Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.
Na contramão dos chás que aliviam, existem alguns alimentos que podem irritar a garganta, como pimenta, laranja, limão e vinagre. Vale evitá-los no período de inflamação. Além disso, falar muito também pode aumentar o incômodo. Por isso, procure poupar a voz nesse momento.
Evite comer alimentos quentes ou tomar muito gelado, para evitar complicações. Os alimentos mais indicados para quem sofre com garganta inflamada, são: mingau, purê de frutas ou legumes, suco de frutas não ácida, entre outros.
6 - Frutas cítricas - Ricas em vitamina C e antioxidantes, as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, ameixa, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, morango e uva, entre outras, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo problemas respiratórios.
Quem está com a garganta inflamada pode comer ovo?
A ingestão de certos alimentos também pode ser benéfica para quem deseja curar a inflamação na garganta. Ovos mexidos, cenoura cozida e sopa de frango, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias muito importantes para esse contexto.
Se você está com a garganta dolorida por conta de uma inflamação, o líquido gelado pode até aliviar o problema, pois apresenta efeito anti-inflamatório (lembra que usamos gelo para aliviar dores musculares?).
Poeira, fuligem e até produtos de limpeza podem causar tosse
O clima seco, associado a bebidas muito quentes ou muito frias, também pode irritar a garganta, o que pode ser evitado com a hidratação adequada e o consumo de alimentos em temperatura morna.
Embora o gelado do sorvete ou das bebidas possa causar um alívio momentâneo, ele só ajudará se a dor de garganta for causada por um fator irritante, como a poluição. No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso.
O abacaxi é uma das melhores frutas para preparar suco para tosse com catarro. Rico em vitamina C, é um santo remédio contra inflamações. Ele ainda tem efeito expectorante – ou seja, se o catarro se formar, o suco para tosse com catarro feito com abacaxi vai ajudar a colocar toda a secreção para fora.
O que não fazer quando estiver com a garganta inflamada?
A hidratação adequada ajuda a evitar que as membranas mucosas ressequem, tornando-as inóspitas para vírus e bactérias. Ao mesmo tempo, evite bebidas muito frias ou muito quentes. Temperaturas extremas podem prejudicar as mucosas do nariz, boca e garganta, que são estruturas muito frágeis.
Aposte em brócolis, espinafre e couves, que são ricos em vitaminas A e C e antioxidantes como sulforafanos, capazes de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo das células.
Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.
Prepará-los com alho ou cebola é ainda melhor, pois estes possuem ação anti-inflamatória. De acordo com o especialista, os alimentos considerados ideais na recuperação de uma dor de garganta são: gengibre, alho, romã, cebola e maçã. Pode-se acrescentar a essa lista ainda o mel e o chá de limão.
O que evitar de comer quando está com garganta inflamada?
Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.
Mito. Em alguns casos, o gelado pode até aliviar a dor se houver alguma inflamação. Vale lembrar que se o paciente tomar algo extremamente gelado, em temperatura baixa extrema, pode causar certa irritabilidade em alguns casos.
Em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatia de limão e aqueça por aproximadamente 2 minutos. Acrescente 500 ml de água e ferva por 5 minutos. Coe o chá e sirva.
O sal misturado à água se dilui e é a única substância que não destrói a mucosa do trato vocal (caminho percorrido pela voz). Gargarejar com água morna também faz bem para a voz. O movimento que o gargarejo faz nas cordas vocais tem efeito de drenagem e a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura.