Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.
As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, receitas culinárias e manuais são exemplos de linguagem não literária.
→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.
Texto literário e não literário (Introdução à literatura)
O que é literatura e o que não é?
A Literatura é a arte da palavra ou a arte da escrita. Ela não possui função necessariamente utilitária, mas os leitores lhe dão funções sociais. Algumas funções sociais da Literatura são: emocionar, divertir, fazer pensar, mostrar a realidade.
É uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, pintura dentre outras. Aristóteles (384 e 322 a.C.) nos legou a primeira tentativa definição de literatura. Para ele, trata-se de uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras.
A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.
As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias e os manuais são exemplos de gêneros textuais que empregam a linguagem não literária.
A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço.
O texto literário é um texto que não necessariamente é utilitário e que pode gerar uma multiplicidade de interpretações, pois é resultado da subjetividade autoral. O texto literário dá asas à imaginação.
Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.
Quais são as principais características da linguagem não literária?
A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas.
Os textos não literários pretendem informar o leitor de forma direta e objetiva, a partir de uma linguagem denotativa. A função referencial predomina nos textos não-literários.
A literatura é a arte de escrever e tem como matéria-prima a palavra. A arte literária está relacionada à plurissignificação e, no caso da poesia, também à sonoridade. A princípio, uma obra literária não é utilitária, isto é, não tem uma utilidade prática.
O texto literário é uma criação linguística com função não necessariamente prática, mas artística e estética. Tem outros objetivos, como expressar/despertar emoções, entreter ou fazer humor.
A linguagem literária é caracterizada por elementos como subjetividade, conotação, ficcionalidade e ausência de função utilitária. Desse modo, ela se opõe à linguagem não literária, isto é, objetiva, denotativa, não ficcional e com função utilitária.
O que é necessário para que um texto seja literário?
Para um texto ser considerado literário, ele vai além da correção gramatical e das leis lógicas ou naturais da linguagem. Um texto literário busca explorar a linguagem de forma criativa, expressando sentimentos, ideias e ações de maneira artística e subjetiva.