Suas as últimas palavras: Qualis artifex pereo! (Que artista morre comigo!). Isso é o que dizem Suetônio, Tácito e Cássio Dio, as principais fontes sobre Nero.
Segundo Suetônio, Nero fugiu de Roma através da Via Salária. Contudo, apesar de ter fugido, Nero preparou-se para se suicidar com ajuda do seu secretário Epafrodito, que o apunhalou quando um soldado romano se aproximava.
Nero nasceu como Lúcio Domício Aenobarbo em 37 d.C., mas recebeu o nome de Nero Cláudio César Augusto quando sua mãe, Agripina, casou-se com o imperador Cláudio, em 49 d.C..
Se não fosse por Nero, Calígula seria facilmente classificado como o pior imperador do Império Romano, mas sua reputação notória pode merecer uma nova análise.
Nero é conhecido na história como um dos imperadores mais controversos de Roma, mas ele não é mencionado diretamente na Bíblia, pois seu reinado ocorreu após os eventos descritos no Novo Testamento.
As ÚLTIMAS PALAVRAS de Generais Romanos antes de MORRER
O que disse Nero antes de morrer?
Aos 30 anos, ante um golpe de estado iminente, deu cabo da própria vida com uma punhalada no pescoço. Suas as últimas palavras: Qualis artifex pereo! (Que artista morre comigo!). Isso é o que dizem Suetônio, Tácito e Cássio Dio, as principais fontes sobre Nero.
Calígula foi um infame imperador que governou a Roma Antiga entre os anos de 37 d.C. até 41 d.C — um período curto, porém que já foi capaz de colocar seu nome na História. Com fama de cruel e até mesmo insano, o líder faleceu após uma conspiração para assassiná-lo.
Além disso, ele foi acusado de iniciar o Grande Incêndio de Roma, que devastou grande parte da cidade por nove dias; é lembrado como um ferrenho perseguidor dos cristãos; e seu nome passou a ser sinônimo de degeneração por suas supostas aventuras sexuais, extravagâncias e excessos.
De acordo com a tradição cristã, São Paulo foi decapitado no ano 64 por ordem do imperador Nero. Como ele era cidadão romano, não podia ser crucificado. É costume nas imagens religiosas que os mártires segurem o objeto com o qual foram mortos.
"O Incêndio de Roma", óleo sobre tela de Hubert Robert, século 18. Nero, imperador romano entre 54 e 68 d.C. e responsável pela primeira perseguição contra os cristãos, foi acusado de ter provocado o famoso incêndio que destruiu dois terços da cidade de Roma em 18 de julho de 64 d.C.
Nero mandou extirpar seus testículos e durante o casamento Nero fez Esporo aparecer em público como sua esposa usando a vestimenta que era de uso costumeiro para uma imperatriz romana, e então levou Esporo para a Grécia e, depois, de volta a Roma, fazendo de Cálvia Crispinila "Senhora do Guarda-roupa" de Esporo, ...
2) Há ainda a hipótese de que Nero, em um dos seus ataques de insanidade e extravagância, teria incendiado a cidade para contemplar a destruição de Roma do alto da torre de Mecenas, enquanto cantava o poema Toiae Halosis, composto por ele mesmo e dedicado à destruição de Troia.
O imperador Calígula (37-41 EC) foi considerado um dos piores de Roma. Durante seu curto reinado, o louco, mau e perigoso imperador causou o caos entre a elite romana.
Jesus Cristo teria nascido na Palestina, naquele que acabou sendo estabelecido como o ano 1 da Era Cristã, durante o reinado de Otávio Augusto, primeiro imperador romano. Sua morte ocorreu, provavelmente, em 33 d.C., no reinado de Tibério, o segundo imperador.
A escultura, feita a partir de silicone e acrílico, apresentou um jovem com os cabelos bronze e olhos azuis. Entretanto, o historiador Suetônio afirma que o imperador também poderia ter uma tonalidade capilar avermelhada, uma vez que seu sobrenome original, Ahenobarbus, significa "barba ruiva" em latim.
Nero morreu durante uma rebelião e guerra Civil, provavelmente por suicídio. Foi sucedido por Galba, um dos líderes da rebelião, que foi sucedido por Otão e depois Vespasiano, em um período de um ano, que dá início à próxima dinastia.
Ele pôs a culpa nos cristãos - que já eram odiados e a partir daí começaram a ser perseguidos. Diz a tradição cristã que nesse período Nero mandou crucificar o apóstolo Pedro e decapitar o apóstolo Paulo.
Qual foi o pior imperador romano para os cristãos?
Foi no dia 23 de fevereiro do ano 303 que o imperador Diocleciano tomou a primeira medida do que viria a ser a fase derradeira, e mais severa, perseguição aos cristãos no Império Romano: ordenou a destruição da igreja de Nicomédia (atual Izmit, na Turquia), dos objetos de culto, das escrituras cristãs e o confisco dos ...
Depois que o imperador Tibério, de quem Agripina era sobrinha adotiva, morreu, o irmão Calígula assumiu o trono. Com isso, a romana passou ao círculo mais poderoso do país, com alto prestígio e mais títulos. Na mesma época, ela deu à luz a seu único filho, o futuro imperador Nero.
No capítulo 28 da biografia que Suetônio devotou a Nero, lê-se que o imperador mandou castrar um jovem (chamado Esporo) e casou-se com ele “com as solenidades de um casamento, em uma cerimônia a que muitíssimas pessoas assistiram” (Vida de Nero 28.3).