O futsal desenvolve diversas capacidades motoras como agilidade, força, resistência cardiorrespiratória, e é o esporte mais praticado nas escolas, devido às características semelhantes ao futebol de campo, sendo acessível a qualquer idade (ESTIGARRIBIA, 2005 apud NASCIMENTO, 2016).
Desenvolve a agilidade, as habilidades motoras e contribui para o aumento da resistência física. Protege o sistema cardiovascular e melhora a resistência muscular. Incentiva a socialização em grupo. Ensina a tomar decisões e resolver situações.
Sendo bem trabalhado pode ser considerada uma ótima maneira de ensinar ao aluno sobre lateralidade, coordenação motora, noção de espaço, condicionamento físico, composição corporal entre outros fatores.
A prática regular do futsal promove o desenvolvimento da agilidade, força, equilíbrio e coordenação motora dos estudantes, além de proporcionar uma disposição adequada para as atividades do cotidiano. É relevante destacar que essas descobertas têm implicações diretas para a educação física escolar.
Como JOGAR futsal e se DESTACAR ? DICAS INFALÍVEIS (Os profissionais usam 🔥) | #59
O que o futsal estimula?
O futsal é importante na influência da coordenação óculo-pedal, lateralidade, coordenação motora fina e grossa. Além disso, proporciona ao aluno uma formação reflexiva e crítica, tornando-o um cidadão moral e ético, trabalhando a socialização e coletividade.
As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu.
Segundo Ré7, as habilidades técnicas do futsal são o passe, a condução, o drible, o chute, o cabeceio, o desarme e o domínio de bola com diferentes partes do corpo.
O futsal é um esporte derivado do futebol, em que duas equipes de cinco jogadores possuem o objetivo de marcar gols. O futsal é um esporte praticado em quadra com cinco jogadores em cada time. Na modalidade, também chamada de futebol de salão, as equipes têm o objetivo de marcar gols na baliza dos oponentes.
Aprimoramento cognitivo e intelectual. A prática do Futsal para crianças auxilia o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Ajuda a desenvolver o raciocínio, tornando os pequenos mais ágeis, rápidos e criativos.
Enfim, o futsal é uma modalidade que contribui estrategicamente para o desenvolvimento cognitivo da criança, uma vez que ela precisa durante as aulas e partidas, analisar o seu posicionamento e dos adversários, buscar espaços livres e tomar decisões rápidas.
Como o futsal influencia o modo de vida das pessoas?
A prática esportiva não apenas estimula a atividade física, mas também promove valores essenciais para futuros profissionais que enfrentarão o mundo corporativo. Além disso, é uma forma concreta de demonstrar nossa responsabilidade social.
O Futsal, também chamado de Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. Esse esporte é muito praticado no Brasil, e faz parte das principais atividades esportivas nas escolas de todo país. O Brasil é uma das seleções mais fortes da atualidade.
“O futsal é importante para o desenvolvimento das capacidades físicas das nossas crianças, no desenvolvimento técnico/tático, de entender o jogo, de compreender as competências para a prática.
No futsal, a 'lei da vantagem' é um princípio que permite ao árbitro não interromper o jogo imediatamente quando há uma falta se a equipe que sofre a infração estiver em condições de continuar jogando com chances reais de sucesso.
Os principais fundamentos do Futsal são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola. Dependendo da posição em quadra, um atleta pode ser melhor em um fundamento do que em outro.
Os principais fundamentos do futsal são o passe, o drible, o chute, a recepção e o domínio de bola. O futsal surgiu na década de 30 simultaneamente no Uruguai e no Brasil. Vários jogadores de futebol famosos iniciaram no futsal.
Onde foi criado o Futsal? A versão mais aceita da origem do Futsal é que Futebol de Salão teve sua origem no Uruguai quando começou a ser praticado na década de 1930 em Montevidel,também na Associação Cristã de Moços.
O futsal é um esporte que apresenta característica de esforços físicos de alta intensidade e de curta duração, o que faz precisarem de um bom preparo físico. Entre as capacidades físicas importantes no futsal estão agilidade, velocidade, flexibilidade, potência de membros inferiores e resistência abdominal.
Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.
Qual a conclusão do ensino do futsal na vida dos alunos?
Os resultados deste estudo destacam que o futsal não apenas contribui para o desenvolvimento motor das crianças, mas também promove um estilo de vida ativo e saudável desde a infância, com benefícios de longo prazo para a saúde e bem-estar.
Exemplo de atividades em que se trabalha diferentes habilidades com os pés em um nível de complexidade tática reduzida. Objetivos técnicos e táticos: deslocamento para interceptar o trajeto da bola, realizar um passe/chute com direcionamento e objetivo.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.
O início do futebol de salão remete ao Uruguai, em outubro de 1930, como uma resposta aos jovens para a prática de futebol em espaços reduzidos, estimulados pela euforia que vivia o país após a conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol, além das conquistas em 1924 e 1928 da medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris ...