O que o filme Rio fala sobre o tráfico de animais?
O filme "Rio", dirigido por Carlos Saldanha, retrata os maus-tratos às aves que são submetidas ao comércio ilegal de animais silvestres, de modo que a quase extinção da arara-azul na natureza torna o animal dependente do ser humano.
Qual é a mensagem que o filme Rio destaca sobre os animais?
Na animação Rio 2, os animais são representados como seres racionais, a fim de simular como se sentem sendo vítimas da ganância e da irresponsabilidade dos seres humanos. A história principal foca em um casal de araras azuis, Blue e Jade, que foram unidos intencionalmente a fim de evitar a extinção de sua espécie.
O filme Rio (2011) debate a ecologia, também considerada uma instituição social; nesse caso, pode-se destacar a preservação das espécies e o cuidado com o meio ambiente.
Com o filme, podemos abordar: a fauna brasileira, o tráfico de animais silvestres, as espécies em extinção, a cultura popular brasileira (particularmente a fluminense), a dificuldade dos animais que vivem domesticados de se adaptarem ao habitat natural, entre diversos outros assuntos.
“Rio” retrata a história de uma ararinha-azul chamada Blu que ao nascer foi capturada na floresta do Rio de Janeiro e levada para a ilha de Minnesota, nos Estados Unidos. Lá foi criada por Linda, sua protetora, que cuidava muito bem da ave e tinha muito carinho pelo animal.
Baseados em Fatos Reais FILME COMPLETO HD Dublado 2019
Qual a crítica central do filme Rio?
A história é bem boa, ela é bem cativante do começo até o fim e também a é uma representação perfeita do Rio de Janeiro, a personalidade e até o jeito de falar dos personagens são muito características do Rio. Esse filme também passa uma vibe muito boa, eu me senti muito bem assistindo esse filme.
Os alunos podem refletir sobre o que movimenta o tráfico de animais. O filme mostra, por exemplo, como a miséria incentiva o comércio ilegal de animais, com a captura de aves silvestres para venda sendo uma alternativa de renda para populações carentes.
Qual é a mensagem principal transmitida pelo filme Rio em relação ao meio ambiente?
O vínculo ao valor ético é o foco central do filme destacando-se então a mensagem contra o tráfico de animais silvestres. Porém, o filme Rio comete alguns deslizes ao retratar de forma equivocada as características e origens de alguns personagens, no caso as aves.
Filme nacional “Mundo Cão” aborda o tema de maus-tratos e sacrifícios de animais. Estreia, nesta quinta-feira (17/03), nas salas de cinema do País, o filme “Mundo Cão”, do diretor Marcos Jorge.
O filme nos remete a confusão que se instala, quando a discussão é sobre a ararinha azul. Blu e Jade parecem fazer parte de espécies distintas. Das quatro espécies de ocorrência no Brasil, duas já estão extintas da natureza e as outras duas fazem parte da lista de animais ameaçados de extinção.
O filme "Rio", dirigido por Carlos Saldanha, retrata os maus-tratos às aves que são submetidas ao comércio ilegal de animais silvestres, de modo que a quase extinção da arara-azul na natureza torna o animal dependente do ser humano.
A melhor animação de 2011. Personegens cativantes e apesar de ser um filme voltado ao público infantil, tem um estória muito inteligente. Não tenho do que reclamar, diferente de tudo (claro, retrata o Brasil), com certeza merecia o Oscar. Um desenho diferente, bonito e atraente!
Como ocorre o tráfico de animais silvestres no Brasil?
O tráfico de animais no Brasil é intensificado graças a biodiversidade que o país apresenta. O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores.
Em "Rio 2", a premissa é quase a mesma. As ararinhas-azuis —que, na realidade, é uma espécie brasileira extinta na natureza— decidem seguir seus donos humanos até a Amazônia. Blu, Jade e seus três filhotes passam por pontos turísticos do Brasil, como Ouro Preto e Brasília, e chegam à floresta.
Qual é a mensagem principal transmitida no filme Rio 2?
Rio 2, animação produzida por Blue Sky Studios e 20th Century Fox Animation em 2014, explica de forma clara as consequências da interferência humana na Amazônia para fins lucrativos e como isso afeta a vida dos animais.
Dentre eles, é possível citar: cultura, economia, educação, abandono de animais, omissão, entre outros. A omissão aos maus tratos é um dos aspectos mais preocupantes, porque garante que atos cruéis continuem acontecendo e sejam passados adiante para as próximas gerações caso façam parte de determinada cultura.
Abandonar, não oferecer assistência médica, alimentação adequada, manter o bichinho em locais insalubres ou trancafiados, falta de cuidados com a higiene e, claro, casos de agressão, são alguns dos exemplos que merecem ser denunciados urgentemente para garantir uma melhor vida aos animais.
Um risco muito preocupante. Os animais não são meras coisas ou objetos dos quais possamos dispor a nosso bel-prazer e aos quais possamos fazer aquilo que bem entendemos. Os animais são seres vivos que sentem dor e prazer, tristeza e saudades, medo e ansiedade.
A animação norte-americana Rio (2011), dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, retrata não apenas o tráfico da fauna silvestre – da captura à venda –, mas a domesticação desses animais.
Em entrevista exclusiva, o diretor da animação "Rio 2" diz ver diálogo entre o enredo do filme e a situação política e social do Brasil. Carlos Saldanha é o profissional brasileiro de maior notoriedade no cinema americano contemporâneo.
Qual a mensagem que o filme passa para nós sobre a cidade do Rio de Janeiro?
O filme "Rio" passa uma mensagem de amor à cidade do Rio de Janeiro, destacando sua beleza, cultura e diversidade, e incentivando a tolerância, a união e o amor à natureza e às tradições locais.
O filme RIO (2011) faz refletir sobre a imagem construída e difundida mundialmente sobreo Brasil. A representação do país pode ser pensada através de símbolos como o malandro, o futebol e o carnaval do Rio de Janeiro.
O filme mostra a importância do amor e da parceria para a construção de um futuro melhor. A animação também coloca em destaque a riqueza cultural e a alegria do povo brasileiro.