O que motivou os navegantes europeus a vencerem esses medos e se aventurarem em expedições pelo Oceano Atlântico?
Maior conhecimento sobre Astronomia, desenvolvimento de embarcações mais resistentes, instrumentos de navegação, descoberta da pólvora e seu uso na confecção de armas — essas foram algumas das circunstâncias que geraram o contexto perfeito para que europeus finalmente tivessem coragem de ir além das fronteiras do ...
O que motivou os europeus a se aventurarem por mares nunca antes navegados?
Além de superar os perigos reais (as tempestades, as danificações nas embarcações, as doenças, a fome e a sede), os navegadores, pela mentalidade medieval, ainda tinham que superar os medos imaginários (os monstros marinhos, a zona tórrida, a dimensão plana do planeta, quanto mais navegavam mais próximos estariam do ...
Por que os europeus tinham medo de navegar pelo oceano Atlântico?
Nos séculos XV e XVI, quando ocorreram as grandes viagens marítimas, os europeus se depararam com realidades que eram bastante estranhas para eles. O oceano era um lugar onde reinava o imprevisível, ou seja, os navegadores não tinham certeza do que poderia acontecer, nem do que poderiam encontrar pelo caminho.
Resposta. Os europeus achavam que a linha do horizonte era o fim, achava que afim um buraco sem fim por lá. E também acreditavam em monstros submarinos, e outras coisas.
As Grandes Navegações Marítimas #portugal #espanha
Que motivo levou os europeus a se aventurarem pelos mares e oceanos?
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
O que os europeus decidiram se aventurar no Oceano Atlântico?
Os europeus decidiram se aventurar no Oceano Atlântico no processo histórico conhecido como expansão marítima, em busca de novas rotas comerciais para a Ásia, mas também motivados pelo desejo de explorar e encontrar novas terras e riquezas.
Por que os europeus resolveram se arriscar em alto mar?
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
Quais as dificuldades os navegadores enfrentaram para conhecer novas rotas marítimas?
Além dos medos imaginários, presentes nos pensamentos desses navegadores (como a crença de que o oceano era povoado por monstros e dragões), também existiam os medos reais, as dificuldades de navegar em mar aberto, as tempestades e chuvas intensas, as doenças e a péssima alimentação.
Porque os europeus começaram a se aventurar pelo mar desconhecido?
Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundo
No começo, o objetivo principal era encontrar uma nova rota para chegar nas Índias, devido ao mercado de especiarias provenientes daquela região que era dominado pelos italianos.
Qual era o medo dos europeus para os mares e oceanos desconhecidos?
Na época das Grandes Navegações, os europeus tiveram de enfrentar muitos perigos nos mares, mas nada era tão assustador como o medo do desconhecido. Eles acreditavam que os oceanos eram habitados por peixes gigantes, dragões e outros monstros e temiam ser devorados por esses seres imaginários.
Por que ninguém conseguia navegar o Oceano Atlântico?
É porque tinha um obstáculo impossível de se superar naquela época. O cabo Bojador. O problema é que esse cabo ainda era o início da África. Ou seja, o maior obstáculo já ficava no início da África.
O que levou os europeus a se aventurarem por mares desconhecidos se era tão arriscado?
As viagens marítimas foram decorrentes de uma série de fatores, principalmente a necessidade de se encontrar um caminho alternativo para o Oriente e novas fontes de metais preciosos (ouro e prata).
Afirmava-se que os oceanos possuíam grandes monstros marinhos, que atacariam as embarcações. Além disso, eles acreditavam que ao Sul os mares eram tão quentes que ferviam, colocando os navegantes em risco.
O que levou os europeus a se aventurar e dar início as Grandes Navegações?
As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.
Qual foi o motivo principal que levou os europeus a se lançarem nas Grandes Navegações?
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Quais foram as motivações para as grandes navegações?
A Expansão Marítima, ocorrida entre os séculos XV e XVII, foi um período em que potências europeias como Portugal e Espanha lideraram explorações além da Europa, motivadas pela busca de novas rotas comerciais, recursos naturais e expansão religiosa.
Que motivo levou os europeus a se aventurar pelos mares e oceanos?
Os europeus passaram a se aventurar pelos mares a partir do século XV para obter especiarias e diversos produtos orientais, a fim de revendê-los na Europa e, com isso, conseguirem lucros e riqueza.
Quais motivos influenciaram os europeus a se atirarem ao mar?
Essas navegações se iniciaram no século XV e se estenderam até o século XVII, levando os países europeus a desbravarem os três grandes oceanos. Esse processo foi iniciado pelos portugueses e foi motivado por questões religiosas, políticas e econômicas.
Qual foi o principal motivo econômico que levou os europeus a buscarem novas rotas marítimas?
Esse objetivo era motivado pela busca de especiarias, seda, porcelana e outras mercadorias valiosas que eram altamente cobiçadas na Europa. Curiosidade e espírito de exploração: os portugueses eram navegadores experientes e estavam determinados a explorar o mundo desconhecido.
Quais seriam as intenções dos europeus ao desbravar mares desconhecidos por eles até o século XV?
O comércio de especiarias era a principal intenção dos portugueses na exploração dos mares inexplorados por eles até o século XV, contudo, apoiados pela igreja católica e pela burguesia, demonstraram também as intenções de catequizar e de colonizar as regiões onde passavam.