Aprendemos com Jesus que somos falhos e pecadores, e que somente Deus, que é santo, pode julgar os pecadores. Sendo assim, não devemos julgar uns aos outros, pois em nós mesmos há muito a ser julgado também.
Não devemos tomar parte em fofocas contra os nossos amigos e familiares. Qualquer um que fala falsidades contra seus irmãos ou irmãs nas suas costas para destruir sua reputação está assumindo o papel de juiz. Quando fazemos isso, estamos nos colocando não só acima da lei de Deus, mas acima do próprio Deus (vs.
Por isso, diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, submetam‑se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.
“Ao exercermos o indubitável poder do sacerdócio de Deus tendo em mente Sua promessa de ouvir e responder a oração da fé, não podemos esquecer que a fé e o poder de cura do sacerdócio não podem produzir um resultado contrário à vontade Daquele a Quem o sacerdócio pertence.
Limpem o coração, hipócritas! Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.
Tiago 4 Estudo: AMIGO DO MUNDO E INIMIGO DE DEUS (Bíblia Explicada)
O que fala em Tiago Capítulo 4 Versículo 7?
7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e vós de ânimo dobre, purificai o coração.
Tiago 4:3-6 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Pedem, mas não recebem, porque pedem com más intenções, com o fim de gastar nos seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, se alguém quiser ser amigo do mundo faz‑se inimigo de Deus.
Pensamento: Devemos nos sujeitar a Deus e andar em conformidade com a Sua palavra, vivendo o evangelho com obediência, santidade e novidade de vida. Através da oração, jejum, alimento sólido e fruto do Espírito, poderemos resistir, opor-se, fazer frente, defender-se, e enfrentar os dardos inflamados do diabo.
Nós não devemos nos tornar orgulhosos nos momentos de prosperidade nem nos desesperar nos momentos de problemas. Por um lado, devemos refrear a nossa arrogância pelo temor a Deus. Por outro lado, devemos nos agarrar à sua misericórdia naqueles momentos em que pensamos que ele está irado conosco.
Vivem seus dias preocupados com as coisas que ainda estão por acontecer e acabam sofrendo antecipadamente sem necessidade. Quando entendemos que o amanhã pertence a Deus, e nossas vidas estão em Suas mãos, podemos descansar e esperar que Ele cuidará para que todas as coisas cooperem para nosso bem.
Quem escreveu esse livro? A epístola declara que o autor é “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo” (Tiago 1:1). A tradição cristã afirma que esse Tiago, como Judas, era um dos filhos de José e Maria e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).
2 Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
Tiago aqui se refere à mudança externa pela qual devemos passar, as nossas atitudes e costumes. Enquanto a segunda fala da purificação interna, se referindo aos de "duplo ânimo", ou seja, os hipócritas. Tiago nos orienta a modificar, também, o nosso modo de pensar, termos um coração puro.
A Epístola de Tiago apresenta ensinos práticos e éticos para a vida cristã, da mesma maneira como o próprio Jesus mostrou que a fé deveria vir acompanhada de atitudes. Porém, alguns estudiosos bíblicos levantaram críticas à epístola de Tiago, como se essa fosse contrária à justificação pela fé.
A carta de Tiago é um escrito de caráter sapiencial, isto é, mostra a sabedoria do discernimento Cristão diante das situações. Dirigi-se a comunidade de judeus convertidos ao cristianismo, considerando os problemas que essas comunidades enfrentavam pelos fins do século I.
Aprendemos com Jesus que somos falhos e pecadores, e que somente Deus, que é santo, pode julgar os pecadores. Sendo assim, não devemos julgar uns aos outros, pois em nós mesmos há muito a ser julgado também.
Você não sabe que amizade com o mundo é inimizade com Deus? Tiago acaba de contrastar a sabedoria do alto, que é de Deus, com a sabedoria terrena, que é demoníaca. Ele observou que a sabedoria terrena provoca ciúmes e ambição egoísta, que por sua vez produzem desordem e toda e toda prática vil.
7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.
“Ao exercermos o indubitável poder do sacerdócio de Deus tendo em mente Sua promessa de ouvir e responder a oração da fé, não podemos esquecer que a fé e o poder de cura do sacerdócio não podem produzir um resultado contrário à vontade Daquele a Quem o sacerdócio pertence.
A Palavra de Deus orienta no livro de Tiago, capítulo 4, versículo 7, o que é preciso fazer para resistir às investidas do diabo: “Portanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” Segundo o dicionário, resistir significa opor-se ao adversário, não fugir, manter-se firme e não sucumbir ou ceder.
Significa que, se sou amigo de pessoas que não […] “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4.
Quem Escreveu Esse Livro? A epístola declara que foi escrita por “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo” (Tiago 1:1). A tradição cristã sustenta que Tiago, assim como Judas, é um dos filhos de José e Maria e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).