Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
O posicionamento do líbero em uma das posições “de rede” é proibido. E também devido a restrição de só atuar nas posições da zona de defesa, o jogador que estiver cumprindo a função não pode participar de bloqueios ou tentativas de bloqueio.
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.
Caso o levantamento seja feito usando o fundamento manchete, o ataque poderá ser realizado normalmente, • na zona de defesa o líbero poderá realizar levantamentos de qualquer forma.
Devido às suas restrições específicas, é essencial que os árbitros, técnicos e jogadores possam identificar rapidamente o líbero em quadra. Um uniforme de cor diferente proporciona essa identificação imediata, evitando confusões sobre quem pode ou não realizar certas ações (como sacar ou atacar).
O líbero entra em campo para substituir um jogador menos hábil no passe ou na defesa, muitas vezes o médio-ofensivo. Na ficha de jogo, atualmente são permitidos dois líberos, e um líbero também pode ser substituído por outro líbero.
Sem a posse de bola, joga como zagueiro e sua principal função é defender. Quando o time recupera a posse, tem liberdade para correr todo o campo, tendo como função auxiliar o time na armação das jogadas (e não apenas defender, como muitos pensam no Brasil).
O líbero joga atrás da linha de defesa, sendo considerado praticamente um zagueiro, tendo uma postura ainda mais recuada, ficando como último homem se encarregando das coberturas, quando a equipe está sem a posse da bola. Ele pode desempenhar funções mais defensivas ou ofensivas, dependendo das exigências do treinador.
Qual a regra do líbero no vôlei? De acordo com as regras do vôlei, cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, até dois jogadores especialistas em defesa: os líberos. Se uma equipe tiver mais que 12 jogadores registrados, é obrigatório ter dois líberos na sua relação.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
Qual a função do líbero e o que ele não pode fazer?
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Querer que o time saia junto e por baixo, com bola no chão, não é novidade. Franz Beckenbauer atuava numa linha de quatro no Bayern e na Alemanha, mas criava tanto pelo passe que inventou o líbero moderno.
Conseqüentemente, depois do contato do bloqueio, a equipe tem o direito a três toques para retornar a bola. 14.4.2 O primeiro toque após o bloqueio pode ser dado por qualquer jogador, inclusive por aquele que tocou a bola no bloqueio. Bloquear um saque adversário é proibido.
Poderão estar em quadra até dois Líberos de cada vez. 2. Os jogadores Líberos devem usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe.
Ele vem roubando a cena no Ginásio Divino Braga, em Betim (onde é disputada a competição), nem tanto pelo desempenho em quadra e sim por ser o mais baixo entre todos os participantes. Com apenas 1,65m, Tung se tornou o xodó da torcida e após os jogos de sua equipe é o mais requisitado para fotos.
Quais são as principais características do líbero?
- A posição de líbero é responsável pela defesa, atuando principalmente no passe e na recepção dos saques adversários. O líbero não pode realizar ataques acima da linha de ataque. - As principais habilidades necessárias no voleibol são: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
O que o líbero tem que usar para se destacar dos demais jogadores?
Para se destacar dos demais jogadores em uma equipe de voleibol, o líbero utiliza uma camiseta de outra cor. Essa diferenciação visual é uma regra específica do voleibol. Essa diferenciação tem o objetivo de facilitar a identificação do líbero pelos árbitros, jogadores e pelo público durante a partida.