Use roupas discretas Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios.
Evite roupas muito justas, saias curtas, decotes ousados, gravatas extravagantes, camisas de times ou bandas. Nunca se esqueça que o velório é um evento solene e sério.
Vermelho. Já em algumas regiões da África, principalmente na África do Sul, o vermelho é a cor que expressa a partida de um ente querido. Assim, demonstram a dor da perda de um membro da comunidade, amigos ou família.
Se você for a algum lugar que sabe que estará com a energia pesada, como num velório ou num hospital, vale a pena carregar consigo uma pedra ou pingente de sal grosso no bolso ou na bolsa. O sal grossa tem propriedades que ajudam a proteger, equilibrar, energizar, limpar e harmonizar o nosso campo energético.
O que não usar em um velório? Evite roupas muito informais, como camisetas, shorts, chinelos ou roupas muito chamativas. O objetivo é expressar respeito e simpatia, então é melhor evitar peças que possam parecer desrespeitosas ou inadequadas para o momento.
Velório de Silvio Santos não será aberto ao público
Como devo me vestir para ir a um velório?
Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.
Normalmente, o material fica solto na urna funerária e no caixão, já que a pele em que cabelo e unha ficam presos se decompõe. "O material só fica preso ao cadáver se a pele é preservada por processos químicos feitos antes do sepultamento ou por características especiais do solo."
Porque tem que tomar banho depois que chega do cemitério? Pois poderá transmitir uma carga negativa, ou larvas deixando o ambiente ou pessoas contaminadas. Por isso procure ir para sua casa. Ao chegar em sua residência, retire toda a sua roupa, ponha a lavar, se não fizer a lavagem em seguida, deixe de molho.
O que fazer para se proteger antes de entrar em um cemitério?
Use lenço, chapéu ou boné - Com o acessório, você protege a parte de cima da cabeça. Para a espiritualidade, é um ponto importante a ser protegido pois controla as nossas emoções. Permissão - Ao entrar no cemitério, bata os três dedos da mão esquerda no chão dizendo: “Com licença, São Lázaro, estou entrando aqui.
Cores suaves como cinza, marrom e azul marinho podem ser uma boa alternativa ao preto. Curiosamente, em outras culturas, o preto é considerado inadequado. Em um funeral hindu, por exemplo, espera-se que os enlutados (homens e mulheres) usem branco.
Ao chegar a um velório, é importante cumprimentar a todos os presentes. Caso não conheça uma pessoa ou um determinado grupo pode-se fazer um aceno respeitoso. Em relação aos parentes e pessoas mais próximas da pessoa falecida é importante prestar solidariedade.
Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.
“Há um período de recolhimento após a perda, para a pessoa poder estar consigo mesma e com os familiares, mas, assim que as condições estiverem reunidas, pode ser conveniente ir normalizando. Porque isso vai ajudar a integrar a realidade da perda”, aponta a psicóloga.
No geral, os falecidos são enterrados com roupas especiais. Ou seja, que possuam algum simbolismo para ele e para a família. Ou que lembrem a sua personalidade e essência. Ou então, são enterrados com roupas formais, para os homens terno para as mulheres um vestido preto de tecido, como linho ou tricoline.
De acordo com a especialista, tampar o umbigo funciona, porém não o deixe sempre tampado. "Algumas pessoas quando vão em alguns lugares de baixa energia como: cemitérios, hospitais, festas, costumam tapar o umbigo para que elas não absorvam as energias daqueles lugar e até mesmo de outras pessoas.
sempre com o maior respeito. Respeito é a palavra primordial dentro do cemitério, respeito pelas pessoas que já desencarnaram, que as que estão descansando, respeito. por Exu por pomba, gira pelas entidades que aqui andam, tá respeito sempre pra você poder ser respeitado também. Aí quando você.
Mas o importante é fechar o corpo para não sair de lá biruta. Mulher de resguardo, grávida ou menstruada não pode ir em cemitério. Não é bom levar criança também não.
As outras formas de saudar e ritualizar para os outros orixás conectados com o portão do cemitério é apenas chamar pelos nomes de Nanã, Iansã das almas, ogum mege e ogum de ronda e pedir licença e proteção para entrar no cemitério.
Incenso: Outra opção é queimar incenso de ervas, como mirra ou alecrim, para purificar o ambiente. Passe o incenso por todo o espaço e concentre-se na intenção de remover a energia negativa. Cristais: Use cristais de quartzo transparente, ametista ou sal grosso para absorver e transmutar energias negativas.
Parte desse processo envolve a lavagem do cabelo e limpeza das mãos, das unhas e dos lábios. A roupa usada pelo falecido é escolhida e fornecida pelos familiares no momento em que vão buscar o corpo.
Em quais casos deve-se colocar a roupa para lavar assim que chegar da rua? "Se você foi no hospital ou foi no cemitério, com isso não tem acordo: você tem que tirar a roupa toda e tem que colocar para lavar", diz.
Opte por cores sóbrias como preto, cinza escuro, azul marinho ou tons de marrom para a sua roupa para velório. Evite cores vibrantes ou estampas chamativas. Escolha roupas modestas e discretas, como camisas de manga comprida e vestidos de comprimento adequado.