Quanto ganha um jovem aprendiz no final do contrato?
O salário do Jovem Aprendiz deve ser de ao menos um salário-mínimo, para uma jornada de 40 horas semanais, que é permitida para aprendizes maiores de 18 anos. Para jornadas menores, o pagamento é feito de forma proporcional.O que o aprendiz tem direito na rescisão?
Rescisão antecipada – Fechamento da empresa (falência, encerramento das atividades ou morte do empregador)
- Saldo de Salário.
- Aviso Prévio.
- 13º Salário (integral/proporcional)
- Férias + 1/3 (integral/proporcional)
- FGTS (saque/multa)
- Indenização do art. 479 CLT.
Como se calcula a rescisão do jovem aprendiz?
Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!
- Acesse o menu Processos > Rescisões > Individual;
- Informe o código do Colaborador, no campo Demitido em, informe a data do desligamento;
- Selecione o Motivo como '31 - Término de contrato aprendiz';
- Conclua o cadastro da rescisão e clique em [Calcular];
Quanto um jovem aprendiz ganha de FGTS no final do contrato?
A empresa é responsável por depositar 2% do salário do aprendiz em uma conta vinculada ao FGTS. Ao final do contrato, o jovem aprendiz pode sacar o valor depositado na conta do FGTS, independentemente do motivo da rescisão.FIM DE CONTRATO! - VEJA AQUI A RESCISÃO DO JOVEM APRENDIZ (Vamos aos Cálculos!)
Quanto um jovem aprendiz ganha no final do contrato 2024?
Em 2024, o cálculo é o seguinte: Salário Jovem Aprendiz 6 horas = R$995,08.O que o jovem aprendiz recebe na rescisão?
É importante lembrar que o jovem aprendiz tem direitos semelhantes aos trabalhadores em regime CLT. Por isso, ao término do contrato, ele deve receber todas as verbas rescisórias, incluindo o saldo de salário, o proporcional de férias e 13º, além do direito ao saque do FGTS.Como funciona a rescisão de contrato de um jovem aprendiz?
O que o jovem aprendiz recebe se pedir demissão? No caso de pedir demissão, o jovem aprendiz tem direito a receber o salário proporcional, décimo terceiro e férias proporcionais. O jovem aprendiz não terá direito ao saque do FGTS, à multa rescisória de 40% e ao aviso prévio.Qual o prazo para pagamento da rescisão do jovem aprendiz?
O prazo para o pagamento das verbas rescisórias, independentemente do motivo da rescisão do contrato de aprendizagem, é de até 10 (dez) dias após o término, conforme artigo 477, § 6° da CLT. Deste modo, seja em razão de término ou rescisão antecipada, o prazo para pagamento das verbas rescisórias será o mesmo.Como calcular o FGTS de um jovem aprendiz?
O cálculo mensal do FGTS é sempre 8% para a maioria dos trabalhadores, basta multiplicar o salário bruto por 8%. Para jovens aprendizes o percentual é de 2%. Para trabalhadores domésticos, o percentual é de 11,2% (8% de depósito mensal e 3,2% referente a antecipação do recolhimento rescisório).Qual é o valor da rescisão de um jovem aprendiz?
Rescindido o contrato por prazo determinado sem justa causa e antes do inicialmente previsto, o jovem aprendiz tem direito à indenização equivalente à metade da remuneração que receberia até o término do vínculo empregatício.Qual o valor das férias de um jovem aprendiz?
Remuneração: Assim como qualquer outro trabalhador regido pela CLT, o jovem aprendiz tem direito a receber sua remuneração de férias acrescida de um terço, conforme prevê a legislação trabalhista brasileira.Quando o jovem aprendiz tem direito a seguro-desemprego?
O que é o programa Jovem AprendizPara ter acesso ao seguro-desemprego, o jovem precisa cumprir alguns requisitos, como: não ser demitido por justa causa; não ter outras fontes de renda; ter trabalhado por um período mínimo de 12 meses (contínuo ou não), seguindo um prazo de 18 meses que antecede a demissão.
Como funciona o Menor Aprendiz 2024?
Na prática, o jovem trabalha efetivamente 4 dias da semana e dedica 1 dia para as atividades de capacitação teórica. Qual a carga horária diária e semanal do jovem aprendiz? A jornada de trabalho do aprendiz deve ser de até 6 horas diárias, 30 horas semanais.Quantas vezes o jovem aprendiz pode faltar?
Se o aluno não tiver tido mais que 5 faltas, poderá ter direito a 30 dias de férias; Se o aluno tiver de 6 a 14 faltas, poderá ter direito a 24 dias de férias; Se o aluno tiver de 15 a 23 faltas, poderá ter direito a 18 dias de férias; Se o aluno tiver de 24 a 32 faltas, poderá ter direito a 12 dias de férias.Quais são os direitos trabalhistas do jovem aprendiz?
Conheça 15 direitos do jovem aprendiz
- Diferenças para o estágio. ...
- 1) Carteira de trabalho assinada. ...
- 2) Jornada de trabalho reduzida. ...
- 3) Salário mínimo proporcional as horas trabalhadas. ...
- 4) Férias remuneradas. ...
- 5) Férias coletivas são licença remunerada. ...
- 6) 13º salário. ...
- 7) Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)