Resposta: Explicação:A ideia de cultura é comumente associada à erudição ou intelectualidade. Afirmar que alguém “não tem cultura”, geralmente, é o mesmo que dizer que a pessoa é ignorante ou não possui conhecimentos que são considerados de maior refino.
Resposta verificada por especialistas. É um tanto quanto relativo. Se entende por cultura um conjunto de costumes e padrões que uma sociedade possui. Mas classificar que um indivíduo possui cultura ou não, está associado ao julgamento de terceiros, que possivelmente se refere a cultura como conhecimento.
Como dissemos, cultura é um conceito amplo. Ela se refere ao conjunto de tradições – religião, arte, culinária, costumes – e conhecimentos de um povo, de uma região ou de uma nação. Usamos essa palavra para descrever o conhecimento humano adquirido por meio da razão e do senso estético.
A cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
20), “a cultura engloba os aspectos que definem a identidade de uma pessoa, dos grupos e das sociedades como valores, percepções, imagens, formas de expressão, comunicação”.
Sem cultura não há sociedade, não tem construção de pensamento, reflexão. Não avançaremos se não repensarmos. O que sinto é que está acontecendo uma nova valorização da arte, principalmente pelo público comum, fora do meio artístico.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores.
Cultura é a forma como denominamos todas as crenças, ideias, pensamentos e atitudes adquiridas pelo ser humano com base na sua convivência e experiência como membro de uma sociedade. A cultura é um modo de viver que o individuo ou grupo adota como sua identidade, que é um fator mutável.
Por que devemos falar sempre em culturas e não cultura?
Ao conhecer culturas diferentes, as crianças aprendem o que é respeito, além de compreender que não existe uma única maneira de ver o mundo. Outro ponto importante é que, ao descobrir a variedade cultural existente, é possível ver beleza no que é diverso.
Não é correto afirmar que uma pessoa "não tem cultura". A cultura é um conceito amplo e complexo que abrange diversos aspectos, como valores, crenças, costumes, tradições, conhecimentos, entre outros.
Uma sociedade sem cultura e arte é como um corpo sem alma — vazio, sem sentido e sem propósito. Essa analogia nos faz refletir sobre a falta de cultura e arte em uma sociedade ser um problema grave que muitas vezes é ignorado.
A cultura representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. A cultura tem o objetivo de analisar as sociedades humanas a partir da produção cultural, e é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
Nós humanos somos, igualmente, um produto cultural; não há humano fora da Cultura, pois ela é o nosso ambiente e nela somos socialmente formados (com valores, crenças, regras, objetos, conhecimentos etc.) e historicamente determinados (com as condições e concepções da época na qual vivemos).
Resposta. Resposta: Não, todo povo tem sua identidade cultural,por mais simples que ele seja. E a cultura passa de uma geração à outra,no decorrer dos anos...
Para os antropólogos, a cultura é um todo complexo que envolve não apenas a arte e nossos conhecimentos, mas também nossos costumes morais e leis. Nesse sentido, esse todo completo também inclui nossos hábitos enquanto grupo humano.
Trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.