O preservativo, popularmente chamado de camisinha, é o método contraceptivo mais utilizado tanto pelos homens quanto pelas mulheres, pois além de evitar a gravidez também protege contra doenças que podem ser transmitidas por via sexual.
Camisinha. Método mais conhecido, o preservativo é um grande aliado na prevenção da gravidez. O modelo masculino é o mais difundido e utilizado no mundo todo. Além de evitar gestações, a camisinha é importante pois ajuda na prevenção de problemas sexualmente transmissíveis, como é o caso da transmissão do vírus HIV.
Atualmente, há apenas duas opções de contracepção voltada para os homens: a vasectomia e o uso de preservativos. Já para as mulheres, existe uma variedade incluindo diversas fórmulas de pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU) e adesivos.
Atualmente, os únicos métodos contraceptivos disponíveis para os homens são a camisinha e a vasectomia. Esta última, porém, implica uma cirurgia que dificilmente pode ser revertida e nem todos eles estão prontos a se comprometerem a uma forma permanente de controle de natalidade.
Você sabe evitar uma gravidez SEM USAR ANTICONCEPCIONAL?
Tem remédio para homem não fazer filho?
O anticoncepcional masculino não hormonal em gel, batizado de ADAM, foi desenvolvido para bloquear a saída de espermatozoides do corpo do homem durante o ato sexual.
O que acontece se o homem tomar pílula anticoncepcional?
Se um homem tomar as pílulas, pode provocar o aparecimento de características femininas no corpo. A pílula só tem efeitos anticoncepcionais na mulher, uma vez que é composta de hormônios femininos, principalmente a progesterona.
De fato, o que muda após a cirurgia, é o volume total do líquido ejaculado que será menor. Não haverá espermatozóides, então o material será constituído pela secreção da próstata e da vesícula seminal. Portanto, haverá uma ejaculação em menor volume e com uma constituição um pouco diferente.
O escroto ficará inchado por cerca de 2 ou 3 horas após a cirurgia. Aplicar compressas de gelo na área e deitar de costas o resto do dia pode ajudar, sempre tomando o cuidado de movimentar um pouco os pés e as pernas pelo menos a cada duas horas. Vestir roupas confortáveis também pode ser mais agradável.
Quantos anos dura a vasectomia? A vasectomia é um procedimento permanente, ou seja, que dura para a vida toda. A única exceção é quando o homem decide passar por uma outra cirurgia para reverter a esterilização e voltar a ter a capacidade de gerar filhos biológicos.
Quais são os exames para diagnóstico da infertilidade masculina? O diagnóstico da infertilidade em si, seja masculina, seja feminina, deve ser baseado em resultados de exames específicos. No caso da infertilidade masculina, há dois principais exames: espermograma e o teste de fragmentação do DNA espermático.
O que fazer para impedir a gravidez após a relação?
As pílulas com levonorgestrel devem ser tomadas em dose única logo que possível após uma relação sexual desprotegida. Embora a embalagem dessas pílulas possa indicar que devem ser tomadas dentro de 3 dias (72 horas), a sua eficácia pode durar por 4 dias (96 horas), diminuindo significativamente em seguida (8, 11-13).
Outra opção que está sendo pesquisada e desenvolvida é um novo anticoncepcional masculino em forma de injeção, que é semelhante à citada anteriormente, porém, nesse caso, o homem fica estéril por cerca de 10 anos, podendo também ser reversível.
É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs),como a clamídia e a gonorreia, podem atrapalhar a produção de espermatozoides e piorar a qualidade do sêmen. Se não tratadas, elas provocam infecções na uretra, próstata e epidídimo que levam à infertilidade. Tumores, como no câncer de testículo, também afetam o esperma.
Qual a probabilidade de engravidar quando o homem não ejacula dentro?
O homem precisa parar a penetração logo antes de ejacular. Exige muita disciplina e controle de ambos parceiros envolvidos. Por esse motivo, o coito interrompido tem uma alta taxa de falha, ao redor de 30% (ou seja, em 1 ano, de cada 10 mulheres usando o método, aproximadamente 3 delas irão engravidar)!
Nesse caso, a fadiga é ocasionada por um acúmulo de ácido lático, devido a reações químicas ligadas ao alto gasto energético em decorrência da intensa atividade. Em casos de relações sexuais muito longas sem a ejaculação, o fluxo de sangue não irá parar, o que pode gerar essa sensação de dor nos testículos.
Qual o valor médio de uma vasectomia? A média de valor de uma vasectomia na rede particular varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. Como o procedimento de reversão não é realizado pelo SUS, é importante avaliar a disponibilidade financeira para o procedimento no futuro, sendo que esse valor pode variar conforme a cidade.
O que muda no corpo do homem depois da vasectomia?
Apesar de a vasectomia não afetar diretamente a produção de testosterona, há algumas preocupações com relação aos efeitos potenciais da cirurgia no corpo masculino. Alguns estudos sugerem que a vasectomia pode causar uma diminuição nos níveis de testosterona em alguns homens.
Por outro lado, apontaram evidências de um grande leque de sintomas com repercussões psicossociais surgidos após a vasectomia, como dor de cabeça, desordens de ejaculação, alcoolismo, sentimento de inferioridade, estados psicóticos, hipocondria, fantasias de castração nas parceiras dos homens vasectomizados.
Sim! O sonho da maternidade e paternidade é possível de ser alcançado para casais onde o homem passou por cirurgia de vasectomia. A reversão é uma boa opção para estes casos. Todo homem pode realizar a cirurgia de reversão da vasectomia, independente do tempo vasectomizado.
O anticoncepcional em gel, conhecido como Vasalgel, é uma opção não hormonal, que se aplica na região genital, especificamente nos canais deferentes, que são os canais que conduzem os espermatozoides dos testículos ao pênis, e atua bloqueando a passagem do esperma por até 10 anos.
Batizada de “Risug” (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), a injeção está em fase final de testes, com efeitos que duram até 10 anos sem qualquer manipulação hormonal.