O Gavião é o animal representante do time do Corinthians, ganhando fama por causa de sua torcida organizada mais conhecida atualmente por “Gaviões da Fiel”, mas lembrando de que essa ave é apenas um símbolo adotado pela torcida, pois já possui um mascote oficial desde 1929, que é o Mosqueteiro.
Gaviões da Fiel e Corinthians são um só coração. Este ideal de participação nada mais é do que o exercício do direito de influenciar, e dar aos mandatários do clube, a legitimidade ao mandato exercido, e ao mesmo tempo obrigá-los à cumprir os verdadeiros anseios na Nação Corinthiana.
Sabia que o mascote do Corinthians não é um gavião? Apesar do gavião ser sempre associado ao clube, o verdadeiro mascote oficial do Corinthians. é um mosqueteiro. inspirado nos mosqueteiros da literatura e da história, conhecidos por sua coragem, lealdade e espírito de equipe.
Conheça o Gavião Carcará, novo mascote do Grêmio Prudente. Ave de rapina, o animal foi escolhido por ser um hábil predador encontrado na nossa região. O criador do desenho é Gabriel de Mattos Pacheco, que ganhou o concurso em parceria com o Blog Mantos do Futebol, com 31,7% dos votos.
O Águia Mosqueteira nasce no mesmo dia do aniversário de 109 anos do Sport Club Corinthians Paulista. Assim, a Frente Liberdade Corinthiana se coloca junto com toda a Fiel, pronta para lutar e defender o Sport Club Corinthians Paulista contra todos os que tiranizam e colocam em risco o Clube, os Associados e a Torcida.
Gaviões Da Fiel - Quando falar do CORINTHIANS ve se fala certo
Qual é a ave do Corinthians?
A inspiração do mascote da Gaviões da Fiel foi o gavião-carijó, desenhado em 1969. Segundo o pesquisador do Corinthians Fernando Wanner, essa espécie era muito comum no campus da Universidade de São Paulo (USP), onde estudava boa parte dos torcedores que fundaram o grupo.
Mosqueteiro é atrelado à história corintiana por sua garra, como no romance do francês Alexandre Dumas. O mascote do Corinthians é o Mosqueteiro, inspirado na história dos "Três Mosqueteiros", criada e publicada pelo escritor francês Alexandre Drumas em 1844.
Gaviões da Fiel Torcida) é a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista e também uma escola de samba da cidade de São Paulo. Fundada em 1969, localiza-se no bairro do Bom Retiro, contando com mais de 140 mil associados.
Dentro de um brasão, o “C”, remetendo a uma ferradura, em referência ao campo para criar cavalo em que o time treinava, e o “P”, preenchido em preto, aparecem entrelaçados. A partir de 1919, o escudo passou a ter a bandeira do estado de São Paulo, o nome completo do clube e a data de sua fundação.
A mais aceita é a versão de que o apelido “mosqueteiro” teria surgido após a primeira vitória internacional da história do Corinthians: 3 a 1 no Barracas, da Argentina, em um amistoso disputado no Parque São Jorge na tarde de uma quarta-feira, feriado de 1º de maio de 1929.
Em 28 de setembro, o distintivo à esquerda, de Breno Araújo da Rocha e Filipe Marinheiro Paiva, foi o vencedor. Há duas versões sobre a originem do Mosqueteiro como mascote do clube. A primeira é de 1913, quando da criação da APEA e migração dos principais clubes para essa liga.
São Jorge era o padroeiro do Corinthian Football Club, que excursionou pelo Brasil em 1910 e serviu de inspiração para a criação do Corinthians. Nesta versão, os cinco fundadores teriam resolvido também herdar a devoção do time inglês.
🦅 Mosquião representa o time do Corinthians. É baseado no Mosqueteiro e também em uma espécie de gavião brasileira, o Gavião -tesoura. Ele é MUITO ágil e resistente.
Resolvemos montar uma lista de animais e plantas que representam times. Mandamos parabéns ao Corinthians pelo título, mas a equipe não faz parte da nossa relação. Maldosamente, o animal associado pelos adversários ao Timão é o gambá, que não está associado ao nosso mundo agro.
O gavião é uma ave de rapina e não apenas se tornou a mascote do Corinthians, mas dá nome a uma torcida organizada do clube, que também mantém uma escola de samba.
Em 5 de dezembro de 1976, o maior e mais surpreendente evento da história do futebol brasileiro (e talvez do mundo) aconteceu em pleno Maracanã: mais de 70 mil torcedores corinthianos saíram de São Paulo e lotaram as arquibancadas do estádio para apoiar o Corinthians no jogo único da semifinal do Campeonato Brasileiro ...
Por que o mascote se chama Mosqueteiro? O mascote do Corinthians foi criado em 1929. A origem do nome vem do jornalista Thomaz Mazzoni, do impresso A Gazeta. 1929 foi o ano em que o Corinthians foi bicampeão paulista e venceu a sua primeira partida internacional.
A mais recorrente é que o mascote foi inspirado no romance "Os Três Mosqueteiros" de Alexandre Dumas, onde D'Artagnan, o quarto mosqueteiro, é conhecido por sua bravura e dedicação, traços que o Corinthians gostaria de espelhar.