"O leite de caixinha aumenta a inflamação, prejudica o intestino, o sistema imunológico, provoca inchaço, dores musculares, dores de cabeça e indigestão", relata o médico.
Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação diária de leite ou equivalente na forma de derivados, para crianças de até dez anos, é de 400 ml por dia; para adolescentes, 700 ml/dia e para adultos acima de 20 anos, a recomendação diária seria de 600 ml em média.
Em uma comparação entre leite tipo A e leite UHT, fica claro que o mais nutritivo e saudável é o tipo A, por seu processo mecanizado e nutrientes praticamente inalterados.
Por conter boas quantidades de cálcio, magnésio e fósforo, que são minerais importantes para a formação, fortalecimento e manutenção da saúde dos ossos, o leite ajuda a prevenir a osteoporose.
Quais são os produtos químicos que tem no leite de caixinha?
“É liberado apenas o uso de um estabilizante (citrato de sódio) para evitar a precipitação do leite e por não ser prejudicial à saúde”, esclarece Vania. Entre as fraudes ao produto, a adição de soda nem é a mais comum. As substâncias mais adicionadas são água e soro de queijo para aumentar o volume.
LEITE DE CAIXINHA, UM VENENO PARA A SUA SAÚDE.( participação no canal mente aberta) Tiago rocha
É verdade que colocam soda cáustica no leite de caixinha?
Falso. O leite de caixa que passa pelo processo UHT não recebe água oxigenada, formol e soda cáustica. A inclusão destas substâncias no produto é proibida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check.
É verdade que o leite de caixinha tem água oxigenada?
Leite não contém água oxigenada
Ela opinou que o vídeo desestimula o consumo de um alimento que está previsto no Guia Alimentar para a População Brasileira. “O uso do peróxido de hidrogênio na composição do leite é considerado fraude.
O leite e seus derivados são importantes para a nutrição humana. É um alimento rico em cálcio, indispensável para os ossos, além de proteínas, aminoácidos, gorduras essenciais e vitaminas. Contém ainda diversos outros compostos com papel importante para as funções que ocorrem no organismo.
Basta pingar uma gota de leite. “O teste para formol é muito simples. É como se fosse uma fita em que você pinga a sua substância, coloca em contato com ela e, na presença de formol, vai gerar uma cor. Essa cor vai indicar a presença de formol.
O leite pasteurizado ou UHT, seja ele de caixinha, garrafa ou saquinho não deve ser fervido antes do consumo. Todo leite vendido em estabelecimentos comerciais já foi submetido a algum tipo de tratamento térmico para eliminação de microrganismos patogênicos.
Então, chegamos a uma conclusão importante aqui, inevitável: o leite de saquinho é mais puro e mais nutritivo, perdendo apenas no quesito durabilidade. Se você vai sempre fazer compras, opte pelo leite de saquinho.
O consumo excessivo de leite pode causar diversos sintomas adversos como: Diminuição do ferro armazenado no organismo. Aumento do risco de anemia. Aumento do colesterol.
Leite UHT é o leite que foi processado em temperatura ultra-alta (UHT). A esterilização é feita por meio do aquecimento rápido do leite a uma temperatura de pelo menos 135 °C, mantendo-o nessa temperatura por alguns segundos, e a seguir resfriando rapidamente até a temperatura ambiente.
A verdade é que o leite puro, seja ele integral ou desnatado, não tem adição de açúcar. Já os compostos lácteos para crianças contém flavorizantes, que conferem o sabor doce desses produtos.
Não existem evidências de que o leite cause inflamação no organismo. "O alimento só vai ser inflamatório se ele realmente fizer mal para você de alguma forma, como no caso de quem tem intolerância à lactose", explica a nutricionista Thais Barca, no terceiro episódio da décima temporada do Conexão VivaBem.
O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio de nota, ressalta que o leite industrializado é seguro e não oferece risco à saúde, diferente do leite cru, que requer um alerta aos consumidores sobre a ingestão sem a pasteurização.
A equipa de investigação de Harvard está a estudar uma alimentação sã, livre dos lobbies da industria alimentar. O motivo pelo qual decidiram limitar os lacticínios prende-se pelo facto de que o consumo de lacticínios e derivados pode aumentar significativamente o risco de cancro de próstata e de ovários.
Tem formol no leite de caixinha? Não é verdade que o leite de caixa possui substâncias tóxicas como o formol. O assunto que recorrentemente é alvo de desinformação já foi esclarecido pelo Ministério da Agricultura e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Vale salientar que essa soda reage com o ácido láctico, formando lactato de sódio mais água, e que, portanto, não existe soda cáustica in natura no leite, conforme divulgado pela mídia.
As marcas Italac, Líder, Mumu e Latvida, cujo leite foi adulterado e contaminado com formol, não são comercializadas apenas no varejo gaúcho, segundo informação do MP-RS. São Paulo e Paraná também vendem leite dessas quatro marcas.
A fabricante dos leites Parmalat e Líder UHT integral está convocando recall de mais de 300 mil caixas do produto, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça. Foi encontrado formol no leite.
Com tanta opção, é difícil saber qual incluir na dieta, mas o leite desnatado, com menos gordura, e o de cabra são, muito possivelmente, os mais saudáveis para o consumo humano.