O que é EBITDA? EBITDA – Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization – é um dos indicadores utilizados para fazer a medição dos resultados das empresas. Em português, essa métrica significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.
EBITDA, também conhecida como LAJIDA, é um dos indicadores financeiros utilizados para avaliar uma empresa, porque auxilia a entender o fluxo de caixa de uma empresa. Sendo assim, analisar o EBITDA é fundamental para todos aqueles que querem adquirir ações de empresas listadas na bolsa de valores.
Ebitda (em inglês, Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida). Trata-se de um indicador financeiro bastante utilizado para avaliar empresas listadas no mercado de bolsa de valores.
O EBITDA ideal para uma empresa é positivo e acima de zero. Caso ele esteja negativo e abaixo de zero, significa que a empresa está desregulada e em estágio de atenção. Além do fator numérico, é fundamental não avaliar o EBITDA de uma empresa isoladamente.
Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.
Uma maneira comum de interpretar o EBITDA é usá-lo como uma medida da eficiência operacional de uma empresa, então, como já dito, quanto maior for o valor do EBITDA, mais lucro a empresa está gerando com as suas atividades principais e isso pode ser um sinal positivo de que ela está funcionando bem e sendo eficiente em ...
Quando o EBITDA for maior que zero, isso quer dizer que o indicador está positivo e que a empresa consegue gerar caixa com a sua principal atividade. Logo, ela pode fazer isso sem depender de operações financeiras. Portanto, podemos dizer que quanto maior for o resultado do indicador, melhor para a empresa.
Earnings — significa "lucros". São os ganhos obtidos pela empresa antes de descontar os custos associados ao seu funcionamento; Before — o EBITDA foca nos números antes de determinadas deduções; Interest — refere-se aos juros pagos ou recebidos pela empresa em empréstimos, ou investimentos.
O EBITDA é utilizado para calcular vários tipos diferentes de múltiplos, que são indicadores de mercado que ajudam a analisar empresas e suas ações. Chega-se a um múltiplo dividindo elementos como lucro líquido, receita, endividamento e o próprio EBITDA um pelo outro.
O EBITDA é um indicador fundamental para entendermos a eficiência operacional das organizações. É calculado a partir do resultado da empresa no período em análise, logo, é a partir das informações presentes na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), um dos três principais relatórios financeiros das organizações.
É assim que ouvimos dizer que uma empresa vale "X" vezes seu faturamento ou "Y" vezes o seu #ebitda. No exemplo abaixo, a empresa em análise será valorada por 10 vezes o seu Ebitda porque esse é o múltiplo adotado a partir das empresas usadas como referência, as quais também valem, em média, 10x o Ebitda delas.
A regra dos 40% é uma métrica sofisticada para medir o sucesso de empresas de software que tem se tornado cada vez mais popular, principalmente quando falamos de ventural capital e capital de risco. O indicador de sucesso é ligado a dois KPIs bem importantes para empresas SaaS: taxa de crescimento e margem de lucro.
Max explica que estas instituições não têm os dados essenciais para se calcular o Ebitda. “A estrutura de conta de um balanço de banco não tem lucro operacional, não tem depreciação, amortização, como teria em uma outra empresa”, afirmou.
O EBITDA é o lucro da empresa em que não entra no cálculo: juros, impostos, depreciação e amortização. Enquanto isso, o lucro líquido é o valor final após serem descontadas todas as despesas fixas e burocráticas de uma empresa, até mesmo impostos sobre a renda.
O que é um bom EBITDA? Um bom EBITDA deve ser positivo, ou seja, maior que zero. Indicando-se positiva, entende-se que a empresa gera mais caixa com sua operação principal, não dependendo, por exemplo, de operações financeiras.
A tradução literal para o português é “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”. Então, não se assuste se no meio do caminho você encontrar esse indicador sendo chamado de LAJIDA, sigla que nada mais é que a versão traduzida do EBITDA.
O que é margem EBITDA? A margem EBITDA, ou margem LAJIDA, é a razão do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, pela receita líquida de uma empresa. Com esse indicador, o empresário ou investidor tem uma visão clara da lucratividade operacional do negócio.
Especialistas afirmam que empresas de serviços devem operar com uma margem a partir de 20%, enquanto na indústria, esse valor é cerca de 8% devido a variáveis específicas. Ainda assim, a receita por cliente ou contrato e o volume total de faturamento influenciam na hora de definir o patamar saudável.
O que significa dívida líquida EBITDA negativo? Quando o DL/EBITDA é negativo, significa que a dívida líquida da empresa é maior do que o seu EBITDA. Em outras palavras, a empresa está tendo dificuldades para gerar fluxo de caixa suficiente para cobrir seus custos de dívida.
O Ebitda é calculado somando o lucro operacional da empresa aos valores de depreciação e amortização. A fórmula para o cálculo do Ebitda é: Ebitda = Lucro Operacional + Depreciação + Amortização.
Qual o valor ideal para o EV/EBITDA? Da mesma forma que o indicador Preço/Lucro (P/L), quando maior for o EV/EBITDA, mais cara a empresa está no mercado. Por exemplo, se o EV/EBITDA é igual a 5, isso significa que o valor da empresa (EV) corresponde a cerca de 5 anos de sua geração de caixa operacional (EBITDA).
Para implantar estratégias de elevação do EBITDA em sua empresa é preciso começar compreendendo a saúde financeira e identificando falhas e pontos que possam ser alterados. Essa é a única forma de como aumentar o faturamento da empresa sem necessariamente focar apenas em aumento de vendas.