1) O aldeído fórmico, empregado na concentração de 1:20.000 de leite, retarda a fermentação ácida permitindo, assim, o transporte do produto, em perfeitas condições de conservação, das fontes de produção aos centros de beneficiamento.
Sua utilização no leite é permitida somente como conservante de amostras para posteriores análises de controle de qualidade. Além de o formaldeído proporcionar uma ação prejudicial a mucosa, e enzimas gástricas, também proporciona o enrijecimento de proteínas, tornando-as menos digestíveis (G- 100).
Tem formol no leite de caixinha? Não é verdade que o leite de caixa possui substâncias tóxicas como o formol. O assunto que recorrentemente é alvo de desinformação já foi esclarecido pelo Ministério da Agricultura e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Cuidado com produtos que contém FORMOL! Devido a suas características químicas, ele dificilmente atingiria o leite materno, mas por ser um gás extremamente volátil e irritativo ao sistema respiratório, deve ser evitado.
Basta pingar uma gota de leite. “O teste para formol é muito simples. É como se fosse uma fita em que você pinga a sua substância, coloca em contato com ela e, na presença de formol, vai gerar uma cor. Essa cor vai indicar a presença de formol.
LEITE DE CAIXINHA PODE TER: Formol, Soda Cáustica, Água Oxigenada e .... (Tiago Rocha).
Para que serve o formol no leite?
A presença do formol na carne e no leite tem motivos diferentes. Na bebida está associada principalmente ao aumento de volume, enquanto na carne serve para “maquiar” uma degradação do alimento.
A fabricante dos leites Parmalat e Líder UHT integral está convocando recall de mais de 300 mil caixas do produto, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça. Foi encontrado formol no leite.
Os riscos do uso de formol são ainda maiores no caso das crianças, pois as alterações genéticas provocadas pelo formol podem acontecer mais facilmente e, por isso, as crianças apresentam maior risco de desenvolver câncer.
O que pode acontecer com o bebê se a mãe fizer progressiva amamentando?
Os riscos potenciais incluem irritação na pele, olhos, problemas respiratórios e gastrointestinais no bebê. Para garantir a segurança, algumas orientações sugerem evitar amamentar nas primeiras 24 horas após o tratamento e manter o cabelo longe do bebê devido ao forte odor do produto.
Para além disso, a realização destes alisamentos capilares ou escovas progressivas, provoca a libertação de vapores, que inalados podem também ser nocivos para o bebé. Estes factos tanto se aplicam para as mamãs que estão no período de gravidez, como para as que se encontram no período de amamentação.
As marcas Italac, Líder, Mumu e Latvida, cujo leite foi adulterado e contaminado com formol, não são comercializadas apenas no varejo gaúcho, segundo informação do MP-RS. São Paulo e Paraná também vendem leite dessas quatro marcas.
O formol existe em pequena quantidade nos alimentos. Frutas e vegetais contêm de 3 a 60 miligramas por quilo (mg/kg), leite e produtos lácteos têm cerca de 1 mg/kg, carnes e peixes, de 6 a 20 mg/kg.
Vários amigos me fazem a seguinte pergunta: “tem formol no leite de caixinha ou de garrafa?” Muitas pessoas não entendem por que o leite nessas embalagens não estraga por vários meses e associam isso a colocação de formol. Vou explicar que isso não tem nada a ver com formol.
O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio de nota, ressalta que o leite industrializado é seguro e não oferece risco à saúde, diferente do leite cru, que requer um alerta aos consumidores sobre a ingestão sem a pasteurização.
Quanto tempo demora para o formol sair do organismo?
Além disso, o formol nunca é eliminado do organismo e pode trazer danos a longo prazo”, explica a dermatologista Lúcia Miranda. Por evaporar durante a aplicação (são usadas até duas fontes de calor, como chapinha e secador), o formol acaba sendo inalado em grandes quantidades.
Estou amamentando, posso fazer alisamento sem formol?
▶️ SIM, as escovas progressivas podem ser realizadas pelas nutrizes DESDE QUE NÃO CONTENHAM FORMOL EM SUA COMPOSIÇÃO. O formol é um produto acrescentado em fórmulas caseiras com função alisante na concentração de 3,5%.
Relaxamento capilar (alisamento químico) à base de guanidina pode ser realizado pela mãe que amamenta? pequena. Sendo assim, não deve ser considerada contraindicada para uso durante a amamentação.
Pode ser feita a escova progressiva sim, desde que se tenha absoluta certeza que o produto utilizado não contenha formol, que pode passar para o leite materno e causar intoxicação no bebê.
O que acontece com o bebê quando a mãe usa química no cabelo?
Conforme a pesquisa, o uso de tinturas e alisadores de cabelo durante o primeiro trimestre da gravidez pode aumentar em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida.
Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite. Os sintomas mais frequentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar, vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar.
Cerca de 300 mil litros de leite com a substância cancerígena formol — para mascarar a diluição da matéria-prima com água — foram processados pelas marcas Parmalat e Líder, da LBR, entre os dias 13 e 14 de fevereiro e vendidos no Paraná e em São Paulo, segundo o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Ministério Público ...
Com tanta opção, é difícil saber qual incluir na dieta, mas o leite desnatado, com menos gordura, e o de cabra são, muito possivelmente, os mais saudáveis para o consumo humano.