Frutos do mar, como camarão e caranguejo; Laticínios gordurosos, como leite integral, iogurte integral, manteiga e queijos amarelos; Alimentos industrializados, como comidas do tipo fast food, macarrão instantâneo, temperos em cubo, ou sachê, e molhos prontos; Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante.
Evite ao máximo expor sua pele recém-tatuada a qualquer incidência solar nos primeiros dias. Após a cicatrização, sempre separe um momento do seu dia para passar protetor solar. Isso vai garantir que seu desenho não desbote com o tempo.
Uma alimentação balanceada com alto valor nutricional pode ajudar no processo de cicatrização, como: Proteínas: carnes magras, ovos, leite, lentilha, feijão. Alimentos ricos em vitamina C: laranja, mexerica, limão, acerola, brócolis. Alimentos ricos em Vitamina K: Espinafre e couve.
O que comer para ajudar na cicatrização de tatuagem?
Alimentos que ajudam na Cicatrização da Tattoo:
Alimentos com Vitamina A; C; K; alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes irão acelerar a recuperação na sua pele. Por exemplo: Fontes de Vitamina A: Cenouras, Batatas, Abóbora e Beterraba. Fontes de Vitamina C: Frutas cítricas, Amora, Kiwi e Morango.
Enquanto sua tatuagem está cicatrizando, é importante evitar roupas ásperas ou apertadas que possam interferir no processo de cicatrização. Mantenha a sua pele macia e sem apertos nas primeiras duas semanas.
Se as frutas como laranja, limão, tangerina, acerola, e outras cítricas não fazem parte da sua dieta, durante o período de cicatrização é bom que elas comecem a fazer. Essas frutas combatem os danos causados pelos radicais livres, e a vitamina C presente nelas ajudará o seu organismo a fabricar o colágeno.
A alimentação é um dos principais fatores que influenciam na cicatrização da pele. Por isso, alguns alimentos não são indicados consumir por pelo menos 15 dias após realizar a tatuagem. Eles podem ser chamados de remosos, ricos em gordura e que facilitam a inflamação da pele. são eles: Frituras.
Os laticínios e o açúcar, em particular, são conhecidos por prolongar o tempo de recuperação e promover a inflamação, por isso devem ser especialmente evitados durante o processo de cicatrização da tatuagem.
Não coçar ou arrancar as casquinhas que surgem durante a cicatrização, evitando danos aos traços. Caso contrário, ao fim da cicatrização, sua tatuagem poderá ter falhas ou até mesmo, gerar uma inflamação. Evitar o uso de roupas que abafem a tatuagem, por no mínimo 10 dias.
O ideal entre os cuidados pós-tatuagem é não tomar sol durante a cicatrização completa, que costuma levar de 15 a 30 dias. Depois disso, está liberado, desde que você use protetor solar com FPS mínimo de 30, e não passe longas horas sob o sol.
O que passar para hidratar a pele tatuada. Sempre que finalizar a rotina de cuidados com a tatuagem, passe uma camada fina de pomada ou creme hidratante na pele. Faça isso inclusive quando a pele estiver na fase de descamação (o que é normal), para que a região não fique ressecada.
Não coce ou arranhe a área tatuada, mesmo que haja coceira, para evitar possíveis infecções e danos à tatuagem em processo de cicatrização. Evite nadar em piscinas, mar ou qualquer outro corpo de água durante os primeiros dias após fazer a tatuagem, pois a água pode conter bactérias que aumentam o risco de infecção.
Embora muita gente acredite que os cereais refinados podem ajudar na cicatrização da pele, saiba que eles causam o efeito contrário. É ideal evitar macarrão branco, farinha branca e pão branco.
Principalmente, as ruins, presentes nos ultraprocessados como salgadinhos e macarrão instantâneo e nas frituras. O mesmo vale para as comidas de fast food, como hambúrguer e batata frita, além de doces industrializados como biscoitos recheados, balas, bolos de preparo fácil e barras de chocolate.
Quais são as restrições depois de fazer uma tatuagem?
Evite coçar ou tocar: A coceira é normal durante o processo de cicatrização, mas evite coçar ou tocar a tatuagem com as mãos sujas. Evite exposição ao sol: Mantenha a tatuagem protegida do sol durante o processo de cicatrização, pois a exposição solar pode desbotar e irritar a pele.
Ovo pode facilitar processo de cicatrização, indica nutricionista. Proteína de alta qualidade, o ovo oferece benefícios no processo de cicatrização, como no pós-tatuagem.
“Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior. Com os redutos de gorduras saturadas, como as carnes vermelhas e os embutidos, a história não é diferente (recomenda-se distância), mas há um detalhe importante.
Chocolate. Muitos tatuadores indicam controlar o consumo de chocolate por pelo menos 1 mês depois da sessão de tatuagem. Isso porque o chocolate pode causar reações alérgicas. Além disso, por ser um alimento considerado gorduroso, ele pode atrapalhar no processo de cicatrização.
Não existe nada comprovado que a cafeína influencia no processo de cicatrização da sua tatuagem porém sabemos que a cafeína em excesso pode trazer diversos malefícios à saúde dentre elas ansiedade, irritação, palpitação, gastrite entre outros.
Para acelerar o processo de cicatrização, tenha uma alimentação equilibrada, limpe e hidrate diariamente, evite a exposição ao sol, aplique protetor solar, beba bastante água e evite banhos quentes.