Qual é o papel da CEP?
Um CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.Quais tópicos devem ser avaliados pelo CEP?
Nos termos da Resolução n. 466/12, todo e qualquer projeto de pesquisa relativo a seres humanos (direta ou indiretamente) deve ser submetido à apreciação de um CEP. Vale ressaltar que incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.Que tipo de pesquisa precisa passar pelo CEP?
Toda pesquisa que envolverá seres humanos, direta ou indiretamente, necessita passar previamente pela apreciação do CEP. Da mesma forma, o estudo piloto ou pré-teste de pesquisas desta natureza devem ser previamente analisados pelo CEP.Qual é a função dos Comitês de Ética?
Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) são colegiados multi e transdisciplinares que atuam em todas as instituições que realizam estudos envolvendo seres humanos no Brasil, com o propósito de resguardar os interesses, a integridade e a dignidade dos sujeitos da pesquisa.Pesquisas que NÃO precisam ser submetidas no COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP)!
Quais são as infrações éticas?
Maus tratos, falta de urbanidade, assédio moral, desídia, procrastinação, perseguição no ambiente de trabalho, discriminação, utilização indevida de recursos públicos são apenas alguns exemplos de infrações ao Código de Ética.Quais trabalhos precisam passar pelo Comitê de ética?
Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), inclusive os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.Qual a finalidade da CEP?
O CEP (Código de Endereçamento Postal) é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, que orienta e acelera o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios ...Quando não precisa passar pelo Comitê de ética?
Alguns exemplos que não necessitam passar pela avaliação: pesquisa eleitoral, pesquisa censitária, pesquisa de mercado, sem acesso às identidades pessoais....Qual a punição ao pesquisador caso não tenha o projeto aprovado pelo Comitê de ética?
Quando um protocolo recebe parecer “Não aprovado”, o pesquisador pode enviar recurso (atualmente não existe prazo para o envio do recurso) OU o pesquisador pode submeter novamente o mesmo protocolo (com um novo título) como nova submissão (também sem prazo estipulado).Quais são os princípios do CEP?
Zelar pelos princípios da impessoalidade, transparência, razoabilidade, proporcionalidade e eficiência, dentro dos prazos estabelecidos em norma operacional, evitando redundâncias que resultem em morosidade na análise; Manter a comunicação permanente com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).Quais pesquisas não necessitam de aprovação pelo sistema CEP-CONEP?
As pesquisas envolvendo apenas dados de domínio público que não identifiquem os participantes da pesquisa, ou apenas revisão bibliográfica, sem envolvimento de seres humanos, não necessitam aprovação por parte do Sistema CEP-CONEP. Do contrário, faz-se necessária a submissão ao CEP institucional para apreciação.Quais os principais motivos que levam um projeto a não ser aprovado no CEP?
8. Quais os principais motivos que levam um projeto a não ser aprovado no CEP? Na maior parte das vezes os projetos não são aprovados em virtude da inobservância de alguns detalhes. Para se certificar de que seu projeto está adequado e cumpre todas as exigências regulamentares, verifique a resolução CNS 510/16.O que deve ser submetido ao CEP?
Nos termos da Resolução n. 466/12, todo e qualquer projeto de pesquisa que envolva pesquisa com seres humanos (direta ou indiretamente) deve ser submetido à apreciação de um CEP. Vale ressaltar que incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.Qual é a importância do CEP?
Ele é usado especialmente para garantir previsibilidade e eliminar riscos ou surpresas durante a execução do serviço. O principal objetivo desse controle é padronizar e estabilizar o processo. Dessa forma, é possível otimizar recursos e melhorar a qualidade da entrega final.Quais as responsabilidades de um pesquisador ao lidar com um CEP?
2, cabe ao pesquisador: - Apresentar o protocolo devidamente instruído ao CEP ou à CONEP, aguardando a decisão de aprovação ética, antes de iniciar a pesquisa. - Elaborar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. - Desenvolver o projeto conforme delineado.Qual a função do CEP Comitê de Ética em Pesquisa?
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões ...Precisa de CEP para relato de caso?
Todo Relato de Caso deve ser submetido ao CEP da Instituição, pois, o foco principal da avaliação do Comitê é verificar se os instrumentos de pesquisa (questionário, exames físicos, entrevistas, imagens e/ou procedimentos realizados) resguardaram o participante em relação aos riscos (necessidade de base científica para ...Quais são as responsabilidades dos investigadores em relação aos ceps?
Também são descritas nessa parte do guia as responsabilidades do investigador em relação à comunicação com o CEP, aderência ao protocolo proposto, manuseio do produto em investigação, procedimentos de randomização, obtenção do consentimento informado, manutenção de arquivos, emissão de relatórios parciais e finais e ...Quando passar pelo Comitê de ética?
Como sei que meu projeto deve passar pelo Comitê de Ética? R: Quando envolve animais ou seres humanos, diretamente (entrevistas, experimentos com animais, coleta de células, amostras de tecidos humanos ou animais, etc.)Qual a lógica do CEP?
Atualmente, o CEP é composto por oito dígitos, cinco de um lado e três de outro. Cada algarismo do CEP possui um significado. Da esquerda para a direita, os números indicam a região, sub-região, setor, sub-setor, divisor de sub-setor e identificadores de distribuição (três últimos algarismos).Quando utilizar o CEP?
Quando usar um Controle Estatístico do Processo (CEP)?Prever o intervalo esperado de resultados de um processo. Determinar se um processo é estável (no controle estatístico). Analisar os padrões de variação do processo de causas especiais (eventos não rotineiros) ou causas comuns (incorporadas ao processo).
Quais pesquisas não precisam passar pelo CEP?
O entendimento desta Comissão é de que as pesquisas de opinião pública, sem possibilidade de identificação do participante, não devem ser submetidas à apreciação pelo Sistema CEP/Conep.Quando se faz necessário um trabalho científico passar pelo Comitê de ética em pesquisa?
“Em geral, é obrigatória a submissão de todas as pesquisas científicas que envolvam, direta ou indiretamente, a coleta de dados com seres humanos, objetivando a publicização dos seus resultados, seja em meios impressos, como artigos ou livros, ou em exposições de painéis, trabalhos e seminários em eventos científicos”, ...Quais são os tipos de pesquisa?
Existem dois tipos de pesquisa de acordo com seu propósito:
- Pesquisa Teórica.
- Pesquisa Aplicada.
- Pesquisa Exploratória.
- Pesquisa Descritiva.
- Pesquisa Explicativa.
- Pesquisa Quantitativa.
- Pesquisa Qualitativa.
- Pesquisa Experimental.