Jejum de atividades ou entretenimento: Além do jejum de alimentos, algumas pessoas jejuam de certas atividades ou formas de entretenimento. Isso pode incluir reduzir o tempo gasto em redes sociais, televisão ou outras distrações.
Abster -se de carne, de guloseimas e bebidas alcoólicas. Visitar e levar algum alimento a uma instituição de idosos. O sacrifício tem que agradar a Deus e ser benção para outros irmãos.
O que se pratica na Quaresma? Abstinência de carne, rotina de orações e leitura bíblica são algumas práticas comuns do período da Quaresma. Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período.
Nessa fase, começa um processo de limpeza na Terra, para algumas linhas de espiritualistas. Crimes, delitos e doenças que aconteceram durante a festa começam a aparecer. "O Carnaval é um momento em que as pessoas abusam muito; do álcool, das festas, do sexo e das drogas.
O que pode ou não ser feito durante a Quaresma? | Diácono Ricardo Rezende
Quais são os mitos da Quaresma?
Muitas lendas são relacionadas ao período da Quaresma.
Por exemplo, uma delas é que lobisomens andam pelas ruas e bosques, outra contra de uma procissão de almas penadas que caminha de madrugada, outra ainda fala de uma porca monstruosa que pune maridos infiéis, entre outras estórias.
Até fora da quaresma é importante evitar xingamentos, palavras negativas, pois elas possuem baixa vibração e atraem coisas ruins para quem fala. Não fale principalmente a palavra desgraça. Ela significa a falta de benção divina.
Ao fazer qualquer uma dessas ações, a pessoa poderia criar rabo de burro ou pés de bode. Cantar e assoviar também seriam proibidos. O folclorista Mario Souto Maior acrescenta: “na semana santa não se pode cortar cabelo, pregar algo (porque remete aos pregos da cruz) e até tomar banho.
O tempo que antecede a Páscoa é a Quaresma, que representa o caminho de nossa vida terrena, com suas sombras cotidianas, os riscos, os perigos, as adversidades, os esforços, os fracassos e os sacrifícios. É um tempo de conversão, arrependimento, luta contra o mal e esperança do bem maior.
Busque evitar o desperdício de alimentos, de energia elétrica, de água e separe seu lixo. Reserve alguns minutos em sua rotina para uma boa leitura espiritual. Você pode pedir indicações de livros para seus irmãos na fé ou algum sacerdote que você conheça.
A Quaresma, que começou no dia 22 de fevereiro, tem suas normas litúrgicas e há práticas que a Igreja Católica indica que não devem ser feitas nestes 40 dias de preparação espiritual para a Páscoa. Em algumas paróquias, costuma-se tocar música instrumental em alguns momentos da missa sem que ninguém esteja cantando.
- Comer algum legume ou verdura que não se goste muito; - Diminuir ou mesmo tirar as refeições intermediárias (como o lanche da tarde); - Tomar café sem açúcar, ou água numa temperatura menos agradável; - Reservar algum dia para o jejum total ou parcial.
SILÊNCIO / CANTOS / INSTRUMENTOS: Na Quaresma se retoma o silêncio, as celebrações são mais silenciosas, sóbrias, austera. Não deve ter baterias e instrumentos de percussão. É o silêncio que predomina. Para ajudar nessa vivência, é aconselhável também que, se for possível, evite na Quaresma tocar instrumentos musicais.
A abstenção é obrigatória nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja sugere evitar o consumo de carne vermelha em todas as sextas-feiras da Quaresma.
Durante a quaresma devemos praticar ainda mais a virtude da penitência, ou seja, precisamos nos arrepender dos nossos pecados, sentir dor por ofender a Deus e empregar esforços para combater de maneira prática essas más tendências da nossa alma.
Ainda segundo a crença popular, a Quaresma é a época propícia para a aparição da Mula-sem-cabeça. A Mula-sem-cabeça sai pelas ruas da cidade nas sextas-feiras da Quaresma e deve visitar sete paróquias em cada noite, por isso está sempre correndo.
Sim, não há restrições religiosas específicas sobre ouvir música na quarta-feira de cinzas. No entanto, devido ao período de reflexão e penitência para os católicos, algumas pessoas escolhem observar um comportamento mais contemplativo durante esse tempo.
Como Jesus morre nesse dia e só ressuscita no Domingo de Páscoa, o folclore considera esses como dias de ausência de Deus na terra. É aí que a bicharada corre solta. Espíritos, lobisomens, mulas-sem-cabeça estão com força total.
Quando estamos no deserto (nosso limite), surge a oportunidade de colocar os joelhos ao solo e buscar Deus com toda sua fé, pois o que vemos atualmente é um vazio, um desespero, uma falta de sentido na vida, pois estamos amando as coisas e usando as pessoas quando deveríamos amar as pessoas e usar as coisas.
A verdade é que a época coincide com a temporada de chuvas, principalmente em climas tropicais. Essas chuvas trazem uma abundância de alimentos para as cobras, como ratos e camundongos e outros roedores. Além disso, a Quaresma é também a época da reprodução das cobras.