Marcada pela hiperconectividade e por uma visão única de mundo, a geração Alfa é a primeira que nasceu totalmente no século XXI. Assim, é composta por crianças e pré-adolescentes de até 14 anos atualmente. De acordo com estimativas do IBGE, é esperado que, até 2025, existam cerca de 2,5 bilhões de Alfas no mundo.
A geração Alfa se caracteriza por ser nativa digital e passar horas e horas em frente às telas. Os avanços tecnológicos que a humanidade vem experimentando ao longo do século XXI estão mudando o planeta e seus habitantes tanto do ponto de vista social quanto econômico.
Dentre as pessoas que pertencem à geração Alpha, a maioria são filhos de Millennials, ou seja, adultos que reconhecem a importância da tecnologia e cresceram rodeados por ela. Além do fácil acesso ao mundo digital, as crianças da gen A também possuem outros aspectos, como o benefício de ter pais mais presentes.
A geração alfa valoriza mais o mercado de beleza do que nunca. Embora o valor e a qualidade sejam os principais impulsionadores de compra do resto do mercado, a geração alfa se destaca por priorizar a estética, a experiência e a compra recomendada.
Movidas pela curiosidade, as crianças da geração Alpha demonstram comportamento bastante independente para interagir com celulares e tablets. Com o aparelho em mãos conseguem fazer o download de aplicativos ou jogos assim como realizar pesquisas no Google.
GERAÇÃO X Y Z (Baby Boomers, Geração Alpha e Millennials) | Suas Idades e Características
O que a geração Alpha assiste?
Entre as principais características, o estudo menciona também como essa geração é extremamente visual. Ao contrário das gerações anteriores, que tinham somente a TV e o Cinema para escolher entre o conteúdo disponível, essa geração hoje assiste o que quer, quantas vezes quiser, não importa a hora ou o lugar.
Os Alphas são crianças atentas e observadoras. É comum ouvir falar que são a geração mais inteligente de todas por estarem inseridas em ambientes em que recebem estímulos, como informações visuais, sonoras e interativas por meio das múltiplas telas, constantemente em qualquer hora e lugar.
A Geração Alpha consome uma quantidade significativa de conteúdo digital. Eles preferem plataformas visuais e interativas, como YouTube, TikTok e jogos online. Ou seja, as marcas que desejam alcançar esse público precisam estar presentes nessas plataformas e criar conteúdo envolvente e dinâmico.
Eles gostam de aprender fazendo, gostam de criar e inventar, gostam de interagir. E essa abordagem pode ser uma aliada em sala de aula, especialmente porque esse grupo de crianças e adolescentes precisará ser muito mais inventivo e crítico quando sair da escola.
Smartphones, tablets, assistentes virtuais, redes sociais… A geração Alfa tem contato com essas tecnologias e aprende a utilizá-las desde cedo. Como resultado, o ambiente digital faz parte das suas interações e aprendizados, não existindo, de fato, uma separação do mundo físico — é o chamado phygital-first.
Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.
As crianças nascidas a partir de 2010 formam a mais nova geração, chamada Geração Alpha. São os filhos da geração Millennial: já pertencem a um mundo tecnológico e conectado desde os primeiros meses de vida, sendo conhecidos como nativos digitais.
Geração Alfa é o grupo demográfico após a Geração Z. Os pesquisadores e a mídia usam o começo do ano de 2010 (ou início de 2011, 2012 ou 2013) como o início e 2024 como o fim. Batizada com o nome da primeira letra do alfabeto grego, a Geração Alfa é a primeira a ter nascido totalmente no século XXI.
Geração Z: Habilidades digitais avançadas, mas ainda aprendendo. Geração Alpha: Considerados "nativos digitais" completos, com habilidades avançadas desde a infância.
Alfa é normalmente usada como adjetivo para indicar a primeiro ou a ocorrência mais significativa, como o macho alfa, a estrela alfa de uma constelação, ou a versão alfa de um programa.
Inovação, resolução de problemas e empreendedorismo são naturais para a geração alfa. Seus membros são empreendedores desde a mais tenra idade. Isso, sem dúvida, influenciará a forma como administrarão os negócios no futuro.
dificuldades perceptíveis de direcionamento da atenção, já que a geração alpha está habituada a um sem-número de estímulos simultâneos, o que pode se revelar um obstáculo no contexto do processo de ensino-aprendizagem, prejudicando o foco e afetando a concentração para estudar, por exemplo.
A Geração Alpha, composta pelos filhos dos Millennials, nascidos a partir de 2010, está emergindo como um grupo demográfico único e cada vez mais influente na sociedade. Com uma fluência digital inata e características distintas, essa geração promete transformar tanto o mercado de consumo quanto o ambiente de trabalho.
Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996 e fazem entre 28 e 43 anos em 2024. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e fazem entre 12 e 27 anos em 2024. Geração A ou Alfa: nascidos a partir de 2010 e que nascerão até 2025, até lá possuirão no máximo 15 anos.
Na população geral, as pessoas tendem a ter o QI em torno de 100 (entre 85 e 115). Formalmente, resultados abaixo de 70 configuram deficiência intelectual, classificada como leve (QI 50–70), moderada (QI 35–50) e grave/profunda (QI <35).
O estudo revelou uma redução de 7 pontos de QI de uma geração para outra, sendo que a última geração foi considerada a menos inteligente. Este fenômeno é uma reversão do chamado Efeito Flynn.