O ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) de uma empresa é um indicador que mede a rentabilidade de uma organização em relação ao seu patrimônio líquido, demonstrando a eficiência com que ela utiliza o capital dos acionistas para gerar lucros. Como interpretar ROE e ROA? ROE e ROA são indicadores de rentabilidade.
De uma forma bem direta, podemos dizer que ROE é um indicador que tem como objetivo analisar e medir a capacidade que uma empresa tem para gerar valor para o negócio e para investidores, a partir dos recursos que a própria empresa possui.
Atualmente, um número considerado bom para o return on equity é 15% ao ano. Dizer que uma tem o ROE de 15% ao ano, em outras palavras, significa que ela gera 15 centavos de novos ativos para cada real investido originalmente pelos acionistas.
O ROE é a sigla em inglês para "Retorno sobre o Patrimônio Líquido". Ele mede a capacidade que uma empresa tem de agregar valor aos seus produtos e/ou serviços usando os próprios recursos. Em outras palavras, ele é um indicador de rentabilidade e eficiência na gestão de ativos.
O ROE é calculado dividindo o lucro líquido de uma organização pelo seu patrimônio líquido, frequentemente expresso como uma porcentagem. Ele reflete o quão bem uma empresa gera lucros a partir do dinheiro dos acionistas. Quanto maior ele for, mais eficiente é considerada a organização.
O que é ROE? | Como essa métrica pode ajudar seus investimentos
Como analisar o ROE e ROA?
O ROA está relacionado ao retorno que o negócio alcançou com seus investimentos. Já o ROE serve para avaliar a geração de valor da empresa de acordo com seus recursos. Ambas as métricas são importantes para que investidores escolham as empresas que desejam investir, por exemplo.
O ROA é o Retorno sobre Ativos, que indica a eficiência do uso dos recursos disponíveis para gerar lucro para a empresa. Por sua vez, o ROE é o Retorno sobre Patrimônio Líquido, que analisa como o negócio agrega valor a partir dos ativos utilizados. Portanto, esses indicadores são complementares.
Qual o P/L ideal de uma ação? Não existe um P/L que seja ideal para todas as ações. Afinal, é preciso considerar os fatores envolvidos no investimento. Dessa forma, para alguns casos, um Índice de Preço/Lucro de 10 é vantajoso, enquanto para outros, é necessário superar a faixa de 20.
Enquanto o ROE é utilizado para medir a capacidade de uma empresa ser lucrativa utilizando como base seus lucros e patrimônios líquidos, o ROI é uma métrica que identifica o retorno sobre o investimento, seja de ganho ou de perda.
A porcentagem ideal de margem líquida varia de um setor para o outro e de acordo com a realidade de cada negócio. Mas para ajudar você a entender se a margem líquida do seu negócio está na média do seu mercado, trouxemos aqui alguns referenciais: Comércio: entre 10% e 20%; Serviços: entre 20% e 30%;
Dessa maneira, é possível verificar com precisão se a empresa está ou não gerando valor. Uma prática comum no mercado financeiro é comparar o ROIC com a taxa de 2%. Assim, quando o resultado do índice é superior a 2% indica que os investimentos agregaram valor à empresa.
Um P/L mais alto pode ser comum em setores de alto crescimento, onde as empresas têm potencial para gerar lucros maiores no futuro. Já em setores mais estáveis, um P/L mais baixo pode ser mais típico.
Qual é o dividend yield ideal? Não há um dividend yield (DY) ideal, mas o recomendado é que esse valor esteja acima de 100% da taxa do CDI. Embora essa seja uma métrica de cálculo do retorno de investimento em renda fixa, ela é útil.
Independente do tipo de negócio, o cálculo do ROE é feito da mesma forma: soma-se o lucro líquido acumulado dos últimos 12 meses e divide-se pelo patrimônio líquido da empresa.
ROI é a sigla, em inglês, de return on investments, retorno sobre investimentos. Trata-se de um indicador importante, utilizado principalmente na área de marketing e que permite avaliar o resultado financeiro sobre investimentos feitos pela empresa.
Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.
Simplificando, o ROE mostra a rentabilidade e o ROI mostra a lucratividade. Um ROIC alto mostra que a empresa vai se valorizar ao longo do tempo. Se o ROIC é baixo, quer dizer que ela está gastando dinheiro e não está saindo do lugar em termos de valor e participação no mercado em que atua.
Um ROA alto indica que a empresa está gerando um bom retorno em relação aos ativos investidos, enquanto um ROA baixo pode indicar problemas de eficiência ou rentabilidade.