveis de ácido úrico e evitar novas crises.
Embora a medicação seja quase sempre necessária, o seguinte pode ajudar a prevenir novas crises de gota: Evitar bebidas alcoólicas (como cerveja ou licor) e cerveja não alcoólica. Ingerir quantidades menores de alimentos ricos em purina.
Não obstante, pode complementar o tratamento com simples ações que ajudam a controlar a dor. Uma das melhores formas de o fazer é recorrer à aplicação de gelo na zona inflamada. Nunca exceda os 15 minutos de aplicação e coloque sempre uma toalha ou uma proteção para que o gelo nunca fique em contacto direto com a pele.
Não há cura para a gota, mas a doença pode ser controlada. Repouso e uso de bolsas de gelo no local afetado são providências bem-vindas para atenuar as dores, normalmente bastante intensas. Também como forma de reduzir o martírio, o médico receita anti-inflamatório e analgésico.
Uma crise de gota geralmente desenvolve-se rapidamente e normalmente resolve entre 7 a 10 dias. A colchicina é um fármaco que é utilizado principalmente na gota para tratar uma crise aguda ou para prevenir uma crise enquanto se inicia terapêutica de redução do ácido úrico.
Para baixar o ácido úrico rapidamente pode-se tomar remédios de farmácia, como colchicina ou alopurinol, indicados pelo reumatologista, evitar consumir alimentos ricos em purina e bebidas alcoólicas e tomar suco de cereja.
Cristiano Zerbini – Deve permanecer em repouso, porque o ácido lático produzido pelo movimento pode piorar a crise de gota. Deve também colocar imediatamente uma bolsa de gelo no local afetado.
Consumir alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar, vísceras, leguminosas e bebidas alcoólicas, pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e predispor a gota.
O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e a segunda crise pode levar até dois anos. Se não for tratada, as crises começam a ficar mais frequentes e intensas, acometendo mais de uma articulação por vez.
Pessoas que bebem cerveja regularmente têm um maior risco de apresentar quadro de gota, doença que se caracteriza pela presença de cristais de ácido úrico intra-articular, causando inflamação, vermelhidão e uma dor lancinante.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para aliviar crises agudas de gota, com sintomas de dor e inchaço nas articulações causada pelo depósito de ácido úrico nas articulações.
Alguns molhos industrializados como ketchup, mostarda, maionese, molho barbecue e molhos de salada, contém frutose, favorecendo o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo e causando o acúmulo dessa substância nas articulações.