Max Weber demonstrou que a religião é fon- te de concepções do mundo e reguladora das condutas individuais na vida social. O autor in- dica o papel fundamental da religião no processo de racionalização do ocidente, ou, na efetivação de um racionalismo especificamente ocidental.
Neste sentido, para Max Weber, a ética protestante (religião) possui afinidade eletiva com o espírito do capitalismo (economia), não como relação de causa determinante do desenvolvimento econômico, mas sim com um movimento de convergência, “um relacionamento de atração mútua e de mútuo reforço” (Löwy, 2000, p. 35).
Segundo Weber, à medida que o cotidiano, na modernidade, foi tomado por uma racionalização cultural e social, dissolveram-se também as formas de vida tradicionais. Na ética protestante, a salvação vincula-se à vocação intramundana e à santificação da vida cotidiana por meio do trabalho.
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.
Como Max Weber compreende o papel da religião para a mudança de concepção do trabalho?
Weber demonstra que o Capitalismo só tornou-se possível devido a uma mudança de postura religiosa em relação ao trabalho. Por tempos o trabalho foi visto como uma atividade penosa e sacrificante, além disso, para a Igreja Católica, a busca pelo lucro era entendida como pecado.
Max Weber: Sobre Economia e Religião - Rafael Rodrigues | Aula 1
O que Weber diz sobre religião?
Max Weber demonstrou que a religião é fon- te de concepções do mundo e reguladora das condutas individuais na vida social. O autor in- dica o papel fundamental da religião no processo de racionalização do ocidente, ou, na efetivação de um racionalismo especificamente ocidental.
Assim, o argumento usado por Marx para suprimir a religião é o seguinte: “A religião não faz o homem, mas, o contrário, o homem faz a religião: este é o fundamento da crítica irreligiosa” (2000b, p. 85), todavia, em Marx, a essência da religião nada mais é do que a autoconsciência do ser humano.
A teoria weberiana considera as organizações como sistemas burocráticos, que constituem o ponto de partida para sociólogos e cientistas políticos no estudo das organizações. O trabalho aborda também a sociologia compreensiva da ação social e apresenta as características positivas e negativas da burocracia.
Max Weber desenvolveu um importante trabalho de sociologia política através da sua teoria dos tipos de dominação. Dominação é a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Trata-se, portanto, de um tipo de relação social fundada na autoridade de um indivíduo sobre outros.
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
O que Max Weber defende a ética protestante e o espírito do capitalismo?
A obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” de Max Weber é um clássico das ciências sociais. Max Weber argumenta em sua obra, basicamente, que aquele indivíduo que racionaliza suas ações, valoriza o seu trabalho e apresenta um afastamento do gozo espontâneo possui o chamado “espírito” capitalista.
Porque as religiões protestantes valorizam o trabalho?
Há a valorização do trabalho como também outras doutrinas, a exemplo da predestinação calvinista, afirmando que o bom êxito econômico seria o indício da benção de Deus. O que favoreceu a seus fiéis a buscarem esse sucesso material, para mostrarem que estavam agraciados por Deus.
Quais os valores do protestantismo apontados por Weber?
Aceitando o ascetismo, o protestante tornou-se um ser para o trabalho, e o trabalho era sua sina, seu sinal de fé, sua honra, sua vida. Como Weber menciona, o trabalho era sua vocação, o sucesso era a recompensa divina e não trabalhar era pecado.
O que Max Weber defendeu sobre a influência da religião protestante no surgimento do modo de produção capitalista?
Partindo de diversos estudos estatísticos de seu país, Weber verificou uma relação entre crença religiosa e tipo de atividade econômica. Ele constatou que proprietários do capital, empresários e mão de obra qualificada, eram, em regra, de origem protestante.
Em Durkheim, a religião é algo real, enquanto fenômeno das sociedades, uma coisa eminentemente social. Por isso, as representações religiosas são representações coletivas que evidenciam realidades coletivas (DURKHEIM, 1989, p. 38).
A sociologia se propõe, assim, diferentemente da teologia e da filosofia, a entender as práticas sociais e considera a religião enquanto um dos componentes dessas práticas. Busca compreender e explicar ritos e crenças em seus efeitos sobre a maneira como a sociedade se organiza, produz e reproduz como sociedade.
Dentre as influências teóricas de Weber, podemos destacar o idealismo do filósofo alemão iluminista Immanuel Kant e a crítica à ciência do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, além das influências do filósofo e teórico político francês Alexis de Tocqueville.
1. O ativismo político. Marx descreve a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. O Capital, sua principal obra, é uma tentativa de indicar essas ideias por meio de fatos que podem ser verificados e de análises científicas.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Weber agrupa em três categorias as características da burocracia que compõem o seu tipo ideal: – formalidade; – impessoalidade; – profissionalismo. Burocracia: – a obediência é determinada pelas leis; – o que conta é o cargo e não a pessoa.
Quais os dois conceitos fundamentais de Max Weber?
Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, a) cultura e tipo Ideal.
Para Marx o ateísmo é algo bem claro, tão claro que não carece de nenhuma investigação mais apurada de sua parte. Deus não passa de uma projeção do homem, e assim a religião nada mais é que produção e alienação do homem; Berg diria que ela (a religião) seria uma legitimadora das questões humanas, logo, manipulável.
"Quem não paga o justo salário é um homicida"O filósofo cita depois uma passagem do livro bíblico do Eclesiástico: "O pão dos indigentes é a vida dos pobres; quem o tira é um homicida, quem não paga o justo salário é um homicida." Foi este texto que, lido por Bartolomeu de las Casas, o converteu num defensor dos índios ...
A oposição de Marx à religião foi baseada sobretudo no ponto de vista, em que ele acreditava, que a religião alienava os seres humanos da realidade, limitando eles de seu verdadeiro potencial. Ele considerou que a religião precisava ser eliminada da sociedade.