O que o Exu Caveira faz na vida da pessoa de ruim?
Como Exu Caveira auxilia a vida das pessoas? Sua principal função é o combate às energias negativas. Ele também faz o necessário para que os espíritos desencarnados não regridam em seus conhecimentos e possam evoluir.
Exú abre caminhos. Essa entidade representa as novas estradas, oportunidades, a vida e determinação. Contudo, por ser um protetor fiel, ele auxilia no encontro da melhor trilha a ser percorrida.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
Exu Caveira, ou Exu 7 Caveiras, é um exu que atua dentro da calunga pequena, trabalhando tanto no reino das almas quanto no reino dos cemitérios. Dizem que Exu Caveira foi nomeado pelo nosso Pai Oxalá para cuidar do desencarne do ser humano, sendo que é dele o dever de fazer cumprir o karma dos desencarnados.
Exu Caveira se apresenta, normalmente, como uma caveira grande, alta, vestida de preto e trazendo alguma arma na mão, como foice, tridente, espada, gládio, elmo ou escudo; a arma escolhida varia de acordo com a ocasião e o trabalho a ser realizado.
O que o Exu Caveira pode fazer na vida de uma pessoa?
O que Exu faz na vida da gente?
Assim, ele faz a ligação entre Olodumaré e os seres humanos, atuando como mensageiro, intermediário e participando do princípio de tudo o que vier a existir. Como diz o ditado: "Sem Exu, não se faz nada". Por toda essa importância, Exu é o Orixá que recebe as oferendas em primeiro lugar pelos adeptos do Candomblé.
Exu (em iorubá: Èṣù) é o Orixá da comunicação e da linguagem: assim, atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, dentre outras muitas atribuições.
Por que a figura de Exu foi demonizada no Brasil? A demonização começa na África com a chegadas dos europeus. O Exu já na África sofre grande sincretismo. Como é o orixá mensageiro do panteão foi sincretizado com outra entidade Elegbara, o mensageiro do panteão dos povos fon, que deram origem ao Jeje brasileiro.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.
Exu é um Orixá primordial ligado à ordem, ao movimento, à comunicação e à fecundação, responsável por abrir caminhos, vigiar mercados e habitar encruzilhadas. Exu é considerado o primórdio da criação suprema. A história de Exu inclui desavenças com Obatalá, mas revela uma amizade profunda entre os dois.
Exu Caveira é uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido.
Seu exu caveira tem mistério e comanda o cemitério, mas ele tem feitiço e este tem muito axé. exu caveira gargalha enquanto brinda a nossa ordinary bitter, uma cerveja clara, de corpo e teor alcoólico baixos. uma cerveja leve e refrescante, sem perder o sabor que deve ter.
Em outras palavras, Exu é “inimigo” de nossas fraquezas, atua no nosso lado sombra, trazendo à superfície psíquica, numa espécie de catarse, emoções, sentimentos e atitudes que bloqueiam nosso crescimento interno e a vida no plano físico.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Isso significa que, ao contrá- rio daqueles, exus e pombas-giras são vistos como perigosos e maus ou ao menos potencialmente capazes de atuar maleficamente. Constituem a categoria mítica mais controversa para os umbandistas e a mais instigante para os pesquisadores.
Manifesta-se como um sopro que conduz a fala e o gesto. É animado por um dinamismo que o movimenta e o faz circular. Quando representado por Exu, é o akotô, o caracol espiralar, símbolo autoexpansivo de crescimento.
Há vários Exus para diversas funções/interesses. Sua atuação se refere às esferas da saúde, financeira, afetiva (motivos pelos quais mais são procurados) e sexual.
Esquecem facilmente as ofensas, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar. Gostam da rua, das festas e das conversas intermináveis, comportamento próprio de um orixá que é só alegria.
Exu Caveira - serventia direta de Obaluaê. Exu gira-mundo - serventia direta de Xangô. Exu Pomba gira(são várias mas regidas por Yemanjá e cruzada com outros orixás) - serventia direta de Yemanja.
Em terra quando um médium está incorporado com um espirito que trabalha na linha de Exu Caveira, ele pode pedir um bife apenas passado no azeite de dendê. Gosta de whisky mas pode beber cachaça, e fuma charutos de boa qualidade.