Agnóstico: significado A Filosofia nos mostra que agnosticismo é a “doutrina que declara o absoluto ou as questões metafísicas inacessíveis ao espírito humano, por não serem passíveis de análise pela razão” (Dicionário Priberam).
Agnosticismo é a doutrina ou posição filosófica que afirma que a existência de algo além dos fenômenos da experiência, como Deus, é inacessível ao conhecimento humano.
Para os religiosos, agnóstico é aquele que não tem religião ou crença em algo. Para o agnóstico, o ser humano é aquilo que é sem estar submetido a uma ideia superior de controle ou transcendência, o mundo deve ser observado como algo racional e finito sem linhas ou ambientes imaginários.
O agnóstico, então, é a pessoa que adota essa linha de pensamento, ou seja, ela não crê ou deixa de crer em Deus, mas apenas não acredita que a razão humana possa provar a existência dele.
"A palavra Deus não é para mim mais que a expressão e resultado da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas veneráveis, mas primitivas", dizia Einstein no texto do documento posto hoje à venda, que foi enviado ao filósofo alemão Eric Gutkind.
Karnal explica a diferença entre ateu e agnósticos
Qual Deus Albert Einstein acreditava?
Albert Einstein afirmou “Eu acredito no Deus de Spinoza”. Ele não acreditava num Deus pessoal que se preocupasse com o destino e as ações dos seres humanos, uma visão que ele descreveu como ingênua. Ele ratificou, entretanto, que “não sou ateu”, preferindo chamar a si mesmo de agnóstico, ou de “descrente religioso”.
Como chama quem acredita em Deus mas não tem religião?
Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de um princípio criador, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. A interpretação de Deus pode variar para cada deísta.
Pessoas ateias, agnósticas, mas também sem religião com crença estão alocadas nessa mesma categoria. Tomando o espectro da autodeclaração como sem-religião, observa-se, nas últimas décadas, seja no Brasil ou no exterior, um significativo crescimento quanto ao número das pessoas que assim se identificam.
Enquanto o ateísmo envolve a falta de crença em deuses, o agnosticismo afirma que não é possível saber com certeza se divindades existem ou não, enfocando a questão do conhecimento, não da crença.
Em uma de suas declarações notáveis, afirmou: "Eu sou ateu porque considero improvável a existência de um Deus. Não só não há evidências de que um ser sobrenatural exista, mas acredito que a ideia de um Deus criador não é necessária para explicar o Universo."
Todos os seus biógrafos concordam que ao morrer, em abril de 1882, era [Darwin] um agnóstico, se não um ateu. Quando exatamente a fé foi perdida é matéria de debate. Ao desembarcar do Beagle em outubro de 1836, havia deixado de acreditar nos fatos descritos da Bíblia como verdadeiros.
A ampliação do conhecimento implica a diminuição do papel da religião. Perante a possibilidade de existência de Deus, Hawking é taxativo: “Somos todos livres de acreditar no que quisermos e é da minha opinião que a explicação mais simples é: Deus não existe.
A comunidade científica tende a distanciar-se de uma corroboração ou refutação de Deus. Atualmente não existe nenhuma prova científica conclusiva de existência ou inexistência de Deus, o que é perfeitamente coerente com a declaração de que Deus não faz parte do escopo analítico da Ciência.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
O Rio de Janeiro é o Estado com maior número de pessoas sem religião no país. De acordo com a segundo a pesquisa 'Retratos das Religiões no Brasil', divulgada hoje pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o percentual chega a 15,76%.
O panteísmo é uma posição espiritual, uma perspectiva. É possível ser um budista panteísta, um cristão panteísta ou até mesmo um ateu panteísta. Uma perspectiva panteísta nos ajuda a entender nosso lugar no Universo, nossa relação com Deus e a relação de Deus com a humanidade.