Briga contra o rebaixamento na Série A: Agora, o Bahia pode escapar do rebaixamento somente vencendo ou empatando na próxima rodada, em confronto diante do Atlético-MG.
O Bahia precisa vencer e torcer pela derrota de, ao menos, um dos outros dois concorrentes à 17ª colocação. Se empatar, pode se complicar, mas ainda é possível não ser rebaixado.
O que o Bahia precisa fazer para não ser rebaixado?
Quantos pontos o Bahia tem que fazer para não cair?
De quantos pontos o Bahia precisa para não cair? Levando em consideração a “pontuação mágica”, o Bahia ainda precisa mais do que dobrar seu número de pontos, faltando apenas 16 rodadas. Isso porque, o Esquadrão atualmente possui 22 pontos e, para chegar em 45, precisa somar mais 23 pontos.
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bahia terá apenas 0.6% de risco de rebaixamento se atingir a pontuação no Brasileirão 2023. Para chegar lá, os comandados pelo técnico Rogério Ceni terão que vencer seis partidas e empatar duas para somar 20 pontos nas 14 rodadas restantes.
Isso significa que para todos os times fora da zona de rebaixamento atualmente, são necessárias no máximo mais quatro vitórias, na teoria, para chegar a uma pontuação em que há quase 70% de chances de permanência.
O Bahia é o terceiro colocado, com 52 pontos, sete acima do Londrina, que é o primeiro time fora do G-4 neste momento. Já o Operário-PR fica em 19º, com 31 pontos, quatro abaixo do Guarani, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Veja a classificação completa da Série B.
Na beira do Z-4 e com Santos e Vasco colados e embalados, o Tricolor precisa de um aproveitamento superior ao atual nos 14 jogos restantes do Brasileirão para se garantir na elite em 2024.
Quantos pontos são necessários para evitar o rebaixamento?
Anualmente, os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fazem levantamentos com as estatísticas do Campeonato Brasileiro. Um dos estudos avaliou a pontuação necessária para não ser rebaixado. De acordo com o estudo, 38 pontos ou menos garantem a queda de qualquer time no Brasileirão.
O que o Corinthians precisa fazer para não ser rebaixado?
Desde 2006, o 17º colocado do Brasileirão – primeiro a escapar do rebaixamento – teve a média de 41,5 pontos desde 2006. No caso do Corinthians, para chegar aos 41 pontos e não ser rebaixado, o time precisa aumentar seu aproveitamento nos jogos finais. São necessários cerca de 16 pontos, com um aproveitamento de 44,5%.
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.
O único cenário que rebaixa o Bahia com uma rodada de antecedência envolve uma derrota tricolor para o América-MG. Além disso, outros dois resultados precisam combinar: Santos precisa vencer o Athletico (em Curitiba); Vasco precisa vencer o Grêmio (em Porto Alegre);
Quem tem mais chances de ser rebaixado no Brasileirão?
Portanto, de acordo com o site UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Atlético-GO é o time com mais chances de cair, com quase 99%. Decerto, além do Dragão, outros dez clubes ainda tem porcentagens para cair a segunda divisão em 2025.
Entre 2006 e 2017, período em que 20 clubes passaram a participar da disputa da 1ª divisão, só o Coritiba caiu com 45 pontos ganhos. O Coxa foi rebaixado em 2009, ficando atrás do Fluminense por apenas um na tabela, mesmo tendo obtido uma vitória a mais no certame: 12 a 11.
Para o Bahia, só o triunfo interessa, após a derrota no Barradão. E, para ser campeão nos 90 minutos, o Esquadrão precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Caso vença por vantagem simples, a decisão do campeão baiano de 2024 será na disputa de pênaltis. O empate dá o título para o Vitória.