Tudo começa quando os besouros fazem a bolinha fecal. Depois de prontas, elas são enterradas nos túneis cavados pelos “rola-bosta” e então os ovos são depositados lá dentro. A larva se desenvolve e depois se transforma em pupa. Ao final, o adulto emerge e assim o ciclo se inicia.
De acordo com o site, a explicação mais comum dada por especialistas é algo chamado de “posição de flexão”. Um inseto morto (ou quase morto) não aguenta a tensão em seus músculos da perna, e, naturalmente, caem em um estado de relaxamento. Neste estado, as pernas vão “enrolar”, fazendo com que o inseto vire.
Quando perseguido por um predador, ele solta um jato líquido tóxico e escaldante… Pelo traseiro. O “pum” do besouro só é produzido quando ele precisa, em situações de perigo. No abdômen do bichinho, duas glândulas estocam dois ingredientes: hidroquinona e peróxido de hidrogênio.
Seus ovos São colocados em sacarias, fendas ou alimentos, minúsculos, claros e recobertos por uma substância viscosa. As fêmeas depositam de 400 a 500 ovos. Estes insetos, muitas vezes, são responsáveis pela perda total em armazéns de todo o mundo.
Os besouros passam por uma metamorfose completa, ou seja, as larvas não se assemelham em nada aos adultos, e devem passar por uma fase de pupa antes de atingirem a fase adulta. As larvas possuem peças bucais mordedoras e se alimentam principalmente dos mesmos alimentos que os adultos.
A reprodução dessas espécies tem como fator principal a presença de fezes. Tudo começa quando os besouros fazem a bolinha fecal. Depois de prontas, elas são enterradas nos túneis cavados pelos “rola-bosta” e então os ovos são depositados lá dentro. A larva se desenvolve e depois se transforma em pupa.
Use velas de citronela ou incenso para espantá-los. Outros aromas, como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda também funcionam. Em casas com varandas, a utilização de telas e armadilhas podem ajudar. Neste caso, telas finas, papel com cola e ou com superfícies que emitem choques elétricos podem ajudar.
A presença do inseto, dessa maneira, pode ser interpretada como um "aviso" de que estamos passando por uma fase de renovação espiritual ou que é chegada a hora de abandonar velhos padrões de pensamento e comportamento. Isso para termos uma versão melhor e mais autêntica de nós mesmos.
Besouros da terra gostam de saborear lesmas, caracóis, lagartas e outros insetos que passam o tempo rastejando no chão. Eles são incrivelmente vorazes também. Uma larva de besouro terrestre vai comer até cinquenta lagartas com facilidade. Como atraí-los: comece uma pilha de compostagem e plante muitas plantas perenes.
Onychocerus albitarsis, conhecido como besouro-escorpião, é o único considerado venenoso e capaz de picar pelos ferrões que compõem as antenas. Segundo zoólogo da Unesp de Botucatu, ele foi achado pela primeira vez em Botucatu e Boituva.
Esses besouros tem grande importância ecológica porque participam do processo de eliminação de fezes e carcaças de animais. Eles atuam ainda como recicladores de nutrientes e, por isso, são benéficos para a agricultura e pecuária.
O mecanismo que permite o voo dos besouros é o conjunto dos dois pares de asas que eles têm e a musculatura vigorosa. O primeiro par de asas (os élitros) desses insetos da ordem Coleoptera fica em posição superior e é bastante endurecido.
São comumente conhecidos como besouros e a maios parte das espécies são fitófagas, ou seja, se alimentam de plantas (raízes, folhas, flores, frutos e grãos de pólens), sendo muitas delas importantes na polinização de plantas.
Mais adiante, nós vamos ficar sabendo que Besouro é filho de Ogum, de quem recebe a proteção do corpo fechado. Sobre o orixá da guerra, destaca-se também o aspecto da ambivalência. Na hierarquia dos orixás, Ogum, por suas características, é o que mais se aproxima de Exu.
Os besouros rodopiantes têm um olho acima e outro abaixo da superfície da água. O besouro rodopiante caça na superfície da água, com um olho submerso na água para caçar presas, enquanto o outro olho fica acima da água para vigiar os predadores.
Sintomas: Os adultos se alimentam de folhas e frutos, causando redução da área fotossintética das folhas e perfurações nos frutos, danos que acarretam em redução da produção.
Outra alternativa para o controle de besouros numa plantação é o uso da Calda Sulfocálica, que atua como inseticida e pesticida orgânicos, criando uma camada protetora e protegendo as plantas, não só do ataque de besouros, mas também de fungos e ácaros.
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda ajuda a afugentar os insetos.
Mantenha portas e janelas fechadas: deixar os acessos bloqueados é a melhor forma de impedir a entrada de bichos em casa. Outra dica é colocar telas de proteção nas janelas, no estilo de mosqueteiros, e proteções na parte inferior das portas. Pronto, assim fica fácil manter os insetos longe de casa!
"O significado espiritual do besouro verde está fortemente conectado com a esperança. Essa é uma das grandes características dessa tonalidade. . A aparição do besouro verde, alinha os seus sonhos com perspectivas e expectativas positivas que estão a caminho. .
Nesse processo natural de reprodução, após a fecundação, as fêmeas depositam os ovos e encerram seu ciclo de vida. É um período que normalmente se inicia em outubro e prossegue até fevereiro, mas possivelmente, a partir da segunda quinzena de dezembro, os besouros começam a desaparecer.
De acordo com Alexandre Jordão, pesquisador em entomologia, a chegada dos insetos está ligada a uma série de fatores, como mudança de estação, umidade do ar, presença de gado na região e até períodos em que a lua esteve escondida – já que os besouros procuram por fontes de luz.