O ano de 2023 foi marcado por conflitos extremos, eventos climáticos extremos, avanço da Inteligência Artificial e eleições acirradas. A guerra entre Israel e Hamas deixou o mundo em estado de tensão eo planeta bateu o recorde mundial de calor.
O que aconteceu de mais importante no ano de 2023?
2023 foi um ano em que foram registrados vários desastres naturais. Os terremotos foram um dos mais mortais. No Marrocos, em setembro, o terremoto mais forte em 120 anos, registrou magnitude 6,8 e matou mais de mil pessoas.
Em 2023 o mundo foi marcado por guerras, mudanças políticas e fenômenos da natureza. Da guerra entre Hamas e Israel ao ataque de bolsonaristas às sedes dos Três Poderes em Brasília, confira dez grandes acontecimentos que marcaram o ano de 2023.
Eventos. 1 de janeiro: Luiz Inácio Lula da Silva assume a Presidência do Brasil. 11 de janeiro: Entra em vigor o novo Código Civil Brasileiro. 20 de junho: O maior tremor registrado no Brasil, que atinge magnitude 7,0 na Escala Richter, é no Estado do Amazonas.
Qual foi a melhor coisa que aconteceu em 2023? Rayssa Leal vence o bicampeonato mundial da SLS (Street League Skateboard) Super Crown. Na ciência, 2023 avançou muito: o Instituto Butantan desenvolveu uma vacina contra zika vírus para gestantes.
RETROSPECTIVA 2023: os principais acontecimentos no Brasil e no mundo
O que foi notícia em 2023?
O ano de 2023 chega ao fim com uma série de eventos históricos no cenário nacional e internacional —como os atos golpistas de 8 de Janeiro e a guerra entre Israel e Hamas.
O que aconteceu no Brasil em abril de 2023? 26 de abril: A Câmara dos Deputados do Brasil aprova a criação de várias Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI); foram elas: CPMI do Golpe no Congresso Nacional, as CPIs da Manipulação do Futebol, MST e a CPI da Americanas.
No dia 8 de janeiro de 2023 o Brasil foi surpreendido por um ataque, quando autonomeados patriotas invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). A surpresa não foi, entretanto, motivada pelo próprio ataque.
Cristiano Ronaldo aceitou o desafio de trocar a Europa pelo futebol árabe e permanece fazendo história. O astro português terminou 2023 como o maior artilheiro do ano.
2 de dezembro: A Coreia do Sul confirmou o lançamento de seu primeiro satélite espião, como resposta aos vizinhos norte-coreanos, que também colocaram um módulo desse tipo na órbita da Terra. 2 de dezembro: Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu as Filipinas.
Entre os destaques do mês de abril estão o ataque a uma creche na cidade de Blumenal (SC) que reforçou e acendeu o debate sobre violência e segurança nas escolas, a suspensão da implementação do Novo Ensino Médio e a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
1 de janeiro - Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência da República Federativa do Brasil. 24 de março - 400 anos de morte da rainha Elizabeth I da Inglaterra. 27 de abril - Papa João Paulo II beatifica Tiago Alberione. 3 de setembro - Gilberto Gil recebe o Grammy Latino prêmio de Personalidade do Ano, Miami.
Por ser um dos principais acontecimentos da história nacional, desfiles cívico-militares acontecem em todo o país, e marcam a comemoração, em 2023, do 201º aniversário da Independência.
17 de fevereiro: Um ciclone tropical de categoria 3/5 atingiu a Nova Zelândia, provocando inundações e destruição. 19 de fevereiro: Chuvas torrenciais provocaram deslizamentos e enchentes em vários municípios do litoral de São Paulo e causaram a morte de pelo menos 65 pessoas.
17 de novembro: Neste dia, uma marca preocupante foi atingida no cenário climático global: pela primeira vez, a temperatura média global ultrapassou ficou mais de 2°C acima dos níveis pré-industriais (1850-1900).
O mundo registrou o mês de junho mais quente da história em 2023, consequência do aumento da temperatura nos oceanos, uma série de mudanças climáticas e o retorno do fenômeno El Niño, anunciou nesta quinta-feira (6) o observatório europeu Copernicus.
2 de abril: O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou estado de emergência e toque de recolher durante a noite em três áreas litorâneas, após um fim de semana de tumultos que resultou em pelo menos oito mortes.
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Qual o fato mais importante da História do Brasil?
RIO — Em meio à ampliação do debate na sociedade sobre racismo e desigualdade racial, a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, foi apontada como fato mais importante da História do país pelos brasileiros.
A história do Brasil possui diversos Marcos Históricos que podem cair na prova. Estão entre eles o Descobrimento do Brasil (1500), Independência do Brasil (1822), Proclamação da República (1889), Revolta da Vacina (1904), Semana de Arte Moderna (1922), Revolução Constitucionalista (1932), Diretas Já (1983-1984).
28 de agosto a 8 de setembro - Jogos Paralímpicos de Verão de 2024 marcados para Paris, França. Setembro - Fundador da SpaceX e empreendedor Elon Musk planeja enviar a primeira nave Starship para Marte, abrindo caminho para colonização humana. 6 de outubro - Realização do 1º turno das eleições municipais no Brasil.