De acordo com um novo estudo, fumantes sentem tal sensação porque fumar estimula o fluxo de substâncias químicas no cérebro associadas à “sensação boa”. O sistema do cérebro afetado é o mesmo estimulado pela morfina e heroína.
As pessoas também podem fumar como uma forma de lidar com as emoções ou sentir-se melhor diante de algum problema. Dessa forma, algumas pessoas podem dizer que fumar dá prazer e é relaxante, outras podem justificar falando que o cigarro lhes anima e, assim, fica mais fácil se relacionar com os outros.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ...
O uso do tabaco continua sendo líder global entre as causas de mortes evitáveis e um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e diabetes.
O fumo causa cerca de 50 doenças diferentes, como por exemplo: Doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. Câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
Os múltiplos efeitos positivos reforçadores da nicotina como melhoria do estado de humor, diminuição da ansiedade; aumento de concentração, pensamento e aprendizagem (Lopes & cols., 2002) têm a capacidade de auxiliar, pelo menos momentaneamente, as pessoas com transtornos mentais.
Os efeitos do consumo do tabaco é semelhante ao efeito do álcool. Nos dois casos, é comum que o usuário se sinta sonolento. Porém, essas substâncias são estimulantes e agem no organismo durante horas após o uso, o que perturba o sono.
Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.
Um dos efeitos do consumo do cigarro é o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio. O tabaco é uma das principais causas de morte no mundo. Isso se deve pelo fato de que seu consumo pode causar diversos problemas de saúde, como diversos tipos de câncer.
Fumar esporadicamente é prejudicial? Os tabagistas esporádicos apresentam maior risco de mortalidade do que as pessoas que não fumam, mesmo que fumem apenas alguns cigarros por mês. Portanto, todos os fumantes devem parar, independentemente de quão esporadicamente fumem.
Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.
Isso porque algumas pessoas acreditam que é sim possível fumar e ao mesmo tempo ter pulmões saudáveis, já outras discordam totalmente. Mas, afinal, quem está certo? Ainda que seja muito raro, é realmente possível que alguns fumantes tenham os pulmões limpos caso o usuário pare de fumar.
Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central que modificam o estado emocional e comportamental do fumante.
Após 1 ano: o risco de infarto reduz pela metade. Após 10 anos: o risco de infarto é igual ao das pessoas que nunca fumaram; o de câncer de pulmão também é reduzido à metade.
Alguns fumantes revelam que fumar ajuda a aliviar o estresse e a depressão. Os efeitos neuroquímicos da nicotina incluem a liberação de dopamina, noradrenalina e serotonina, semelhantes aos efeitos de alguns antidepressivos (Jones & Benowitz, 2002).
Trabalhadores pobres de Sevilha picavam restos de charuto na rua e enrolavam em papel. Criando esse “charuto alternativo” teríamos o estabelecimento dos primeiros cigarros de toda a História.
Os riscos de câncer, enfisema pulmonar e bronquite crônica são ainda maiores, já que o cigarro de tabaco promove mais danos à saúde do que o comum, afirma o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica do Tabaco da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).
De acordo com um novo estudo, fumantes sentem tal sensação porque fumar estimula o fluxo de substâncias químicas no cérebro associadas à “sensação boa”. O sistema do cérebro afetado é o mesmo estimulado pela morfina e heroína.
4. Pele mais saudável. Se você quer que a sua pele aparente ótima, então é melhor abandonar os cigarros. O WebMD indica que o fumo afeta o tom da pele, promove a flacidez e, naturalmente, faz com que rugas apareçam em torno da área do lábio.
Não demora muito para que os efeitos do cigarro danifiquem o corpo. Na verdade, leva apenas cinco a sete dias. Desde que um cigarro enche seus pulmões com substâncias químicas perigosas, os pulmões não conseguem recuperar-se totalmente.
Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.
Bem, o tabaco é rico em uma substância chamada nicotina, que estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina.