Colossenses 3:1–4:18 Paulo exorta os santos a concentrarem-se nas coisas celestiais, a abandonarem os pecados de sua antiga vida e a serem misericordiosos uns com os outros. Ensina-os a forma correta de adorar e dá conselhos a mulheres casadas, maridos, filhos, pais, servos e senhores (patrões).
Ele diz que, como cristãos, devemos deixar de lado nossas antigas maneiras de viver e nos revestir da nova natureza que recebemos em Cristo. Esta passagem em Colossenses 3:16 nos lembra da importância de permitir que a Palavra de Cristo habite em nós de forma rica e profunda.
Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
3Pois vocês morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestos com ele em glória.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem.
Pensamento: Sempre nossas ações devem honrar a Deus, por isso devemos buscar a excelência em tudo o que fazemos, dando bom testemunho e de maneira alguma deixar impressões negativas do nosso comportamento.
Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra'. E o que são essas 'coisas do alto'? São aqueles valores que Jesus trouxe à terra e por meio dos quais se distinguem os seus seguidores. São o amor, a concórdia, a paz, o perdão, a integridade, a pureza, a honestidade, a justiça etc.
15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. 16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Qual o contexto? Em 60-61 d.C., durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu esta carta à igreja colossense depois de ter recebido um relatório de que eles estavam lutando contra a heresia cristológica.
A cidade de Colossos hoje é apenas um sítio arqueológico. Em seu lugar foi erguida pelos turcos a cidade de Honaz, próximo às escavações arqueológicas. Colossos era uma cidade da Frígia, região da Ásia Menor (Atual Turquia). Encontrava-se na parte superior do vale do rio Lico, a uns 120 quilômetros de Éfeso.
Ser o suporte para alguém nos momentos difíceis, liberar perdão e pedir perdão, essa é a proposta para aqueles que se revestem de amor. Somos desafiados a agir como Cristo, com misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência.
A velha vida de vocês está morta. A nova vida é a vida real — ainda que invisível aos espectadores — com Cristo em Deus. Ele é a vida de vocês. Quando Cristo, a verdadeira vida, aparecer de novo na terra, o ser verdadeiro e glorioso de vocês vai se manifestar também.
A essência dos ensinamentos dele é de que somente Jesus Cristo poderia salvar e somente por meio dele os pecados são perdoados. Paulo incentiva os colossenses a continuarem fieis, construindo sua fé em alicerce seguro, com vigilância, não crendo em ensinamentos de qualquer pessoa.
Paulo escreveu esta epístola à igreja em Colossos para abordar várias questões teológicas e encorajar os crentes a viver de maneira digna de seu chamado em Cristo.
A carta também contém uma série de ensinamentos morais e éticos, como a importância de se arrepender dos pecados, viver uma vida santa e ser agradecido. Paulo também fala sobre a importância de se amar uns aos outros e de se evitar a inveja e a rivalidade.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança, pois é a Cristo, o Senhor, a quem vocês servem.
O que significa Colossenses e suas linhas de amor?
O refrão da canção fala sobre um 'fio que se rompeu', simbolizando a separação entre a humanidade e Deus devido ao pecado. A 'costura' desse fio pelo 'sangue santo' de Cristo representa a redenção e a restauração da relação entre Deus e os seres humanos, uma das crenças fundamentais do cristianismo.
e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.
Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.