Por possuir ação antioxidante, o açafrão que ajuda a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
Quanto tempo o açafrão começa a fazer efeito no corpo?
O efeito da cúrcuma geralmente é visível dentro de um mês ou dois. No entanto, se uma pessoa deseja grandes efeitos, como redução da inflamação da pele e sintomas de depressão e ansiedade, levaria alguns meses para a cúrcuma tratá-los. No entanto, ajuda a ajudar na digestão assim que é introduzido no sistema do corpo.
Pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico do problema precisam evitar o uso prolongado da cúrcuma. Além disso, pacientes que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução das vias biliares (devido a pedras na vesícula) e distúrbios hemorrágicos não podem consumir a especiaria.
SAIBA QUAIS OS PERIGOS DO AÇAFRÃO DA TERRA! E conheça também os principais benefícios do açafrão!
Que doenças o açafrão combate?
Com substâncias essenciais para o nosso organismo, o açafrão consegue atuar em processos anti-inflamatórios, antioxidante e antienvelhecimento com muita eficiência. Alguns estudos apontam que o açafrão é capaz de prevenir Alzheimer e o surgimento de alguns tipos de câncer.
“Embora consumir açafrão em sua forma natural promova a saúde, o excesso pode causar dores de estômago , náuseas e tonturas. Especialmente, se você tomar cápsulas ou suplementos de açafrão em grandes quantidades, isso pode ser prejudicial à saúde.
Seus efeitos calmantes e de melhora do humor se devem a vários mecanismos de ação. Por exemplo, o açafrão aumenta os níveis cerebrais de importantes neurotransmissores que melhoram o humor, como a serotonina e a dopamina. Ele também modula a resposta ao estresse e exerce efeitos anti-inflamatórios no cérebro.
O açafrão é uma planta medicinal que tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo vários benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de TPM, ajudar no controle da diabetes, promover o emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.
No entanto, a dor que você sente pode estar aliviada bebendo água quente de açafrão todos os dias anteriormente de comer seu café da manhã. Isso acontece porque a açafrão contém curcumina, determinado criação químico que tem propriedades anti-inflamatórias e é eficaz contra os sintomas da artrite.
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.
Qual o benefício de tomar açafrão antes de dormir?
O chá de açafrão pode ser tomado antes de dormir, porque não contém cafeína, uma substância que tem ação estimulante, aumentando o foco e a concentração, e diminuindo o sono.
É indicada para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo. O rizoma da cúrcuma apresenta importantes princípios ativos benéficos à saúde. Atualmente, sabe-se que a cúrcuma apresenta uma série de propriedades farmacológicas importantes.
Preparar um chá de cúrcuma é simples. Misture uma colher de chá de açafrão em pó em água quente e adoce com mel ou limão, se desejar. Beba regularmente para combater a inflamação.
Incidência rara (>1/10.000 e <1/1.000) Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.
Algumas, como a cúrcuma, têm efeitos benéficos na redução da ansiedade. A curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, pode diminuir a ansiedade, alterando assim a química do cérebro e protegendo o hipocampo. Outra especiaria que a psiquiatra recomenda é o açafrão.
Por ser rica em antioxidantes, a cúrcuma ajuda a neutralizar radicais livres (moléculas cujo excesso é prejudicial a outras moléculas como DNA, lipídios e proteínas). Dessa forma, também pode atuar na preservação das células, tendo um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas – tal qual Alzheimer e Parkinson.
Apesar de oferecer diversos benefícios para a saúde, a cúrcuma é contraindicada em pessoas que estejam tomando remédios anticoagulantes ou que tenham bloqueio das vias biliares devido à presença de pedras na vesícula. Durante a gravidez ou período de amamentação, a cúrcuma deve ser usada somente sob orientação médica.
Indivíduos com úlceras gástricas, alergias à curcumina, histórico de obstrução dos ductos biliares, distúrbios hemorrágicos e aqueles sob medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo da cúrcuma. Grávidas, lactantes e crianças também estão incluídas nas contraindicações.
O açafrão contém antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, comumente associados a doenças crônicas como o câncer. Um estudo realizado em tubo de ensaio demonstrou que alguns compostos da especiaria conseguem combater as células cancerosas presentes no cólon, assim como impedem seu crescimento.
O AAS tem ação na coagulação do sangue aumentando risco de sangramento e também aumenta risco de úlcera gástrica. A cúrcuma também apresenta influência na cascata de coagulação. Uma cápsula apresenta dose concentrada de curcuma, que quando associado ao AAS, pode aumentar sim o risco de sangramentos.
A curcumina é um polifenol encontrado no açafrão-da-índia (Curcuma longa) e que faz parte de um grupo de componentes bioativos denominados curcuminoides. O composto tem ganhado destaque no combate a doenças inflamatórias intestinais.
O ácido cítrico presente no limão atua como um diurético natural, promovendo a eliminação de líquidos retidos e prevenindo cálculos renais. Quando combinados, açafrão e limão se potencializam, proporcionando ainda mais benefícios para o organismo.