Prefira alimentos integrais Na alimentação pós-cirurgia plástica, procure consumir, moderadamente, pães, cereais, arroz, macarrão e biscoitos integrais. Evite alimentos refinados, como pão branco, bolos, biscoitos recheados e doces em geral, pois podem causar constipação e aumento da glicemia.
Sal em excesso, fast food, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas, frituras, doces, açúcar, farinha de trigo, glúten, alimentos ricos em gordura saturada e trans e, quando for o caso, os que causem constipação devem ser evitados.
Uma dieta composta dos seguintes alimentos pode ser muito eficiente nos resultados da sua lipoaspiração: Proteína magra, como salmão, carne branca de frango, peru e outros peixes de água doce. Cereais integrais, como arroz integral e aveia. Vegetais de folhas verdes.
Congelados, sorvetes, biscoitos e salgadinhos. Causa inflamação na pele e pode levar à produção exacerbada de colágeno e causar uma “supercicatrização” que resulta em queloide. Carnes de porco de maneira geral. A gordura dificulta a regeneração e formação do tecido novo.
O QUE NÃO PODE COMER NO PÓS OPERATÓRIO DA SUA CIRURGIA PLÁSTICA ?
Pode comer pão pós lipo?
Prefira alimentos integrais
Os alimentos integrais são ricos em fibras, que auxiliam na digestão e no trânsito intestinal. Na alimentação pós-cirurgia plástica, procure consumir, moderadamente, pães, cereais, arroz, macarrão e biscoitos integrais.
Não fazer esforços, como pegar em pesos, nos primeiros 20 dias após a lipoaspiração uma vez que podem prejudicar a cicatrização da ferida; Manter o repouso, embora seja possível fazer pequenas caminhadas em casa para aumentar a circulação e evitar complicações, especialmente a trombose venosa profunda.
Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja. Consumi-las uma vez ao dia já contribui significativamente para a sua recuperação. Por meio da vitamina C, é possível aumentar sua imunidade e com isso, o seu corpo aumenta a agilidade para cicatrizar ferimentos.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrização.
Mirtilos, morangos, framboesas e amoras contêm fibras e antioxidantes com ação no combate a inflamações. E, também, essas frutas não apenas reduzem a inflamação existente, como também preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura.
Caminhadas suaves devem ser feitas dentro de casa, evitando locais com obstáculos. Essa movimentação pode aumentar de forma gradativa de acordo com aquilo que for confortável para cada pessoa e sempre com segurança.
De forma geral, é recomendado começar com uma dieta leve e de fácil digestão, antes de reintroduzir gradualmente alimentos mais sólidos e complexos. Alimentos como pizza, massa e chocolate podem não ser a melhor escolha nesse estágio inicial de recuperação.
Se o dreno ficar por seis ou sete dias, ele será mais eficiente do que se for retirado no segundo dia do pós-operatório. É importante que o paciente siga bem as orientações de como mexer no dreno porque ele vai ajudar no resultado da cirurgia.
Sendo assim, evite fatores que interfiram na aparência da cicatriz. Durante o pós-operatório da lipoaspiração, evite fumar e ficar exposto ao sol, por ao menos um mês depois da cirurgia. Além disso, não pegue peso ou faça esforços físicos nos 2 primeiros meses.
Uma queixa comum na recuperação da lipoaspiração é o inchaço localizado. Aplicar compressas frias ao redor da incisão pode ajudar na vasoconstrição, aliviando assim a inflamação e o inchaço. Outra dica valiosa durante a recuperação é manter a área operada elevada, sempre que possível, acima da altura do coração.
A fase proliferativa é constituída por quatro etapas fundamentais: epitelização, angiogênese, formação de tecido de granulação e deposição de colágeno. Esta fase tem início ao redor do 4º dia após a lesão e se estende aproximadamente até o término da segunda semana. A epitelização ocorre precocemente.
As feridas em cicatrização podem provocar comichão durante vários anos. Nas fases iniciais da formação da cicatriz, a ferida está inflamada e liberta mediadores inflamatórios (mensageiros químicos), incluindo a molécula histamina, que provoca comichão. Estes mediadores estimulam os nervos na pele circundante.
Aplicar compressas frias ajudará a reduzir a inflamação e a curar a ferida mais rapidamente. Além disso, as compressas frias irão fornecer alívio da dor. Aplique a compressa algumas vezes ao dia até que a ferida esteja curada. Se você tiver uma lesão nas articulações, aplicar calor pode ajudar.
Geralmente, nos primeiros dias após a cirurgia, é recomendado seguir uma dieta leve e de fácil digestão. Bananas são uma opção suave e fácil de digerir e as maduras são geralmente mais fáceis de digerir do que bananas verdes. A capacidade de tolerar certos alimentos após a cirurgia pode variar de pessoa para pessoa.
Laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi, maracujá e kiwi são alguns exemplos de frutas cítricas, alimentos ricos em antioxidantes, que combatem os danos causados pelos radicais livres, e em vitamina C, um micronutriente necessário para que o organismo consiga fabricar o colágeno.
Normalmente, o tempo de recuperação varia entre indivíduos e pode ser influenciado também pelo estado de saúde geral do paciente. Para a maioria das pessoas, depois de uma lipo a quantidade de dias em repouso geralmente varia de alguns dias a uma semana para trabalhos não físicos.
A lipo HD é um procedimento cirúrgico e, por isso, é normal se sentir cansado ou dolorido por alguns dias após a operação. O repouso adequado é fundamental para ajudar o corpo a se recuperar e se curar. Tente dormir bastante, evitar atividades estressantes e fazer pausas regulares ao longo do dia para descansar.
Logo após cirurgia, solicite auxílio para levantar-se de uma posição reclinada ou deitada. Ao sentar-se, opte por cadeiras, apoiando os pés no chão e encostando-se totalmente. Para andar, dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, pois essa posição oferece mais conforto e ameniza a dor.