Jesus começa esta oração, conhecida como a oração sacerdotal, pedindo que Deus o glorifique aqui na Terra, pois assim ele também glorificará o Pai. É verdade, Jesus glorificou a Deus em vida até a cruz , e morte de cruz.
17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazeimo aqui. 18 E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.
Recite em voz alta várias vezes a referência de domínio doutrinário de João 17:3 e sua frase-chave: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo”.
Qual a importância da oração sacerdotal de Jesus no capítulo 17 do Evangelho de João?
A oração sacerdotal de Jesus indica a unidade de Jesus com o Pai e o Pai com Jesus, momentos antes de sua partida, feita do amor do Filho para com o Pai, sabendo que o seu plano de salvação à humanidade estava se realizando na sua integridade.
João 17 Estudo: Jesus Pensa em VOCÊ (Bíblia Explicada)
Que oração Jesus fez pelos discípulos João 17:17?
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
Aqui vemos Jesus intercedendo e se preparando para sua morte. Essa oração recebeu o nome de oração sacerdotal porque nela Jesus se coloca diante de Deus em nosso favor, ao mesmo tempo como sacerdote e como oferta propiciatória.
O argumento deles é que Jesus faz uma distinção entre ele mesmo e o Pai e afirma que o Pai é o único Deus. Se esta interpretação for correta, contradiria as outras passagens que afirmam a divindade de Jesus.
João 17:5 revela a profunda oração de Jesus a Deus, onde ele fala da glória que tinha junto a Deus antes da criação do mundo. Neste versículo, Jesus demonstra sua divindade e a relação íntima com o Pai.
➢ Segundo o texto bíblico de João 17: 17 que diz: ➜ " Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade ". Podemos concluir que Jesus considera a Bíblia como a verdade. Paz e Luz!
1 Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; 2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
Caros amigos, o conteúdo da fé cristã não é algo alheio à vida do homem. Deus, em sua infinita bondade, ao revelar-se a si mesmo e manifestar os desígnios de Sua vontade aos homens (cf. Ef 1,9), ilumina e dá sentido à existência humana (cf.
Com esta oração, Jesus expressa seu profundo desejo de unidade. E esta não é somente entre os Apóstolos. E sim entre os discípulos e aqueles que mais tarde haveriam de acreditar nas suas palavras. É a unidade na comunhão de vida plena com todos os amados por Deus.
Com João 17:14–16 aprendemos que, como discípulos de Jesus Cristo, podemos estar no mundo, mas não ser do mundo. Anote esse princípio na margem de suas escrituras.
Em pensamentos, o Senhor já está na Casa do Pai. Mas os Seus ainda estão aqui no mundo. Mas Ele não quer ficar separado deles para sempre: quer voltar para buscá-los e levá-los para morar Consigo para sempre — lá onde Ele estiver.
Após prestar seu testemunho, João convida os leitores a ter “comunhão […] com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo” (1 João 1:3). O amor é um dos temas centrais da Primeira Epístola de João. Ele enfatiza que, se alguém diz amar a Deus, mas não ama a seu próximo, esse alguém é mentiroso (ver 1 João 4:20–21).
Aproximadamente 92% do conteúdo do evangelho segundo João não se encontra nos demais evangelhos. Isso provavelmente se deve ao fato de João tê-lo escrito para uso dos membros da Igreja, que já sabiam quem era Jesus Cristo. Esse era um público alvo muito diferente daquele dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.
João nos ensina a verdadeira religião, aquela que o apóstolo Tiago aborda em sua epístola (1.26,27). João nos ensina como andar nesse mundo, sem ser afetado por ele, pelo espírito que nele opera e aquela tenta atingir o povo de Deus por meio dos seus “profetas”.
Vida eterna é a expressão usada nas escrituras para definir a qualidade de vida que tem nosso Pai Eterno. O Senhor declarou: “Esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” ( Moisés 1:39 ). Imortalidade é viver para sempre como um ser ressurreto.
A Oração Sacerdotal de Jesus foi proferida após a Última Ceia, antes da agonia experimentada por Jesus no Getsêmani. Trata-se de uma intercessão não somente pela vida dos discípulos mas também por todos que futuramente viessem a crer em Jesus.
Leia MaisJosé: o pai de Jesus e esposo de MariaTítulos de Jesus: O Filho do HomemPouco tempo antes de ser preso, crucificado e morto, Jesus fez a oração mais longa contida nas páginas da Bíblia: todo o capítulo 17 do Evangelho de São João, é composta basicamente por uma série de súplicas.
Apesar de agir em nome de Cristo, de ser o Cristo, o sacerdote não está livre de pecar, é um pecador, mas a bênção é transmitida através dele, ele comunica “um poder sagrado que é o poder de Cristo”. Ele possui uma autoridade que vem de Cristo e Ele constituiu sacerdotes para que cuidassem de suas ovelhas (cf.