O que a Nanã faz?
Nanã é um importante orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte.Como Nanã trabalha?
Já Nanã, atua de forma inversa: seu magnetismo absorve essência aquática e a irradia como energia elemental aquática; absorve o elemento terra e, após fracioná-lo em essência, irradia-o junto com sua energia aquática.Como Nanã se manifesta?
Como é uma divindade associada aos primórdios da criação, quando se manifesta em seus filhos, dança com movimentos lentos e dignos. Os emblemas, objetos rituais, cantigas, saudações e mitos que constituem seu culto também destacam os três elementos aos quais Nanã está associada: água, lama e morte.Qual o lado negativo de Nanã?
Nanã no jogo de búzios e seus atributos:Já no lado negativo, ele fala de perdas e perturbações de Égun. Quando esse Odù cai no jogo, ele indica Ẹbọ (ebó) urgentíssimo. Nanã gosta de taioba temperada com cebola e dendê. Ela é a mãe de Omolu e Oxumarê, por isso seu assentamento fica ao lado deles.
TUDO SOBRE A ORIXA NANÃ
Como é uma pessoa de Nanã?
Nanã é considerada a orixá mais velha, chamada de vovó. Não é à toa que seus filhos são pessoas muito teimosas e ranzinzas. Por isso, quando têm algo em mente, não há quem os convença do contrário. E, caso algo dê errado, eles vão reclamar até você não aguentar mais.Qual o animal de Nanã?
Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.Como saber se sou filha de Nanã?
As filhas e filhos de Nanã. são pessoas dignas e tem bom coração, por isso nunca desejam mal ao outros. Além disso, são gentis e galantes, como se viessem do século passado. Consideradas sábias e pacientes, os filhos de Nanã são vistos como almas velhas, pois fazem tudo com muita calma e consciência.O que Nanã gosta de comer?
A comida de Nanã varia de acordo com as nações e também de casa para casa de orixá. Uma mistura que ela adora é feijão-fradinho cozido, milho branco cozido e feijão-preto cozido refogados com dendê e temperados com cebolas raladas, acrescidos de camarão seco triturado.Qual é a energia de Nanã?
Nanã Buruquê é representada como a grande avó de energia amorosa e feminina na Umbanda. É a ela que clamamos quando precisamos nos auto-perdoar e nos libertar do passado. Ela representa o colo que aconchega, acolhendo amorosamente nossas dores para nos ajudar a transformá-las com sabedoria.Como agradar Nanã?
Para agradar à senhora da sabedoria, deve-se ofertá-la: arroz, pipoca, feijão, inhame, sarapatel e milho branco. Além disso, ela se agrada muito de oferendas que contenham flores lilás, rosas brancas, calda de ameixa e figo, uvas, maçãs e melão.Qual dia de Nanã da semana?
Nanã Buruku: orixá da morte, da ancestralidade e da sabedoria, que representa a transformação, a renovação e a conexão com os ancestrais. Costuma ser celebrada no sábado ou na segunda-feira em algumas casas e, durante o ano, o seu dia é 26 de julho.O que oferecer a Nanã?
Material necessário para a oferenda: - uma berinjela 🍆 - quatro velas palito lilás. - meio metro de fita roxa ou lilás. - um alguidar pequeno, ou um prato de barro, ou de porcelana branco. - um punhado generoso de terra de jardim.Sou de Nanã o que significa?
A Força e a Fé em 'Cordeiro de Nanã'O eu lírico da canção se identifica como 'de Nanã', o que pode ser interpretado como um filho ou seguidor da orixá, alguém que carrega suas características e ensinamentos. A repetição dessa afirmação ao longo da música reforça a identidade espiritual e a conexão com a divindade.