Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
O posicionamento do líbero em uma das posições “de rede” é proibido. E também devido a restrição de só atuar nas posições da zona de defesa, o jogador que estiver cumprindo a função não pode participar de bloqueios ou tentativas de bloqueio.
Caso o levantamento seja feito usando o fundamento manchete, o ataque poderá ser realizado normalmente, • na zona de defesa o líbero poderá realizar levantamentos de qualquer forma.
Conseqüentemente, depois do contato do bloqueio, a equipe tem o direito a três toques para retornar a bola. 14.4.2 O primeiro toque após o bloqueio pode ser dado por qualquer jogador, inclusive por aquele que tocou a bola no bloqueio. Bloquear um saque adversário é proibido.
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
O líbero joga atrás da linha de defesa, sendo considerado praticamente um zagueiro, tendo uma postura ainda mais recuada, ficando como último homem se encarregando das coberturas, quando a equipe está sem a posse da bola. Ele pode desempenhar funções mais defensivas ou ofensivas, dependendo das exigências do treinador.
Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
- A posição de líbero é responsável pela defesa, atuando principalmente no passe e na recepção dos saques adversários. O líbero não pode realizar ataques acima da linha de ataque. - As principais habilidades necessárias no voleibol são: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
Qual a função do líbero no vôlei? Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
porque volante é a posição mais difícil do futebol, então vem pro fut, vem a posição do volante, fica ali no meio de campo, ou seja, tudo que acontece passa pelo volante. As outras posições tem funções bem definidas, o atacante ataca, o goleiro defende, machuca.
A posição foi criada para tornar o volei mais atrativo e dinâmico. O líbero é o atleta especialista em passe e defesa. Perceba que é um entra e sai da quadra sem fim. Em 99% dos times, o líbero substitui os meios de rede no fundo de quadra.
Ele vem roubando a cena no Ginásio Divino Braga, em Betim (onde é disputada a competição), nem tanto pelo desempenho em quadra e sim por ser o mais baixo entre todos os participantes. Com apenas 1,65m, Tung se tornou o xodó da torcida e após os jogos de sua equipe é o mais requisitado para fotos.
No total são 29 nomes a disposição do treinador, com alturas que variam de 1,62m, com a líbero Natinha, até as "gigantes" Luzia e Helena, de 1,99m e 1,97m, respectivamente.
De acordo com a Federação Internacional de Vôlei, o líbero é um jogador especializado na defesa do time. Uma equipe pode optar por jogar com um ou dois líberos e alternar entre eles durante a partida. Sua designação é atuar na linha de trás.