Em Mc 5,1-20, Jesus vai em missão para a região de Gedara, na Decápole, local considerado dos pagãos, os impuros e incrédulos. O fato de o possuído pela força do mal, chamada de demônio, prostrar-se diante de Jesus significa que Ele é superior ao espírito impuro, o mal. O demônio é um vencido de guerra.
Jesus realizou milagres para abençoar a vida das pessoas e ensinar importantes princípios. Os milagres demonstraram o divino poder de Jesus e Seu conhecimento de leis mais elevadas que governam nossa Terra. Esse poder de realizar milagres exige a fé das pessoas envolvidas.
20 E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam. 21 E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar.
A esperança é uma expectativa otimista a respeito do futuro. Quem perde a fé, já perdeu a esperança há muito tempo. Jairo teve a esperança de ver a sua filha salva e viva por meio das mãos de Jesus. A esperança dele estava em Jesus, o Pai de toda a esperança.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
Marcos 5 Estudo: DE QUAL DESTES MILAGRES VOCÊ PRECISA (Bíblia Explicada)
Qual é a mensagem central do livro de Marcos?
O Evangelho de Marcos retrata a morte de Jesus como um sacrifício expiatório pelo pecado. A cortina do Templo, que servia como uma barreira entre a santa presença divina e o mundo profano, rasga no momento da morte de Jesus - simbolizando o fim da divisão entre o homem e Deus.
Embora o evangelho de Marcos seja primariamente histórico, também recebe forte coloração teológica. O primeiro versículo nos dá a nota chave: “… evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. Por muitas e muitas vezes, a divindade de Jesus é enfatizada, quer explícita quer implicitamente.
Jairo era um dos chefes da Sinagoga (verso 22). E essa Sinagoga provavelmente ficava à margem ocidental do Mar da Galileia. O fato de ser chefe de sinagoga indicava que ele tinha uma vida social. É que a sinagoga era um espaço de convivência, de interação, de contato entre as pessoas, de diálogo.
Então um homem chamado Jairo, dirigente de uma sinagoga judaica, veio e caiu aos pés de Jesus, pedindo-lhe que fosse à sua casa com ele, porque estava à morte sua única filha, uma menina de doze anos.
Lucas 8:41-56 NTLH. Então chegou um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga daquele lugar. Ele se jogou aos pés de Jesus e pediu com insistência que fosse até a sua casa porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo. Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados.
O próprio nome deles era um termo desagradável e desonroso. De maneira similar, para a mente judaica o porco representava tudo quanto era impuro e proibido. Não estamos, portanto, lidando com julgamentos de limites estreitos, mas com uma discriminação baseada em atributos externos.
O Evangelho de Marcos nos apresenta um Salvador que é verdadeiramente divino, verdadeiramente homem e que dá Sua vida de uma forma única como expiação substitutiva pelos pecados de Seu povo. Nos beneficiamos de Sua morte pela fé, mesmo quando aprendemos com Ele que o caminho da glória é o caminho do sofrimento.
E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.
Estamos hoje diante de dois casos sobre os quais o poder de Deus na pessoa de Jesus se manifesta. Pois humanamente falando seria impossível, mas que pela fé em Jesus se tornam possíveis. Jairo teve o privilégio de fazer uma oração na presença física do próprio Jesus.
Em Mc 5,1-20, Jesus vai em missão para a região de Gedara, na Decápole, local considerado dos pagãos, os impuros e incrédulos. O fato de o possuído pela força do mal, chamada de demônio, prostrar-se diante de Jesus significa que Ele é superior ao espírito impuro, o mal. O demônio é um vencido de guerra.
O que está escrito em Marcos capítulo 5 versículo 21?
Naquele tempo: Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo.
Talitha Kum é uma expressão que se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 41. A palavra traduzida do aramaico significa: "Menina, eu te digo, levanta-te" Estas palavras são dirigidas por Jesus à filha de Jairo, de 12 anos, que aparentemente estava sem vida.
Por onde Jesus passou realizou milagres na vida dos que foram até Ele. E a verdade é que Ele tem milagre para realizar na sua vida, assim como fez na vida de Jairo.
Jairo se ajoelhou e implorou a Jesus: “Minha filha está à morte; rogo-te que lhe imponhas as mãos, para que seja curada, e viva”. Jesus atendeu o pedido e seguiu com Jairo. No caminho, Jairo recebeu a notícia de que a filha havia falecido. Jesus, então, disse: “Não tenha medo; crê somente”.
Jairo, o chefe (um dos principais segundo Marcos 5:22) da sinagoga, pede a Jesus que cure sua filha moribunda. Porém, de acordo com Mateus, ela já estaria morta e não "morrendo".
A par de várias respostas, foi São Pedro, por inspiração divina, o único a revelar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16, 16). Eis aqui a ideia central do Evangelho de São Marcos, que aparece enunciada já no seu início: “Jesus Cristo, o Filho de Deus”.
No Evangelho, Marcos anuncia as boas novas sobre Jesus, enfatizando a sua atuação em toda a Terra. Cristo visita diversos lugares, sempre anunciando a vinda do reino de Deus, catequizando multidões, realizando milagres e curando os enfermos.