Em resumo, o livro de 1 Pedro é uma carta escrita pelo apóstolo Pedro para encorajar os cristãos a manterem a fé em meio às dificuldades e a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, enfatizando a importância da santidade, da paciência, do amor e da humildade.
Pedro era, sem dúvida, uma pessoa problemática em muitos aspectos, mas ele também era um dos apóstolos mais próximos de Jesus. Pedro nos ensina que a dúvida não é necessariamente algo negativo. Ela pode ser o ponto de partida para a transformação.
Essa epístola contém o que talvez sejam as referências bíblicas mais intensas sobre o mundo espiritual e o trabalho de salvação que é realizado ali. Pedro menciona brevemente que Jesus Cristo visitou o mundo espiritual para pregar aos espíritos desobedientes que viveram na época de Noé (ver 1 Pedro 3:18–20).
Pedro escreveu para fortalecer e encorajar os santos na “prova da [sua] fé” (1 Pedro 1:7) e prepará-los para uma “ardente prova” no futuro (1 Pedro 4:12). A mensagem de Pedro também os ensinou a saber como lidar com a perseguição (ver 1 Pedro 2:19–23; 3:14–15; 4:13).
Jesus chamou Pedro para 'ser pescador de homens” (Lc 5, 10). O pescador continuaria sua missão, mas agora pregando a Palavra de Deus. Junto aos demais discípulos e ao povo de Deus, Pedro foi um grande líder.
O que diz o 'Evangelho de Pedro' encontrado no Egito?
O que podemos aprender com a pesca maravilhosa?
Com essa história aprendemos que a fé e a persistência são virtudes muito importantes para superar desafios e que aprendê-las com Jesus é muito mais divertido.
E hoje o escolhido é justamente o nosso querido Pedro! Sobre a rápida biografia que recordamos de Pedro, faltou dizer que ele era do tipo impulsivo: fala – e faz – o que vem à cabeça.
Ele também ensina que os cristãos devem suportar essas dificuldades com paciência e esperança, pois Deus está no controle e trará justiça no fim. A carta também contém ensinamentos sobre como os cristãos devem se comportar em relação aos governos, patrões e esposas, e como devem se relacionar uns com os outros.
A comunidade de Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo e é considerada a única comunidade cristã do mundo fundada por mais de um apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles.
O evangelho de Pedro foi descoberto em 1887, antes que os outros. É possível que os autores do livro tenham pensado que Jesus tinha um poder divino que transcendia seu corpo humano. Neste texto, quando Jesus estava na cruz, ele teria dito: "Meu poder me abandonou".
Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado. Então Jesus disse a Pedro: — Venha comigo! Então Pedro virou para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele.
Sem hesitação, Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16:16–17).
Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, estava acostumado às dificuldades da vida de pescador.
Porque Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo?
O fato tem sido muito questionado, mas as pesquisas arqueológicas têm contribuido para confirmar a tradição, deixando claro que Pedro foi martirizado a mando de Nero. Conta-se que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não igualar-se a Jesus.
Ele escreveu esta carta a um grupo de cristãos espalhados pelas áreas do norte da Ásia Menor, onde ele pode ter previamente pregado o evangelho. Pedro escreveu para um grupo de pessoas que provavelmente incluía tanto judeus quanto gentios.
O momento histórico em que a carta foi escrita era de perseguição imperial contra a igreja, após o incêndio em Roma, que Nero atribuiu aos cristãos. No livro de Atos, os perseguidores da igreja eram os judeus. Quando Pedro escreveu, os perseguidores eram os gentios (4.3-4, 12).
O apóstolo Pedro escreveu sua primeira epístola durante este período. Ele entendia que muitos cristãos iriam enfrentar severa perseguição. Seu propósito era advertir seus leitores contra a tribulação iminente e encorajá-los a permanecerem fiéis durante esses tempos difíceis.
Visão de Pedro de uma toalha com animais é um episódio do Novo Testamento relatado em Atos 10:9–16 no qual Simão Pedro, com fome depois de orar, tem uma visão de uma toalha repleta de diferentes animais sendo baixada do céu.
O propósito da obra é advertir os cristãos contra os ensinamentos dos falsos mestres, exortando-os a continuar crescendo na fé e no conhecimento de Cristo, o que demonstra uma forte semelhança com a epístola de Judas.
Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo. Ele era um pescador judeu de Betsaida, na Galileia, e foi convidado por Jesus para se juntar a ele em sua missão. Pedro e seu irmão André foram os primeiros discípulos que Jesus chamou enquanto eles estavam pescando no mar da Galileia.
OS 4 ERROS DE PEDRO O ato de Pedro negar a Cristo 3 vezes foi uma consequência de atitudes anteriores que Pedro teve. Primeiro ele afirmou com toda certeza de que nunca negaria a Cristo, mesmo quando o Senhor Jesus disse a Pedro: "Vocês vão me abandonar!". Pedro confiou nele mesmo. Isso é um grande erro que cometemos.
O que aprendemos com a história de Pedro na Bíblia?
Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.
Ele sempre teve facilidade em ser o porta-voz de todos os outros apóstolos, manifestar sua opinião, falar o que pensava, por isso a comunicação é uma característica marcante de Pedro. Bem, além de todas essas, outra qualidade de São Pedro é a humildade.