Sintomas da gestação gemelar Entre eles, destacam-se: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica. Além disso, ocorre aumento da frequência urinária, das contrações e do surgimento precoce de falta de ar, ao se comparar com a gravidez de um único bebê.
"Os sintomas da gravidez são bastante comuns e costumam ser mais intensos na gestação gemelar: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica, podendo variar de gestante para gestante", explica Ribeiro.
Quando está grávida de gêmeos a barriga cresce mais rápido?
Se você estiver grávida de gêmeos ou múltiplos, o momento em que sua barriga começar a aparecer pode chegar um pouco mais cedo. Você provavelmente ganhará peso mais rapidamente do que se estivesse carregando um único bebê, então sua cintura pode inchar um pouco mais cedo.
Os indícios da gravidez são bastante comuns e costumam ser mais intensos na gestação gemelar: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono, dor pélvica. Os sinais e sua intensidade variam de gestante para gestante.
As principais complicações da gestação múltipla são a prematuridade e o baixo peso dos bebês. E, para a gestante, existe um maior risco de aumento da pressão arterial, diabetes, anemia e depressão pós-parto.
Como saber se estou grávida de gêmeos? Por meio do exame de ultrassom, em grande parte dos casos, é possível identificar precocemente esse tipo de gestação, já a partir da 6ª semana.
No geral, o primeiro movimento mais perceptível de gêmeos acontece por volta das 16 semanas — e não 20, como geralmente acontece em uma gravidez univitelina.
Este método é extremamente confiável para identificar se uma gestação é gemelar. Durante o exame, o médico ou técnico de ultrassonografia será capaz de visualizar os fetos e determinar se são dois ou mais.
Os intestinos, que se formam parcialmente fora do corpo do bebê, se acomodam dentro da cavidade abdominal. Mas eles ainda são muito pequenos, com cerca de 10 cm de comprimento. Nessa fase, fazer o ultrassom será emocionante, pois os pequenos estão ativos, já esticando as perninhas e dando chutinhos.
De acordo com Amos Grunebaum, professor de ginecologia e obstetrícia da Zucker School of Medicine, nos EUA, a chance de qualquer pessoa ter gêmeos no geral é de 1 em 85 (lembrando que a de univitelinos segue três vezes mais rara, nos 1 em 250).
Durante as últimas semanas de gravidez, os gêmeos continuarão acumulando camadas de gordura e ganhando peso. A maioria dos gêmeos nasce menor que os bebês solteiros: seu peso médio é de 2,3 kg.
Em função das complicações que podem acontecer nas gestações gemelares, o obstetra poderá optar por antecipar o parto. Recomenda-se que o nascimento dos gêmeos dicoriônicos ocorra entre 37 e 38 semanas. Já as monocoriônicas diamnióticas o parto é recomendado um pouco mais cedo, entre 36 e 37 semanas.
Por exemplo, na 6ª ou 7ª semana, o ideal e esperado é que o beta esteja em torno de 2000 a 4000 mlU/ml de HCG. Se esse valor ultrapassar 4000 mlU/ml, pode ser indicativo de gravidez gemelar.
A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. No Brasil, 10 a cada 1.000 casos de gestação são de gêmeos bivitelinos.
Como toda gestante, deve-se ter atenção com a alimentação balanceada e atividade física leve pelo menos 150 minutos por semana, natação e caminhada são bons exemplos. Além disso, as consultas pré-natais devem ser mais frequentes, e outros exames podem ser necessários para uma boa avaliação da evolução da gravidez.
Os genes dos homens são responsáveis pelas gestações múltiplas. Mito: homens que tenham gêmeos na família não têm tendência a colaborar na gestação de gêmeos. O fator hereditário só é carregado pela mulher.
Os genes para hiper ovulação podem ser herdados. Se a irmã de uma mulher tem gêmeos fraternos, ela tem cerca de 2,5 vezes mais chances de ter gêmeos. Se a mãe de uma mulher tem gêmeos fraternos, ela tem cerca de 2 vezes mais chances de ter gêmeos.
O gêmeo mais velho é aquele que nasce primeiro . Não importa se os gêmeos nascem de parto normal ou cesariana; o primeiro a sair do útero é considerado o mais velho. Este pode ser o bebê que foi rotulado como bebê A durante os ultrassons, mas pode não ser se o outro conseguir sair primeiro.
Mulher descobre gravidez de gêmeos na hora do parto na Maternidade do HGM. Um fato inusitado no Hospital Geral de Mamanguape, localizado no Litoral Norte da Paraíba, chamou a atenção dos colaboradores e assistidos na semana passada.
Gestação gemelar é uma gravidez de mais de um feto. Ela pode acontecer porque o embrião se partiu, gerando gêmeos idênticos ou porque a mulher ovulou mais de um óvulo e foi fecundada por espermatozoides distintos, gerando mais de um bebê – nesse caso eles são diferentes.
Malformação fetal: malformações cardíacas ou do tubo neural, estão entre os riscos dos fetos que dividem a mesma placenta, por exemplo, que podem desenvolver ainda condições como a Síndrome da transfusão Feto-Fetal, resultando, muitas vezes, na morte de um deles.
Quando começa a crescer a barriga de grávida de gêmeos?
Conforme já mencionado, quando a mulher não está em sua primeira gestação, a barriga se torna evidente mais rápido, uma vez que a elasticidade do útero e da musculatura já foram trabalhadas em outro processo gestacional. Porém, a gravidez de gêmeos tende a se tornar aparente logo após o segundo mês de gravidez.
Embora algumas gestações de gêmeos consigam chegar até as 40 semanas regulamentares, os médicos costumam ficar satisfeitos se os bebês conseguirem ficar dentro do útero até as 37 semanas.