O que o governo do Paraná quer fazer com as escolas estaduais?
Segundo o governo do Paraná, “o programa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional”.
Porque o governo do Paraná quer privatizar as escolas?
O intuito da medida, ainda conforme o governo, é permitir que diretores e gestores se concentrem mais na qualidade educacional. Ideia é implementar o modelo em 200 escolas de cerca de 110 cidades, o equivalente a 10% da rede.
O que o governo do Paraná quer fazer com as escolas?
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), está lançando o projeto "Parceiro da Escola" a partir de 2025. Esta iniciativa visa otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas através de parcerias com instituições especializadas em gestão educacional.
O que o governo quer fazer com as escolas públicas?
A ideia é fomentar a elaboração de propostas pedagógicas que colaborem para a permanência dos estudantes na escola no período noturno. Segundo o MEC, serão investidos R$ 16,2 milhões em 2024 – valores que serão repassados por faixa de matrícula, via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Como vai funcionar a terceirização das escolas no Paraná?
O programa que será implementado se chama Parceiro da Escola. Conforme o governo, a parte administrativa dos colégios "será feita por empresas com expertise em gestão educacional", que deverão ter atuação comprovada na área. O governo garante que professores e pais dos alunos serão consultados sobre a proposta.
Governo do Paraná quer privatizar escolas públicas
O que muda com a privatização das escolas?
A privatização permite que empresas privadas contratem docentes sem concurso público, priorizando a redução de custos ao invés da qualidade do ensino. Com o tempo, os concursos públicos deixarão de ser realizados e a carreira do magistério entraria em extinção.
Greve na educação: sem reajustes em 2024, governo apresenta nova proposta para os próximos anos. O governo federal apresentou nesta quarta-feira 15 uma nova proposta de negociação aos docentes de universidades e institutos federais, que estão em greve há um mês.
O que muda com o Novo Ensino Médio? O novo projeto aprovado manteve a divisão do ensino médio em dois blocos. A parte comum, que abarca disciplinas obrigatórias como português, matemática, história e geografia, será alongada de 1.800 para 2.400 horas anuais.
Projeto que 'privatiza' escolas públicas do Paraná é aprovado em dois turnos na Alep. A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em segundo turno nesta terça-feira, um projeto de lei que entrega a gestão administrativa de ao menos 200 escolas públicas do estado à iniciativa privada.
Para a gestão escolar, entende-se, também se apresenta como possibilidade a transferência da gestão para o setor privado por meio de delegação de todas as responsabilidades ou de parte delas, ou ainda pela adoção de instrumentos privados de gestão por parte do poder público.
Qual é a realidade das escolas estaduais do Paraná?
Rede estadual do Paraná é uma das líderes nacionais no combate ao abandono escolar. Taxa de abandono no ensino médio das escolas estaduais caiu de 3,7% para 1,3% entre 2020 e 2021. No ensino fundamental a queda foi de 1,2% para 0,6%. Estado está entre os que apresentam os melhores índices do país, segundo o INEP.
Segundo seus estudos, a privatização oferece aos pais e à comunidade a possibilidade de um controle mais direto sobre o pessoal e a direção das escolas, permite aos pais estabelecer padrões de qualidade para a educação de seus filhos, incrementa a habilidade dos professores, administradores e pais para adaptar os ...
Com o Novo Ensino Médio no Paraná, os/as estudantes encontrarão um espaço de diálogo e orientação para desenvolverem suas capacidades e avaliarem suas possibilidades, sendo capazes de escolher de forma consciente e responsável as áreas de aprendizagem nas quais pretendem se aprofundar.
A terceirizada fica responsável pela segurança das escolas, administração, gestão de mobiliário, fornecimento de internet e seleção e contratação de professores temporários".
O que presenciamos é a constante descontinuidade das iniciativas educacionais, a superlotação das salas de aula, a deficiência na formação do professor, o descaso com a saúde do aluno e a do professor. Além disso, o financiamento da educação básica pública não contribui.
A privatização pode ampliar desigualdades no acesso à educação de qualidade. Escolas em áreas mais ricas tendem a atrair mais recursos e melhores gestores, enquanto escolas em áreas carentes podem continuar a enfrentar dificuldades.
A privatização da educação é uma tendência política de alcance global. As medidas que favorecem essa privatização contam com forte presença nos processos de reforma educacional em um número crescente de países, independentemente de seu nível de desenvolvimento econômico, tradição administrativa ou cultura política.
Mais de 90% de pais e estudantes estão satisfeitos com a rede estadual de educação 26/03/2024 - 16:40. A qualidade da educação da rede estadual do Paraná, considerada a melhor do País em indicador do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é reconhecida por pais e estudantes.
Quais são os pontos negativos do Novo Ensino Médio?
“O Novo Ensino Médio tem muita fragilidade por conta da formação dos professores. Professores sem formação adequada dando aula, ministrando disciplinas que eles nem sabem para onde vão; nem conseguem nomear as disciplinas com os seus devidos nomes.”
Ainda de acordo com Soares, o 4º ano do Ensino Médio será optativo e seu oferecimento será condicionado à existência de vagas. Ele não detalhou quais vagas. Nesta quarta, o governo estadual detalhou um plano para a retomada das aulas a partir de 8 de setembro de forma gradual e com rodízio de estudantes.
Para a volta às aulas 2024, o período de adaptação vai além dos novos horários, docentes e colegas de turma. Temáticas como a inserção de metodologias ativas de aprendizagem e a ampliação das ferramentas digitais devem ganhar espaço no dia a dia dos jovens e despertar interesse dos responsáveis.
Por que os professores do Paraná querem fazer greve?
Aprovada por cerca de 90% da categoria, a mobilização se deve ao projeto "Parceiro da Escola", do governo Ratinho Jr, que prevê a terceirização na gestão de 200 escolas no Paraná.
As novas regras privilegiam as matérias tradicionais: português e matemática. Haverá mais aulas dessas duas disciplinas em todos os anos do ensino médio. Aulas de física, geografia e história voltarão a fazer parte da grade da terceira série dessa etapa. Os chamados itinerários formativos serão reduzidos.
A greve foi deflagrada após o envio do Projeto de Lei 345/2024 para votação em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), sem diálogo prévio com a categoria por parte do governo e da Secretaria de Educação (Seed).