Determinação e Persistência: Os cavalos são animais conhecidos por sua determinação e persistência. Eles são símbolos de perseverança e da capacidade de enfrentar desafios com coragem e dedicação. Um quadro de cavalo pode inspirar a persistência e a busca pelos objetivos, lembrando-nos de nunca desistir.
Desde tempos muito remotos que a simbologia do cavalo está associada à passagem e ao transporte da alma para o mundo dos mortos, ou, no mundo mitológico da fantasia, para a lua. Era, por esta razão, visto como um prenúncio da morte quando era de cor branca e aparecia durante os sonhos.
É importante ressaltar que o cavalo, para Jung (1991), representa a parte psíquica do inconsciente. Ele enfatiza a presença desse animal no folclore e explica que há os cavalos denominados clarividentes e os clariaudientes, que podem falar, inclusive.
Energias: Liberdade e Movimento: Os cavalos são conhecidos por sua graça e velocidade, simbolizando a liberdade e a capacidade de se mover rapidamente. Como animal de poder, o cavalo pode representar a busca pela liberdade e a habilidade de avançar na vida.
O cavalo tem enorme importância na história do homem. Serviu de transporte como montaria, ou puxando carroças, carruagens, bondes. Moveu o arado, foi usado nas guerras. Por isso esse animal, símbolo de força e beleza está no programa desse sábado (27).
"Esses animais são dotados de uma sensibilidade excepcional, frequentemente referida como um sexto sentido. Sua percepção é aguçada: possuem visão apurada, olfato sensível, tato apreciável, audição aguçada e um senso de paladar apurado", explica Andréia Kely R.
As referências que se lêem nas Sagradas Escrituras dizem respeito ao cavalo de guerra, à exceção, talvez, da passagem de is 28.28, onde se mencionam cavalos para fazer a debulha do trigo. A bela descrição poética em Jó 39.19 a 25 aplica-se somente ao cavalo de guerra. os primitivos hebreus não tinham cavalos.
O termo cavalo é utilizado quando se faz uma referência a uma pessoa no estado de transe com sua entidade, ai fala-se "fulano é cavalo de pai Benedito" - ou então, quando a frase é dita ao guia, "tomar conta" ou "não maltratar o seu cavalo" e, por fim, quando o próprio guia fala "o meu cavalo".
Dentro da dimensão religiosa, do Candomblé e da Umbanda, “Cavalo” é o veículo com o qual o mundo espiritual se comunica com o mundo terreno; é a entidade, sem limites internos ou externos, portadora, na maior parte das vezes, de esperança, consolo e boas novas.
Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim. Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
Espiritualidade e Intuição: Em algumas tradições espirituais, os cavalos são associados a uma conexão mais profunda com a intuição e o mundo espiritual. Eles representam a sabedoria interior e a capacidade de acessar níveis mais elevados de consciência.
Além de transporte do ser humano, o cavalo é usado no transporte de cargas e no trabalho com o gado. Nos dias atuais, é muito usado também em: hipismo, adestramento, polo, salto, vaquejada e rodeio.
Se o cavalo for tranquilo, é sinal de que sua vida sexual está em ordem. Se for espantado, indica que algo errado anda acontecendo com sua vida íntima. Cavalo relinchando significa que conhecerá alguém importante. Cair de um poderá indica que pode ter perdas financeiras.
O cavalo, por causa de seu poder de clarividência e de seu conhecimento do Outro-Mundo, desempenha igualmente um importante papel nas cerimônias xamânicas.
Eles possuem uma visão periférica muito ampla, sendo capazes de identificar ameaças facilmente. Por outro lado, a posição lateralizada de seus olhos restringe sua visão binocular, ou seja, as áreas em que ambos os olhos “alcançam”. Na prática, isso significa que o seu senso de profundidade é bastante limitado.
O cavalo Feng Shui é o símbolo de proteção e sucesso. Colocar em casa ou no escritório pode trazer sorte e boa sorte, proteger sua casa e afastar a má sorte. Também é um bom presente e coleção pessoal. Ótimas decorações para casa e escritório.
O cavalo nos incentiva a desenvolver nossa força física, mental e emocional, acreditando em nossas habilidades e enfrentando os desafios da vida com coragem. Além disso, o significado espiritual do cavalo é de liberdade e movimento.
O médium na Umbanda é chamado de cavalo porque o espírito toma seu mental e também o corpo, diferente do kardecismo que o espírito toma só o mental do médium.
Logunedé tem como símbolos o Cavalo-Marinho (animal cujo macho transporta os embriões em sua barriga), que ganhara de sua avó Iemanjá, o Pavão - o qual se transmuta assim como sua mãe Oxum, o Lírio, a flor de forte odor - que Oiá o encontrou envolvido quando Oxum o abandonou.
17 O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. 16 Mas dizeis: Não; antes sobre cavalos fugiremos; portanto fugireis; e, sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; por isso os vossos perseguidores também serão ligeiros.