Muda sim! A depender do caso o tratamento ortodôntico pode impactar positivamente na face do paciente, melhorando o perfil facial e o relacionamento e exposição labial. Por exemplo, pacientes que se sentem protrusos (bicudos) são extremamente beneficiados pela Ortodontia.
O tratamento corrige as assimetrias dentoalveolares, nome que se dá à área que compreende dentição, tecidos e ossos da maxila e mandíbula. Após o uso das contenções da peça fixa ou móvel, a mordida geralmente se organiza com qualidade funcional e a posição dos dentes harmoniza a aparência.
Mas, de um modo geral, podemos dizer que após o tratamento ortodôntico, os dentes ficam totalmente alinhados e prontos para exercerem suas funções básicas com eficiência. Isso significa, que os problemas com fala e mastigação, tão comuns em casos de mordidas erradas, são eliminados.
Após a conclusão do tratamento ortodôntico, muitos pacientes vão notar mudança na sua aparência facial. A maior mudança ocorrerá no sorriso (alinhamento e nivelamento). Mudanças na aparência facial serão mais perceptíveis se o problema original for mais grave e envolvendo as bases ósseas(maxila e mandíbula).
Aparelho Ortodôntico muda a face? Adornare Odontologia em Santos
Quando coloca aparelho o rosto muda?
Muda sim! A depender do caso o tratamento ortodôntico pode impactar positivamente na face do paciente, melhorando o perfil facial e o relacionamento e exposição labial. Por exemplo, pacientes que se sentem protrusos (bicudos) são extremamente beneficiados pela Ortodontia.
Na primeira fase do tratamento com aparelho dentário a evolução é rápida, sendo visível o ajuste dos dentes. É normal que, ao fim do primeiro mês de tratamento, já consiga ver resultados no seu sorriso.
Chegou o momento mais esperado: a retirada do aparelho ortodôntico! Porém, esteja atento. Isso não significa que o tratamento ortodôntico está finalizado. Agora, será necessário usar outro dispositivo, mais simples do que aqueles que movimentavam os dentes: o aparelho de contenção.
Normalmente, a remoção do aparelho não causa dor e não é necessário realizar nenhum tipo de preparação para a visita ao dentista. A sensação ao retirar o aparelho costuma de ser de alívio, já que não há mais pressão nos dentes e a superfície dental fica lisa novamente.
Apesar de não ser possível estimar um prazo, normalmente o tratamento ortodôntico com aparelho fixo leva de cerca de 1 a 3 anos para ser concluído. Mas não se apegue a esse número! É apenas uma média. Preocupe-se com os acompanhamentos periódicos e as recomendações do seu dentista.
É comum sentir um pouco de dor na primeira vez em que o aparelho é colocado. Mas se a dor persistir por vários dias, o indicado é retornar ao dentista para conferir se está tudo bem e discutir uma solução para o problema. Nesse caso, ele pode afrouxar um pouco o aparelho. Isso não vai prejudicar o seu tratamento.
Quanto tempo demora para a boca se acostumar com o aparelho?
Você verá que se ter paciência e esperar esse primeiro mês, logo estará acostumada a usar o aparelho dentário. Ao fazer as manutenções, não haverá o incômodo igual o da instalação. Lembre-se de que é algo novo em sua boca e precisa ter o período de adaptação.
E é justamente nesta fase de adaptação que ocorrerá as maiores alterações na fala provocadas pelo aparelho ortodôntico. Em regra, os aparelhos que estão fixados nos dentes demandam mais facilidade para a fala e o paciente logo se acostumará.
É normal o rosto inchar depois de colocar aparelho?
É comum que algumas pessoas sintam que seus rostos estão mais inchados ou gordos logo após colocarem o aparelho ortodôntico. Existem algumas razões para isso: Inchaço inicial: Colocar um aparelho nos dentes pode causar algum inchaço nos tecidos ao redor da boca e das bochechas.
Quando tirar o aparelho o dente volta a ficar torto?
Essa é uma dúvida comum e que deixa muita gente com receio até de fazer o tratamento. A verdade é que sim: os dentes podem se desalinhar novamente após o uso do aparelho. E isso é até algo comum.
Como você acabou de remover o aparelho provavelmente alguns dentes se acomodaram e podem estar tocando antes de outros. Isso pode gerar uma sensibilidade nele e até a sensação do dente mais mole. Procure seu ortodontista o quanto antes para fazer um ajuste de sua mordida.
O ideal é que o paciente faça uma consulta com o dentista para examinar a sua saúde bucal e, a partir disso, receba a indicação do método adequado para a harmonização do seu sorriso. O tratamento dura no mínimo 8 meses, e a pessoa pode ficar com o dispositivo na boca por um período de até 30 meses.
Um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses, contudo esse tempo pode variar devido a diversos fatores. Algumas das variáveis podem ser a gravidade da má oclusão, a necessidade de extrações, a idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada.
A duração do tratamento ortodôntico varia de acordo com cada paciente e suas complexidades. Em média, no entanto, varia de 12 a 24 meses. O aparelho já começa a fazer efeito assim que instalado. Se você mora em Canoas ou Porto Alegre, agende agora sua avaliação periódica na Clinodente mais próxima.
Quanto tempo demora para ajustar a mordida com aparelho?
Quanto tempo demora para corrigir a mordida cruzada? Essa resposta também depende de um profissional, pois há vários tratamentos e cada um com seu tempo. O tratamento ortodôntico, por exemplo, pode durar de seis meses a dois anos, dependendo do diagnóstico do paciente.
A manutenção do aparelho causa uma pressão sobre os dentes, que podem deixar a dentina mais exposta a estímulos externos. Isso causa uma grande sensibilidade na região.
Uma dorzinha e um pouco de incômodo na boca são sensações normais. Até porque o aparelho tem a função de movimentar os seus dentes e não tem como fazer isso sem o paciente perceber. Mas muitos profissionais recomendam um analgésico para controlar todo esse desconforto.