Proibidos: – Peças de alumínio e inox; podem causar faíscas e danificar o produto. – Recipientes de papel; podem pegar fogo. – Plásticos impróprios para uso em micro-ondas; podem derreter e contaminar os alimentos.
Tê-los em cima do micro-ondas significa que sempre que se abre e se fecha a porta deste, os objetos podem cair, partir-se, entornar, sujar, causar danos ou magoar alguém. Do mesmo modo, não devemos colocar comida em cima.
Qualquer metal irá desintegrar o seu microondas. Eles não devem ser colocados dentro de jeito nenhum. Os mais finos, como o papel alumínio, são ainda mais perigosos que os grossos.
Colocar no micro-ondas um item extremamente pesado pode danificar potencialmente o prato giratório e o motor, sobrecarregando a unidade e encurtando sua vida útil. O limite de peso geralmente está impresso na porta do micro-ondas ou pode ser encontrado no manual.
Se estiver com a bateria, os riscos são ainda maiores, por conta dos fluídos e outros componentes presentes nela. Então, se você já ouviu qualquer história sobre colocar o celular dentro do micro-ondas, não faça nenhum teste. Certamente você vai se machucar e causar algum acidente!
10 COISAS QUE VOCÊ NUNCA DEVE COLOCAR NO MICROONDAS !!
Porque não pode ficar na frente do microondas?
Não faz mal estar por perto enquanto o micro-ondas está funcionando. Isso porque ele é projetado para conter as ondas eletromagnéticas que utiliza para aquecer os alimentos.
“Já os remédios homeopáticos precisam ficar distantes de eletrodomésticos e aparelhos que emitem radiação, como televisão e micro-ondas, porque há risco de alterações da potência homeopática”, alerta a especialista.
É possível encostar o microondas na parede? Não é recomendado encostar o micro-ondas na parede, pois as saídas de ar não podem ser obstruídas. Também é importante respeitar as distâncias mínimas entre o micro-ondas, paredes e outros eletrodomésticos, de acordo com o manual de instruções.
Quais os sete alimentos que não se deve colocar no micro-ondas?
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir. Ovos não podem ser preparados ou aquecidos no micro-ondas.
Peças e utensílios metálicos refletem as ondas emitidas pelo magnetron, que ao se chocarem com as ondas novas geram esses estalos e faíscas, portanto basta verificar se não há nenhum material metálico que foi deixado dentro do eletrodoméstico e evitar limpar internamente com esponjas de aço.
A tampa também é importante para garantir uma temperatura mais uniforme em toda a comida, evitando aquele incômodo de ter que colocar um pote no aparelho diversas vezes até que tudo esteja quente. Cobrir a comida também ajuda a manter a umidade do alimento, ajudando a evitar um ressecamento exagerado.
a gente tá falando de risco de explosão. então não. ao contrário dos vídeos que você viu na internet. não dá pra carregar o seu celular usando micro ondas.
Nunca coloque em cima do micro-ondas ítens frágeis, desde vidro, porcelana, cerâmica. Além do dito superaquecimento e dispersão do calor, o abrir e fechar da porta do forno pode causar desiquilíbrio desses objetos, provocando quedas, danos e lesões no usuário próximo ao aparelho.
As saídas de ar do seu micro-ondas devem estar sempre desobstruídas para aumentar seu rendimento e impedir o superaquecimento das peças. Do contrário, ele poderá se desligar antes do tempo programado.
A temperatura do ambiente não pode ultrapassar 35 °C. Logo, em cima de geladeiras, próximos de fogão, perto de janelas e fornos não são nenhum pouco recomendáveis para colocar seu eletrodoméstico.
Mesmo se você evitar o uso de plástico, existem outros riscos potenciais de esquentar alimentos no micro-ondas — incluindo aquecimento irregular e as altas temperaturas usadas. Em primeiro lugar, pense em usar o micro-ondas para esquentar, em vez de cozinhar alimentos, pois eles podem cozinhar de maneira desigual.
Faz mal esquentar comida no micro-ondas sem tampar?
Ao aquecer alimentos no microondas, cubra-os com uma tampa ou utilize papel-toalha para evitar respingos e manter a umidade dos alimentos. Isso também ajuda a aquecer os alimentos de forma mais uniforme. Mas não tampe completamente.
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética. É altamente cancerígeno”, diz um homem no vídeo checado.
Como saber se o micro-ondas está soltando radiação?
Existem alguns testes caseiros que nos ajudam a identificar o vazamento de radiação: Coloque uma maçã em cima da divisão entre a porta e o corpo do microondas. Ligue o aparelho por 1 minuto, se a fruta ficar quente, significa que há vazamento.
"Não há nada comprovado cientificamente de que um celular possa causar algum tipo de explosão ao ser manuseado juntamente com um eletrodoméstico", explica.